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O que é a ferramenta?
Nesse manual você encontrará um passo a passo de como realizar a renegociação de títulos em atraso com clientes de crediário, gerando propostas e novos contratos.
Dúvidas frequentes (FAQ)
Veja as principais dúvidas sobre títulos a receber
Vídeos da ferramenta
Manual de uso da ferramenta
Nesse manual você encontrará um passo a passo de como realizar a renegociação de títulos em atraso com clientes de crediário, gerando propostas e novos contratos.
Como configurar as permissões de acesso
Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso.
Para acessar a ferramenta ‘Reparcelamento de títulos a receber’ é necessário que o grupo de permissão do usuário logado tenha permissão liberada. Para liberar essa permissão, acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Configurações e clique na opção Permissões de Acesso.
Selecione o Grupo de Usuários que deseja liberar, e marque as opções necessárias no Módulo Reparcelamento de Títulos:
Acessar: Acesso a tela de Reparcelamento de Títulos a Receber.
Modificar: Permite dar desconto capital nos títulos reparcelados.
Excluir: Permite o cancelamento de um reparcelamento existente.
Não Vencidos: Permite reparcelar títulos que ainda não estão vencidos.
Realizando um reparcelamento
Para acessar a tela de reparcelamento, acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Financeiro e clique na opção Reparcelamento de Títulos a Receber:
Será exibida a tela de reparcelamento. Primeiro, vamos selecionar o cliente. Você pode pesquisar pelo nome ou pelo CPF na barra ‘Selecione o Cliente’, ou clicar na lupa para fazer a busca:
Ao selecionar o cliente, serão exibidos todos os seus títulos em aberto. Os títulos vencidos já estarão selecionados (X na última coluna), para que você possa fazer a renegociação deles. Se não quiser reparcelar algum desses títulos, é só dar um duplo clique sobre ele para desmarcar. E caso queria reparcelar os outros títulos que não estão vencidos, basta dar um duplo clique sobre eles.
Você pode também adicionar a essa listagem, os cheque-pré do cliente, para isso basta marcar a opção ‘Incluir Cheque-Pré’.
Logo abaixo serão exibidas algumas informações, como o total de títulos em atraso, o total de títulos a vencer, o total devido, quantos títulos estão selecionados e o total desses títulos selecionados, é esse valor de títulos selecionados que será renegociado.
Nos demais campos você pode fazer a renegociação:
- Desconto Capital: Para habilitar esse campo aperte a tecla F5 do seu teclado. Você pode utilizar esse campo para dar um desconto no valor original da dívida. No exemplo abaixo, a dívida original do cliente (dos títulos vencidos) é R$ 410,50, para cobrar apenas R$ 350,00 desse cliente, nesse campo damos um desconto de R$ 60,50.
- Multa (%/$)*: Esse campo vai carregar a multa padrão para o crediário, cadastrada nas configurações globais. Você pode zerar ou alterar o valor. O campo da esquerda é o valor em % e o campo da direita o valor em R$. Para mexer no valor em R$, clique sobre o nome do campo Multa (%/$)*, assim o sistema o habilitará.
- Juros de Mora (%/$)*: Esse campo vai carregar o % de juros padrão para o crediário, cadastrado nas configurações globais. Você pode zerar ou alterar o valor. O campo da esquerda é o valor em % e o campo da direita o valor em R$. Para mexer no valor em R$, clique sobre o nome do campo Juros de Mora (%/$)*, assim o sistema o habilitará.
- Valor Atualizado: Aqui será exibido o valor atualizado de acordo com a Multa e os Juros.
- Entrada (%/$): Nesse campo você define se o cliente deverá dar um valor de entrada para esse reparcelamento. Você pode informar no primeiro campo um percentual de entrada, que será calculado em cima do Valor Atualizado. Ou informar no segundo campo um valor em R$.
- Juros Futuros (%/$): Esse campo vai carregar o % de juros futuros padrão para o crediário, cadastrado nas configurações globais. Você pode zerar ou alterar o valor. O campo da esquerda é o valor em % e o campo da direita o valor em R$. Para mexer no valor em R$, clique sobre o nome do campo Juros Futuros (%/$), assim o sistema o habilitará.
- Parcelas (N°/$): Nesse campo você define quantas parcelas terá a nova dívida. Informe o número de parcelas no primeiro campo, ou no segundo campo qual valor deseja que as parcelas tenham.
No campo Observações, você pode adicionar alguma observação sobre essa renegociação.
Na tabela ao lado são exibidas as novas parcelas.
Note que o valor de entrada não aparece nessas parcelas, mas será criada uma parcela com a data atual no valor da entrada.
Após fazer essa renegociação, você pode:
- Imprimir Proposta: Imprime um documento de proposta para esse reparcelamento. Você pode solicitar a nossa equipe um modelo customizado para esse documento.
Modelo padrão da proposta de reparcelamento:
Pode clicar em Etiquetas para gerar as etiquetas de endereço do cliente. (você precisa ter as etiquetas de endereços configuradas para sua loja, para solicitar a configuração delas entre em contato com nossa equipe de suporte).
Para imprimir a Etiqueta. Acesse o Retaguarda > Relatórios > Impressão de Etiquetas de Endereço > Selecione o item, defina a quantidade de itens, a impressora e clique em Imprimir
Pode criar uma ocorrência para o cliente, clicando na opção Ocorrências.
Para salvar o reparcelamento, clique na opção F8-Salvar.
Após salvar o reparcelamento, será exibida uma tela para impressão do contrato de reparcelamento. Para imprimir, clique em Imprimir. Caso não queira imprimir, é só clicar em Fechar.
Se você precisar, pode solicitar um modelo customizado para o contrato. Esse é o modelo padrão de contrato de reparcelamento de dívida:
Após salvar, o sistema permanecerá nessa tela, e habilitará novas opções:
Cancelar Proposta: Cancela o reparcelamento e as parcelas voltam a seus valores e datas de vencimento originais.
Imprimir e Reimprimir o contrato de reparcelamento de dívidas.
Imprimir as novas parcelas:
Imprimir Promissórias das novas parcelas:
Promissórias:
Pode Gerar Boletos das novas parcelas:
Por fim, é só fechar a tela para sair.
Vamos validar como ficou o financeiro do cliente, para isso, acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Cadastros e clique na opção Clientes.
Busque pelo cliente e clique na opção Financeiro:
Nos títulos em aberto foi gerado o título de entrada com a data atual, e as duas parcelas. Perceba que no número do documento foi adicionado a frente as letras ‘RE’ onde você pode identificar que é um título reparcelado.
Os títulos originais ficarão como histórico nos títulos substituídos:
RELATÓRIOS DE REPARCELAMENTOS
Você pode realizar auditorias nos reparcelamentos, através de 2 relatórios, para acessá-los, acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Relatórios e clique na opção Auditorias Diversas:
Tem dois relatórios: 01 – Auditoria nos Reparcelamentos de títulos e 02 – Auditoria nos Reparcelamentos de Títulos com Histórico. Selecione o relatório desejado, selecione os filtros e clique em 1-Visualizar:
Relatório 01 – Auditoria nos Reparcelamentos de títulos:
Relatório 02 – Auditoria nos Reparcelamentos de títulos com Histórico: