Atalhos

Integração entre Portais Microvix

Checklist para solicitar Integração do portal Franqueadora Microvix para as Franquias Microvix.

Após preenchimento do Checklist, abrir chamado via Slaes Force para a fila DC Shopping Arquitetura.
Obs.: É necessário que o número do portal que será transformado em Franqueadora, seja informado na abertura do chamado.
Caso já exista algum portal de Franquia que deva estar vinculada a esta Rede, este portal também deverá ser informado no chamado. 



Versão: 8

Data da atualização:  



Integração Tributária – Modelo Completo

Neste modelo haverá integração de Configuração Tributária Completa entre Franqueadora e Franquias.
A Franqueadora deverá realizar previamente os cadastros das Naturezas de Operação, Classes Fiscais, ID de configuração tributária e detalhamentos, e estes cadastros serão integrados para as franquias e lojas próprias.

A franquia não terá autonomia para alterar natureza de operação, configuração tributária, classes fiscais, detalhamentos ou quaisquer outros cadastros que sejam integrados do portal Franqueadora.


O que é integrado:

- clientes_fornec_ramo_atividade: Ramos de atividade - IDs entre 1000 e 10000
- movimento_observacoes: Observações - IDs acima de 10000
- cfops: Naturezas de operação - IDs acima de 10000
- config_tributaria: Configurações tributárias - IDs acima de 10000
- config_tributaria_empresa - Relacionamento da configuração tributária com a empresa
- clientes_fornec_classe_fiscal: Classe fiscal - IDs acima de 10000
- clientes_fornec_classe_fiscal_regra: Regras das classes fiscais - IDs acima de 10000
- config_tributaria_detalhes: Detalhamento da configuração tributaria - IDs acima de 10000000
- config_tributaria_detalhes_tributacao: Tributação da configuração tributária - IDs acima de 10000
- inventario_terceiros_cfop: Dos tipos 3 e 4

Obs.: Ao habilitar a configuração tributária em uma rede, todos os cadastros que estiverem abaixo do range de integração serão desativados.

Regra para integração das configurações tributárias nas Franquias/Lojas Próprias:

Para cada Franquia, serão integradas apenas as configurações tributárias correspondentes ao seu estado, sistema de tributação e tipo de atividade.

Por exemplo: A empresa é de AC, sistema de tributação S (Simples) e tipo de atividade 1 (Outros), só serão integradas as configurações tributárias que estiverem com estas informações. Caso o portal da franquia tenha mais de uma empresa, serão integradas também as configurações tributárias que se encaixem com os dados das demais empresas.

Regras para associação das configurações tributárias aos produtos:

Para que o produto seja vinculado a uma configuração tributária ela deve possuir a mesma origem de mercadoria e NCM do produto.

Existe um parâmetro que define se a franquia irá utilizar o CEST para determinar a configuração tributária, portanto além das regras de origem de mercadoria e NCM poderá ser utilizado o CEST do produto.

Por exemplo: Se o produto possui origem de mercadoria 1, NCM 71179000 e CEST 20.029.01 (caso o parâmetro esteja ativo), será vinculada a configuração tributária que possuir TODAS estas informações, se apenas duas forem verdade não será associado ao produto.

Os produtos que estiverem com uma configuração tributária desativada, ou que não se enquadrarem em nenhuma das configurações ativas, serão amarrados a configuração tributária de menor ID.




Documentos Auxiliares de Integração Microvix

Seguem abaixo os documentos que detalham o funcionamento das principais integrações Franqueadora x Franquias do ERP Microvix


Base Central de Clientes

Atualizado em

Custo e Preço de Venda

Atualizado em  

Pedido de Compra

Atualizado em

Royalties e Taxa de Marketing

Atualizado em

Integração Tributária

Atualizado em


Processo para habilitar Relacionamento Tributário junto ao BD para Portais da Base

OS Exemplo: 168247

1 - Primeiramente BD habilitará o parâmetro que abrirá os demais campos da configuração tributária. UF, Sistema de Tributação, Tipo de Atividade, Origem da Mercadoria, NCM, Cest (se o cliente quiser).
      Neste momento ainda não ligar o relacionamento, apenas pedir que o BD habilite os campos para que o usuário possa configurá-los.

2 - Cliente realizará a configuração dos novos campos.

3 - Realizar a habilitação do relacionamento tributário.
      Por padrão a habilitação é realizada para todos os portais da Rede ao mesmo tempo, porém se a Rede possuir um número muito elevado de lojas, e o cenário se tornar arriscado, podemos solicitar a habilitação por grupos de portais.
      (de acordo com cronograma determinado pelo cliente).


Processo para habilitar Integração Tributária Modelo Completo, junto ao BD para Portais da Base

OS Exemplo: 162525


(As atividades de BD serão listadas por BD na OS aberta pelo time de Arquitetura)

0 - Arquitetura abre OS de solicitação ao BD.

1 - BD fará a preparação da Franqueadora (range de integração específico), criação das rotinas de replicação, ativação dos demais campos para configuração dos ID´s tributários (UF, Tributação, Atividade, Origem, NCM, CEST).

1.1 - Franqueadora poderá:
1.1.1: Manter as mesmas naturezas de operação, classes fiscais e ID tributários (BD passa os cadastros para o range de integração)
Obs.: Caso o portal Franqueadora tenha lojas operando, estas ficarão sem faturamento durante a preparação do portal, pois os ID tributários perderão o relacionamento com os produtos durante a troca de range.

1.1.2: Realizar novos cadastros das naturezas de operação, classes fiscais e detalhamentos tributários dentro do range de integração novo. 
Obs.: Cliente avisa Arquitetura quando os novos cadastros estiverem prontos.
Os cadastros de Natureza de Operação, Classes Fiscais, e ID Tributário antigos (fora do range de integração) serão desativados pelo BD na virada de cada portal, conforme cronograma, e inseridos em marca d´água, impossibilitando a reativação pelo usuário. 


Arquitetura: Informar ao BD se o cliente vai manter os cadastros já existentes no portal Franqueadora (Natureza de Operação, Classes Fiscais, ID Tributário) ou realizar cadastros novos. 

3 - Franqueadora realizará as configurações dos ID tributários (Se necessário pode contratar consultor para apoio)

4 - Arquitetura: Se necessário, criação de ambiente homologação temporário.

5 - Definição do Cronograma de virada pela Franqueadora (Ideal iniciar com um portal Piloto)
Obs.: As migrações ocorrerão de segunda à quarta. Não haverá migração nas sextas-feiras ou véspera de feriados. 
Ideal iniciar com poucos portais, e à medida em que as viradas forem sendo bem sucedidas, ir aumentando a quantidade de portais, desde que não ultrapasse a quantidade de 5 portais ao dia. 

Atenção!
Caso a Franqueadora opte por cadastrar novas Naturezas de Operação, Classes Fiscais, e ID Tributários:

Há parâmetros no Microvix que precisam de Naturezas de Operação configuradas para seu funcionamento. 
Seguem abaixo, os parâmetros mapeados, que devem ser atualizados com as novas Naturezas de Operação:

Sugestão:
Consultoria poderá fazer, no portal Franqueadora, a configuração dos parâmetros que precisarão ser atualizados com as novas Naturezas de Operação.
BD realiza a replicação dos parâmetros da Franqueadora para todos os demais portais da Rede (Replicação no Portal Modelo somente após validação do portal piloto)
A atualização deve estar pronta antes da virada da loja piloto.


Processo para desativação de Integração Microvix

Caso uma Rede de Franquias seja desfeita e precise desativar a Integração Microvix tornando assim, as Franquias independentes, o Responsável Comercial deverá registrar a solicitação via Chamado na fila DC Shopping Arquitetura no Sales Force, com as seguintes informações:


  1. Desativar a Integração Microvix da Rede XXXX;
  2. Desativar o Parâmetro Restrito de Estoque em todos os portais da Rede XXXX “Bloquear cadastro/alteração de itens não integrados”
  3. Análise sobre os possíveis impactos causados nesta ação, principalmente se o cliente tiver integração de entrada (produtos/clientes/pedidos...etc...) vindo de outro software, o que pode por exemplo, exigir um treinamento sobre cadastro de produtos diretamente no Microvix, já que até então ele não utilizava essa rotina.
  4. ATENÇÃO! Serão estimadas horas para a realização dos serviços, e somente após o retorno do Time de Arquitetura ao Comercial/Solicitante, informando sobre a conclusão do serviço, é que a solicitação de exclusão do Portal Franqueadora, poderá ser realizada pelo Time de Contratos. 



  • Sem rótulos