- Criado por Andre Luiz De Andrade Mota em set 22, 2025
Veja nesta página: como realizar gestão bancária e de caixa
Objetivo
Este artigo tem como objetivo descrever a gestão bancária no e-Millennium GO, que é o conjunto de atividades realizadas pela empresa juntamente com suas instituições financeiras para administrar seus recursos.
Gestão Bancária
A gestão bancária abrange várias atividades-chave, incluindo:
Gestão de depósitos: as instituições bancárias gerenciam os depósitos dos clientes, garantindo que os fundos sejam registrados corretamente, monitorando os saldos, processando transações, fornecendo extratos e fornecendo serviços relacionados aos depósitos.
Empréstimos e crédito: os bancos concedem créditos a particulares, empresas e outros clientes. A gestão de empréstimos envolve a avaliação de riscos de crédito, a análise de empréstimos de empréstimos, a definição de termos e condições, o estabelecimento de taxas de juros e monitoramento de pagamentos e inadimplências.
Investimentos e gestão de ativos: os bancos gerenciam seus ativos, como títulos, empréstimos e outros investimentos. Isso envolve a análise e seleção de oportunidades de investimento, a diversificação de portfólios, a gestão de riscos e o monitoramento do desempenho dos ativos.
Gestão de riscos: os bancos estão expostos a diversos riscos, como risco de crédito, risco de mercado, risco operacional e risco de liquidez. A gestão de riscos bancários envolve a identificação, avaliação e mitigação desses riscos, por meio de políticas, procedimentos e ferramentas seguidas.
Conformidade regulatória: as instituições bancárias devem cumprir uma série de regulamentações e leis específicas do setor financeiro. A gestão bancária inclui o monitoramento e a adesão a essas regulamentações, bem como a implementação de controles internos para prevenir atividades ilegais, como lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.
Relacionamento com clientes: a gestão bancária também envolve o atendimento aos clientes, a oferta de produtos e serviços financeiros adequados às suas necessidades, o desenvolvimento de relacionamentos de longo prazo e a construção da confiança dos clientes.
A gestão bancária eficaz é fundamental para garantir a estabilidade financeira, a rentabilidade e a sustentabilidade das instituições bancárias, bem como para proteger os interesses dos clientes e cumprir as obrigações regulatórias.
Gestão de Caixa
Todas as movimentações de conta caixa, conta corrente, poupança e cobrança efetuadas pelo sistema serão registradas em contas. O departamento financeiro costuma utilizar esta conta, também, para registrar as sangrias e os reforços do caixa da empresa. No momento da baixa dos títulos, a receber ou a pagar, serão definidas quais as contas que serão efetivamente movimentadas.
Abertura do Caixa
- Faça uma busca clicando em Procurar para visualizar e selecionar o caixa a ser aberto;
- As informações referentes ao caixa selecionado serão exibidas na tela para confirmação. O campo Valor de Abertura deverá ser preenchido para informar se o caixa está sendo aberto com alguma quantia. Caso contrário deixe o campo preenchido com o valor zero;
- Para abrir o caixa, clique em Efetivar. Se o caixa não tiver sido fechado no dia anterior, o sistema enviará uma mensagem pedindo para fechá-lo.
Atenção!
Não é recomendável alterar a data e a hora de um caixa. A alteração da data e da hora irá misturar os valores registrados nas movimentações diárias realizadas no caixa e os valores apresentados não serão iguais aos valores informados no fechamento do caixa.
A abertura de caixa também poderá ser feita a partir da movimentação. Na tela de movimentação, no campo Conta conforme as instruções a seguir:
- Informe o caixa no qual serão registradas as operações do dia e clique em Caixa (ou tecle F4) para visualizar o menu e selecionar a opção de abertura.
O procedimento para abertura é o mesmo visto anteriormente com exceção do campo Altera Caixa Corrente. Um exemplo de aplicação para este campo seria a mudança de turno dos operadores de caixa. Este campo permite alterar o caixa sem necessidade de fazer o fechamento.
- Para fazer a alteração do Caixa Corrente, selecione o novo caixa e clicando no link Caixa para visualizar a opção de abertura.
- Na tela de abertura, marque o campo Altera Caixa Corrente e clique em Efetivar. Dessa forma, as operações do novo caixa serão separadas das operações do caixa anterior. O sistema poderá ser configurado para vincular o usuário ao caixa através do gerenciador de usuários.
Atenção
Fale com o consultor técnico responsável pela empresa para que ele configure e disponibilize este recurso. Se houver necessidade, a alteração do caixa corrente também poderá ser feita na tela de cadastro de caixa.
Sangria/Reforço
- O sistema abrirá a tela de busca para que o caixa seja selecionado.
Observação: Para visualizar o caixa de uma filial específica, digite o Código da Filial e clique em Procurar. Caso contrário, clique direto em Procurar e o sistema listará todos os caixas da empresa.
- Selecione o caixa e clique no link Sangria (esta tela pode ser usada tanto para sangria quanto para depósito mudando apenas o preenchimento de alguns campos);
- Informe o número do caixa e preencha os demais campos;
- No campo Tipo da Conta escolha a opção Caixa e no campo Conta digite o número da conta que corresponde ao caixa que está sendo movimentado;
- Em Tipo de Credor/Devedor informe para quem a sangria ou o reforço está sendo feito (no campo Credor/Devedor é possível especificar o nome de quem gerou o movimento. Por exemplo, uma retirada de caixa para pagar o almoço de um cliente e o nome do cliente);
- Preencha o campo Pagar/Receber de acordo com a movimentação realizada, ou seja, sangria/pagar, reforço/receber (o campo Plano de Contas não é contábil, portanto irá organizar apenas os lançamentos financeiros).
Fechamento de Caixa
Geralmente esta rotina é de responsabilidade dos funcionários da loja, no entanto, é interessante que a equipe do departamento financeiro conheça os procedimentos.
- O sistema abrirá a tela de busca para que o caixa seja selecionado;
- Preencha o campo Valor de Fechamento e clique em Efetivar.
No fechamento também é possível discriminar a movimentação do caixa por tipo de pagamento informando os valores de cada tipo.
- Na seção Valores, clique no campo Tipo para visualizar a lista, selecione o tipo e digite o valor. Para informar os valores para todos os tipos, clique no botão Inserir (*) e repita este procedimento.
Observação: ao informar o valor em dinheiro, é importante que o valor de abertura não esteja incluído, pois geraria diferença no fechamento. Feitos os lançamentos de todos os tipos de pagamento, clique em Efetivar.
Não será necessário informar os valores do fechamento nas duas formas apresentadas, o usuário poderá escolher uma ou outra, se preferir.
O sistema irá realizar a comparação entre os valores registrados no caixa e os valores informados no campo Valor de Fechamento ou na discriminação dos tipos de pagamento. Caso os valores não sejam iguais, será emitida uma mensagem de alerta informando sobre a divergência entre os valores.
A mensagem informará se a divergência ocorre no campo Valor total do fechamento ou se ocorre na discriminação por tipo de pagamento. Enquanto os valores não estiverem iguais aos das movimentações, o sistema continuará emitindo a mensagem.
Caso o usuário não consiga acertar os valores, é possível utilizar o campo Forçar Fechamento para que o sistema permita o encerramento do caixa sem que os valores estejam batendo, desde que seja feita uma auditoria posteriormente.
Próximos tópicos:
- Sem rótulos