Conceito

O módulo de Orçamento permite à administração da empresa estabelecer objetivos e metas para um determinado período, materializados em um plano financeiro, de forma a conhecer os resultados operacionais da empresa, bem como executar os acompanhamentos necessários para que os resultados sejam alcançados e os possíveis desvios sejam analisados, avaliados e corrigidos.

Portanto, entende-se por orçamento, não somente a previsão de receitas e despesas de exercícios futuros, mas também a projeção dos valores ativos e passivos, que constituem o balanço patrimonial, bem como o demonstrativo de fluxo de caixa.

Qualquer orçamento, salvo os orçamentos iniciais de uma entidade, baseiam-se em dados históricos, fatos ocorridos no passado que permitem um mínimo de previsibilidade. Como a contabilidade é o registro histórico das operações econômicas e financeiras, torna-se o principal elemento na formação de premissas orçamentárias.

O módulo Orçamento oferece um ambiente colaborativo em que todos os usuários responsáveis têm acesso às informações do processo orçamentário. A integração com o módulo de Compras do LinxERP promove o controle integrado dos limites estabelecidos para as despesas, bloqueando excedentes e oferecendo dados gerenciais precisos sobre o orçamento e a gestão da organização.

Benefícios

O principal benefício oferecido pela implementação do orçamento empresarial é maior segurança na tomada de decisão, pois ele antecede as ações a serem executadas dentro de condições preestabelecidas, estima os recursos a serem utilizados e atribui as responsabilidades para atingir os objetivos fixados.

  • Previsão de custo de determinado produto ou serviço, com a finalidade de fixar preços de venda;
  • Estudo prévio de qualquer atividade específica da empresa, para se conhecer antecipadamente os resultados;
  • Previsão de gastos com ampliações e instalações;
  • Projeção de fluxo de caixa para avaliação prévia dos recursos financeiros da empresa.

Recursos

Definição e controles

  • Controle dos valores do orçamento por regime de competência, considerando: período, filial, centro de custo e conta contábil - (budget);
  • Registro das revisões do orçamento - (forecast):
    • Suplemento – acréscimo no valor projetado.
    • Restituição – decréscimo no valor projetado.
    • Transferência – intercâmbio de valores de um período, filial, centro de custo ou conta, para outro.
  • Elaboração do orçamento ou revisões em uma planilha Excel e importação no sistema.
  • Criação de visão orçamentária para agrupar as contas contábeis do controle do orçamento.
  • Parametrização de filial, centro de custo e/ou grupo de conta para:
    • Liberação do bloqueio orçamentário.
    • Acionamento do bloqueio por centro de custo ou filial.
    • Definição dos limites de tolerância do bloqueio.
    • Seleção do tipo de bloqueio:
      • Por Período - Não permite ultrapassar o orçamento do período.
      • Por Exercício - Não permite ultrapassar o orçamento do exercício.
      • Por Exercício até o Período - Não permite ultrapassar o orçamento disponível de períodos anteriores, até o período atual.

Bloqueios

  • Controle de bloqueio sobre:
    • Liberação do pedido de compra. Para tanto, exige controle de assinatura na liberação do pedido.
    • Entrada de nota fiscal fora do orçamento. Gera lançamento do financeiro, mas não gera a contrapartida, até que o ajuste do orçamento seja feito.
    • Lançamentos manuais nas filiais, centro de custos e/ou contas controladas pelo orçamento.
  • Definição do usuário gestor do centro de custo e/ou filial, que poderá:
    • Consultar por filial, centro de custo e/ou grupo de conta os valores: Orçados originalmente (budget), Suplementados ou Restituídos (forecast), Transferidos, Previsto ou comprometidos (pedidos), Realizados (contábil), Saldos e Lançamentos que comprovam os valores (conciliação).
    • Receber e-mail sobre eventuais problemas de limite.
    • Verificar lançamentos pendentes pelo controle orçamentário.

Análises gerenciais

  • Análises gerenciais para confronto entre Realizado X Orçado:
  • Análise Horizontal, confronto entre todos os períodos de um exercício.
  • Análise Vertical, confronto entre um período e outro, ou com o acumulado de vários períodos.
  • Confrontos não limitados à visão do orçamento.
  • Detalhamento por Filial e/ou Centro de Custo.

Entenda o processo


O módulo de Orçamentos está integrado ao módulo de Compras, o que permite controlar os limites de compras em função da previsão orçamentária.

Para controlar o orçamento por pedido de compra, há necessidade de trabalhar com assinatura eletrônica, criando uma hierarquia de usuários para aprovação dos pedidos.

No cadastro do pedido de compra, é necessário informar o centro de custo, rateio de centro de custo, conta contábil e natureza da operação.

O orçamento somente será atualizado quando o pedido de compra estiver com status Aprovado (de acordo com a liberação tratada na hierarquia). Uma vez que o pedido de compra for aprovado, o valor indicado será abatido do saldo do orçamento (previsto).

No orçamento, o valor previsto será transformado em realizado quando houver a entrada da nota fiscal.


O orçamento empresarial, também conhecido como budget, normalmente realiza-se antes de iniciar o ano, quando a empresa analisa fatores econômicos, mercado, capacidade de produção etc. e define qual o volume de vendas previsível. Com base neste volume de vendas, a empresa orçará todos os custos e demais despesas por períodos (meses, semanas, trimestres, etc).

A cada mês, a empresa fará a comparação entre budget x atual (orçado x real) para avaliar divergências e buscar revisões, também chamadas de forecast (ou budget ajustado).

Exemplo:

A empresa orçou R$ 1.000,00 de despesa com vendas mês a mês, totalizando R$ 12.000,00 (budget).

Nos primeiros dois meses, a empresa verificou que gastou R$ 1.500,00 em cada mês.

Uma das alternativas para a empresa é ajustar os saldos dos próximos meses de maneira que o que ela já gastou, mais o que ainda gastará, se iguale ao que já foi orçado (R$ 12.000,00). Ao fazer isso, teria como forecast R$ 1.500,00 nos dois primeiros meses e R$ 900,00 no restante dos meses (sendo que o total permanece em R$ 12.000,00).

Outra alternativa seria a empresa concluir que a despesa realmente será de R$ 1.500,00 ao mês e que irá ultrapassar o orçado.


O controle orçamentário pode bloquear a inclusão dos pedidos de compras se não existir verba orçamentária. Para tanto, é necessário configurar o controle de assinatura eletrônica no módulo de Compras.

Este fluxograma apresenta as etapas do processo de definição dos critérios para orçamento, incluindo o bloqueio por assinatura eletrônica. Clique nos quadros para navegar para a documentação.


Esta é a etapa inicial do processo de gestão. Nela serão criados os orçamentos conforme as visões orçamentárias e importados os dados originais dos itens orçamentários de uma planilha Excel.


Nesta etapa será tratado todo controle orçamentário, realizando-se os ajustes necessários e o acompanhamento dos saldos dos orçamentos.

Pré-requisitos

Parametrizações

Módulo Contabilidade parametrizado corretamente.
Módulo de Compras configurado para utilizar assinatura eletrônica e estrutura de hierarquia definida.

Planilha para importação

Planilha de dados originais para importação no sistema (formato *.xls - Excel).

Tabelas de apoio

Módulo Orçamento

009191 - Cadastro de Característica de Contas para Orçamento
009190 - Cadastro de Status para Orçamento
009198 - Cadastro de Usuário por Centro de Custo e Filial
009199 - Contas para Orçamento
009039 - Visão Contábil - Plano de Contas

Parâmetros

Tela 014005 - Parâmetros

ParâmetroDescrição

CTRL_ORCAMENTO

Ao determinar o campo Valor Atual como:

SIM – será impedida a inclusão ou a alteração de um lançamento contábil que supere o valor do orçamento.

NÃO – não irá validar o valor do orçamento.

DDD_PADRAO

Este parâmetro está vinculado aos módulos Clientes, Fornecedores, Representantes e Filiais.

Ao determinar o campo Valor Atual, entre os DDD existentes seleciona-se um como padrão (sugerido) para que em todo novo cadastro, este se apresente no respectivo campo.

DDI_PADRAO

Este parâmetro está vinculado aos módulos Clientes, Fornecedores, Representantes e Filiais.

Ao determinar o campo Valor Atual, entre os DDI existentes seleciona-se um como padrão (sugerido) para que em todo novo cadastro, este se apresente no respectivo campo.

FILIAL_PADRAO

Este parâmetro está vinculado praticamente a todo o Linx ERP.

Ao determinar o campo Valor Atual, entre as filiais existentes seleciona-se uma como padrão (sugerido) para que em todo novo cadastro, este se apresente no respectivo campo.

TIPO_MOVIMENTO_PADRAO

Estabelece o código de tipo de movimento padrão para inclusão.


Usando o módulo Orçamento

1. Cadastro

009195 - Cadastro de Orçamento
009041 - Lançamento de Orçamento

2. Consultas

009197 - Consulta Saldo do Orçamento
009196 - Verifica Lançamentos Pendentes pelo Orçamento