Como cadastrar plano de contas?
Processo utilizado para cadastrar, editar e configurar o plano de custo de uma empresa. Esse é inerente as despesas e receitas de uma empresa. Estas informações serão repassadas pelo departamento contábil da empresa e registrado.
Pré Requisitos: Lista de plano de contas com suas respectivas numerações (Contabilidade).
Acesso: Financeiro > Cadastro > Despesas e Receitas > Cadastros
1. Solução
1.1 Cadastro de contas
1.1.1 Pressione a tecla F2 para habilitar a tela;
1.1.2 Informe o número da conta, no campo N° Conta;
1.1.3 Indique o valor inerente a Reduzida;
- Caso um cadastro prévio tenha sido realizado, as informações da descrição da conta serão demonstradas no campo Descrição da Conta e Histórico Financeiro;
1.1.4 Informe a Classificação da Conta, conforme a despesa que deseja associar a ela;
1.1.5 Selecione um Grupo da conta;
1.1.6 Informe a Classificação do fluxo de caixa, de acordo com a característica da sua conta;
1.1.7 Selecione o Tipo de conta, considerando se é Despesa ou Receita;
1.1.8 Informe o Status da conta;
- 0 - ATIVO ou 1 - INATIVO.
1.1.9 Informe o Código da Natureza, inerente a essa conta;
1.1.10 Escolha as opções, conforme o tipo de conta que está sendo cadastrada:
- Apresentar contas inativas: lista informações de contas sem movimentação.
- Liberar para utilização pelo bancário: permite que o sistema integre os dados com quaisquer instituições bancárias.
- Com controle de lançamento de centro de custo: monitora os lançamentos realizados, que tenham como centro de custo a conta
- Ignorar exportação para a contabilidade: que a tabela não considera eventuais envio de informações para a contabilidade
- Conta que representa a conta de adiantamento de funcionário: considera as contas inerentes a eventuais adiantamentos salariais
- Conta liberada para lançamento de saque de verbas de compras: as contas que tem a liberação de lançamento de saques contabilizados como verbas de compras.
- Conta representa lançamento Roubo/Furto: relacionadas informações de conta de prejuízos causados por eventuais roubos e furtos.
1.2 Edição de Contas já Cadastradas
1.2.1 Clique duas vezes na Tabela em uma das contas pré-cadastradas;
1.2.2 Você poderá configurar e/ou adequar de acordo com a necessidade;
1.2.3 Pressione F2 para salvar.
2. Impactos
Fluxo de caixa, DRE, contas a receber e contas a pagar.
3. Processos relacionados
Como vincular Grupos a Contas de Despesas e Receitas?
Como visualizar despesas por centro de custos no DRE?