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Cadastro De Usuários - PAR120


      Programa para o cadastro dos usuários do sistema e os programas que o mesmo tem acesso. Aqui devem ser cadastrados e configurados todos os usuários do sistema.

 

Acesso Rápido

Localização: Parâmetros > Usuários

Menu Fiscal - Abre o Menu Fiscal do sistema
(Verificar legislação do PAF-ECF)

F3 - Para cadastrar um novo usuário

F4 - Gravar o usuário ou as alterações que estão sendo efetuadas.

F5 - Imprimir a listagem dos usuários

1F6 - Informações Adicionais

F7 - Manutenção de perfil

F9 - Excluir o usuário que está na tela

 

ALT + N - Cadastrar um novo usuário

ALT + G - Gravar as informações.

ALT + E - Excluir o usuário que está na tela

ALT + I - Imprimir a listagem dos usuários

ALT + D - Duplicar cadastro

ALT + F - Para fechar o Cadastro de Usuários

ALT + O - Chama a tela de Opções para liberação ou bloqueio de guias e tabulações

ALT + P - Acesso ao Cadastro de Programas

1F6 - Informações Adicionais: Quando a farmácia trabalha com Confirmação de Posse, é necessário configurar informações adicionais para fins de geração do Vale Funcionário, e essa função dar-se-á através do atalho F6 – Inf. Adicionais. No campo "Cliente", deverá informar a matrícula do cliente no convênio, onde os títulos serão lançados ou buscá-lo através do atalho F2 - Consultar Clientes.

  • Tipo cadastro: Selecione o tipo de cadastro que deseja efetuar: perfil ou usuário.
  • Usuário/Perfil: Nome de usuário que será utilizado para acessar o sistema.
  • Senha: Senha de acesso ao sistema do usuário que está sendo cadastrado.
    • Quando a filial for de São Paulo/SP, o SoftPharma fará algumas validações para fins de atender a legislação da COVISA (Coordenação Vigilância Sanitária), onde se for o primeiro acesso do usuário automaticamente acessará o programa "Administrador de Senhas" para que seja efetuada a troca de senhas.
  • Nome do usuário: Nome da pessoa para a qual está sendo criado o nome de usuário, para identificação do sistema. Atenção: este nome de usuário não pode conter espaços.
  • Filial Acesso: Informe qual é a filial que este usuário terá acesso a realizar movimentações e/ou consultas. Se quiser permitir acesso a todas as filiais, deixe este campo em branco.
  • Expirar em: Selecione o período em que a será deverá ser trocada. Para que esta nunca expire, basta selecionar a opção 'Nunca', e para atendimento a COVISA, para os clientes do município de São Paulo/SP a opção "Nunca" ficará desabilitada.

      No cadastro de um novo usuário o sistema mostra no lado esquerdo da tela do computador, todos os programas cadastrados no sistema. Para liberar programas ao usuário que está sendo cadastrado, deve-se clicar com o mouse ou usar as setas do teclado nos programas a serem liberados ao lado esquerdo da tela, e teclar ENTER. Automaticamente o sistema transfere o programa para o lado direito da tela do computador, isto significa que este programa já esta liberado para o usuário que está sendo cadastrado, e assim sucessivamente. 

      Para tirar o acesso de algum programa de um determinado usuário, deve-se informar o usuário (citado acima) e o sistema mostra todos os programas que estão liberados para o mesmo no lado direito da tela. Selecione o programa que não quer mais que o usuário acesse, e pressione a tecla DELETE. O sistema tirará o acesso do usuário ao programa deletado.

  • Outras Opções: São mais algumas configurações que podem ser feita em cada programa em específico. Clique em "Outras Opções" ou pressione ALT + O para verificar outras configurações, como configurar botões de acesso rápido para usuários.
  • Acesso Supervisor: Somente marque este campo, caso o usuário que está sendo cadastrado possa ter acesso supervisor ao sistema. O usuário com acesso supervisor pode liberar determinadas operações que poderão causar certos transtornos, portanto, deve ser uma pessoa de confiança.
  • Bloquear imprimir relatórios: Marcado este campo o usuário que está sendo cadastrado ou alterado não terá acesso a imprimir relatórios que porventura estejam liberados para o mesmo, somente verá as informações na tela, sem condições de imprimi-las.
  • Bloquear salvar relatórios: Marcado este campo o usuário que está sendo cadastrado ou alterado não terá acesso a salvar os relatórios em arquivo.
  • Tele-Entregas Padrão? Marque este campo quando o usuário que está sendo cadastrado/alterado seja um "tele-vendedor(a)". Com isso, em todas as vendas feitas por este usuário, o sistema já traz por padrão o campo tele-entregas marcado na venda.
  • Acesso Controle Imobilizado: Este campo somente é mostrado quando a farmácia tem liberado o produto Imobilizados. Se marcado este campo, o usuário terá acesso a efetuar movimentações de compra, venda, transferência de imobilizados, entre outras.
  • Acesso aos grupos de filiais: Selecione os grupos de filiais que este usuário tem acesso a gravar informações (processo F7 - Gravar em grupos de filiais). Este campo somente é exibido a partir do momento que houver pelo menos um grupo de filiais cadastrado. Veja como cadastrar grupos no manual do Cadastro de Grupos de Filiais. Atenção: não são as filiais que o usuário tem acesso e sim as que ele pode gravar informações no processo do F7.

Cadastro de Perfil

      Este processo torna a configuração de usuários mais ágil e assertiva, visto que a partir de um cadastro, todos os outros podem ser realizados sem a necessidade de refazer a configuração. No cadastro do perfil o usuário não tem acesso aos campos de Senha, Nome de usuário, Filial de acesso e Perfil, visto que estas informações dizem respeito somente ao cadastro do usuário.

      Ao realizar qualquer alteração no cadastro do perfil, estas informações devem ser replicadas para o cadastro dos usuários vinculados a ele. Caso o usuário não queira que isso aconteça, as alterações do perfil também são descartadas.

      Após realizar o cadastro do perfil, o usuário pode configurar um usuário, vinculando-o ao perfil criado anteriormente. Neste caso, todos os campos ficam bloqueados, exceto Senha, Nome de usuário, Filial de acesso e Perfil, visto que as configurações de seu usuário são herdadas do perfil e não podem ser alteradas.

      Observação: o cadastro de usuário e de perfil é único, portanto não deve haver nome de usuário e de perfil iguais no sistema.

      Caso haja necessidade de realizar configurações distintas entre usuários do mesmo grupo (por exemplo, um caixa tem acesso a uma funcionalidade que os outros não possuem), este deve ser cadastrado como um usuário normal, sem vinculação a nenhum perfil.

      Para dar manutenção ao cadastro dos usuários, vinculando ou desvinculando de perfis já existentes no sistema, foi desenvolvida a função F7-Manutenção de Perfil.

Manutenção de perfil

      Ao abrir a tela são listados todos os usuários cadastrados no sistema, e na coluna Perfil, o perfil a que cada um está vinculado.

      Para vincular um ou mais usuários a determinado perfil, selecione o perfil desejado, marque os usuários que deseja vincular a ele e clique em Gravar. Para desvincular, selecione o perfil Nenhum, marque os usuários desejados e clique em Gravar.

      Também é possível desvincular um usuário acessando o cadastro do mesmo e selecionando o perfil <Nenhum>.

      Importante: ao desvincular um usuário de determinado perfil, suas permissões não sofrem qualquer alteração, porém, ao vincular o usuário a um perfil, suas permissões são alteradas para que fiquem exatamente iguais às do perfil.

Duplicar cadastro

      Essa opção cria outro usuário ou perfil idêntico ao que está na tela, com os mesmos acessos a programas, configurações, bloqueios, etc.

      É possível duplicar o cadastro utilizando todas as combinações possíveis (usuário para usuário, perfil para perfil, perfil para usuário, usuário para perfil). Basta selecionar na tela o cadastro desejado e clicar em Duplicar.

      Importante: o fato de duplicar o cadastro de um perfil para um novo usuário não cria nenhum vínculo entre eles, ou seja, para vincular o novo usuário ao perfil desejado é necessário realizar esta configuração acessando o cadastro do usuário ou pela opção F7-Manutenção de perfil.

COVISA - São Paulo/SP

      Afins de atender a legislação da COVISA (Coordenação de Vigilância Sanitária) de São Paulo/SP. Ressaltamos que essas alterações somente estarão disponíveis quando a Cidade/UF da filial for igual a São Paulo/SP:

      O Responsável Técnico deve ser responsável pela liberação de acesso aos demais usuários ou utilizar programas referentes ao módulo SNGPC e ao cadastro de produtos, ou seja, quando liberar o acesso para os programas abaixo, será solicitado usuário e senha do farmacêutico:

  • PSI105 – Controle de SNGPC (SNGPC);
  • PSI150 – Balanço de Aquisições (SNGPC);
  • PSI155 – Balanço de Vendas (SNGPC);
  • PSI160 – Livros (SNGPC);
  • PSI165 – Balanço de Psicotrópicos (SNGPC);
  • EST105 – Cadastro de Produtos (Cadastros).





  • Sem rótulos