Sumário


1 Conceito

O Linx Postos Autoatendimento foi desenvolvido para melhorar a experiência do consumidor da loja, fornecendo uma forma de pagamento padronizada e intuitiva, melhorando dessa forma, a experiência do consumidor durante sua estadia na loja. Além disso, o atendimento é agilizado, diminuindo as filas no caixa.

O Autoatendimento possibilita ainda que o consumidor adicione novos produtos (produtos de prateleira) à venda em curso (comanda) através da leitura de código de barras ou através da seleção em uma listagem de produtos.


Para saber mais sobre as funcionalidades do Totem de Autoatendimento, acesse o material de apoio clicando aqui.


2 Requisitos

Para o correto funcionamento do autoatendimento é necessário: 

  • Possuir os módulos de Autoatendimento, Comanda Eletrônica e Documento fiscal liberados na chave para o produto AutoSystem;
  • Possuir os módulos de Comanda Eletrônica e Documento Fiscal e TEF Direção liberados na chave para o produto Linx Postos Autoatendimento.
  • Renovar a licença Linx Postos AutoSystem na estação;
  • Possuir resolução de tela 768x1360, modo retrato;
  • Estar integrado com MID-e;
  • Estar integrado com D-TEF.


3 Integração Linx Postos AutoSystem

Para o correto funcionamento do Totem de autoatendimento com o Linx Postos AutoSystem, será preciso realizar alguns procedimentos que serão apresentados nos tópicos a seguir.


3.1 Configurações no Caixa

Em Configurações > Parâmetros > Caixas Ponto de Venda selecione a conta de ponto de venda para configuração. Na guia Autoatendimento marque a opção Habilitar PDV para Autoatendimento.



Ainda nessa mesma tela, informe o operador responsável, o caminho onde estão armazenadas as imagens do Autoatendimento.



O painel Opções possui as seguintes opções:

  • Permitir o lançamento de produtos: Quando selecionada esta opção, nas configurações do Totem será habilitada a opção Permitir iniciar o pagamento por produto, a qual permitirá que seja adicionado um produto e efetuar o pagamento sem a necessidade de comanda. 
  • Permitir operação com mais de um comanda por venda: Quando selecionada esta opção, no Totem será possível realizar o pagamento de mais de uma comanda.


Com a opção Permitir o lançamento de produtos habilitada, o Totem poderá se tornar Híbrido, ou seja, terá a função de pagamento de comanda e adição de produtos, ambos de forma independente.


Na guia Configurações, informe o depósito dos produtos e em Estação LinxPOS informe a estação LINXPOS (hostname) onde o Totem está sendo executado.



Na guia Abertura/Fechamento informe a quantidade de turnos do dia ou o horário de fechamento do dia.



Ainda nas configurações de caixa, na guia Fiscal informe o modelo de Documento Fiscal utilizado.



Cada Totem de Autoatendimento que estiver alocado no estabelecimento, deve conter a sua própria série de nota fiscal. Isso evita que ocorra possíveis duplicidades de documentos entre as estações e que uma das vendas não seja registrada de uma forma fiscal.


3.2 Permissão de Acesso

Para habilitar o acesso ao Totem de autoatendimento a um grupo de usuários acesse o menu Configurações > Usuários > Grupos de Usuários, no menu lateral esquerdo selecione o grupo de usuários que deseja conceder a permissão e na guia Configurações clique na opção Linx Postos Autoatendimento.



Ao abrir o menu Linx Postos Autoatendimento, será apresentada a opção Menu Administrativo Totem. Ao selecionar a alternativa Sim, será permitido que o grupo de usuários tenha acesso ao menu administrativo do totem. Realizadas as alterações, clique em Salvar.



4 Serviço de Sincronia

Para iniciar o uso do Totem de Autoatendimento, será necessário primeiramente habilitar o instalador para ativar a instalação. Para isso, é necessário iniciar o serviço a partir do módulo Gerencial (main.exe) em c:\autosystem\main.exe --linxpos_sync.




  • Sem rótulos