BAIXA DE ENCOMENDAS/FALTEIRO - IMP155a
Este programa é utilizado para realizar o controle de falteiros lançados e encomendas feitas pelos clientes para serem entregues nos próximos dias. É possível realizar o acompanhamento das encomendas pendentes e já baixadas de determinado período. O mesmo se dá para falteiros.
Acesso Rápido Localização: Compras > Encomendas / Falteiros > "Opções" |
F2 - Consulta por nome |
Atalhos Encomendas |
F5 - Acesso ao Cupom Fiscal com os itens das encomendas selecionadas |
F6 - Acesso à Nota fiscal manuscrita série D com os itens das encomendas selecionadas |
F9 - Acesso à Pré-venda com os itens das encomendas selecionadas |
1F10 - Editar Encomenda |
ALT + B - Baixar encomenda |
ALT + P - Procurar conforme filtros selecionados |
ALT + I - Listar as encomendas que estão na tela |
ALT + F - Fechar tela de baixa de encomendas |
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Atalhos Falteiros |
2F4 - Pedidos de Compras |
F5 - Estatística |
F6 - Estoque nas Filiais |
F7 - Motivos |
F8 - Seleciona |
F9 - Demanda |
F11 - Análise do Falteiro |
ALT+P - Procurar |
ALT+E - Excluir |
ALT+I - Imprimir |
ALT+F - Fechar |
1F10 - Editar encomenda: permite selecionar uma encomenda, na situação pendente, e alterar as informações de quantidade, previsão de entrega, e observação. Para efetuar essa alteração deverá ser informado o usuário e senha do colaborador. Observando que a alteração da quantidade de produto encomendado não alterará a quantidade de produto já lançado no pedido de compras, então, fica a cargo do usuário atualizar a quantidade no pedido.
2F4 - Pedido de Compras: através desta atalho o Softpharma abre o programa "Pedidos de Compras", exceto quando o usuário selecionar alguma(s) solicitação(ões) do Falteiro e pressionar a tecla F4, onde será possível inserir todos os produtos em um pré-pedido com a quantidade de compra igual a zero (0), através da tela "Destino para os itens de compras".
1. Encomendas
- Situação: Selecione a situação desejada para a consulta:
- Pendentes: Exibe a lista das encomendas que estão pendentes para ser entregues ao cliente. Podendo filtrar por:Data de previsão de chegada ou data de encomenda, essas encomendas são sinalizadas:
- bolinha verde: quando estão com prazo de entrega no dia ou data futura,
- bolinha vermelha: quando o prazo de entrega estiver vencido.
- Entregue: Lista as encomendas que já foram baixadas para ser entregues ao cliente. Podendo filtrar por:Data de previsão de chegada, data de encomenda ou data da entrega.
- bolinha preta: as encomendas que já foram entregues serão sinalizadas pela bolinha na cor preta.
- Cancelada: apresentará as encomendas que foram canceladas. Podendo filtrar por: Data de previsão de chegada, data de encomenda ou data do cancelamento.
- bolinha preta: as encomendas que foram caneladas serão sinalizadas pela bolinha na cor preta.
- Geral: Utilize este filtro para consultar todas as encomendas de determinado período. Lista tanto as encomendas pendentes quanto as que já foram entregues ao cliente. Podendo filtrar por:Data de previsão de chegada ou data de encomenda.
- Pendentes: Exibe a lista das encomendas que estão pendentes para ser entregues ao cliente. Podendo filtrar por:Data de previsão de chegada ou data de encomenda, essas encomendas são sinalizadas:
- Intervalo de Datas: através destes campos o usuário poderá selecionar o intervalo de datas conforme selecionado no campo 'Filtrar por'.
- Somente produto com estoque positivo: ao marcar este parâmetro somente as encomendas que possuírem produtos com estoque positivo serão listados, e o total será apresentado na coluna Qtde Estoque.
- Botão Baixar: após selecionar uma encomenda e clicar no botão "Baixar" o usuário deverá selecionar se a baixa é por encomenda "Entregue" ou "Cancelada":
- Encomenda Entregue: a encomenda apenas será baixada e marcada como entregue. A data da encomenda entregue será gravada conforme a data do servidor. Encomendas entregues serão marcadas com uma bolinha preta;
- Encomenda Cancelada: quando selecionada esta opção, será solicitada que seja informada uma justificativa para o cancelamento em um novo campo. Esta informação será obrigatória. Somente após informada a justificativa a encomenda será marcada como 'cancelada'. A data em que a encomenda foi cancelada será gravada conforme a data do servidor. Essa encomenda será marcada com uma bolinha preta ou vermelha (para encomendas já vencidas).
Abaixo são exibidas todas as encomendas de acordo com o intervalo informado nos filtros acima e quando a encomenda estiver "Pendente" para ser baixada, basta selecioná-la e clicar em "Gravar" que o sistema baixará automaticamente a encomenda.
Importante! A baixa da encomenda não chama automaticamente a tela de vendas para fazer o faturamento da encomenda. É preciso que o usuário realize a venda dos itens encomendados e posteriormente faça a baixa da encomenda para o controle da farmácia. A encomenda é a garantia de que o produto será comprado, porém não há como garantir que para cada encomenda baixada foi realizada uma venda para o cliente correspondente.
2. Falteiro
O principal objetivo desta função é analise dos pedidos do falteiro pelos responsáveis pelo Compras, e os solicitantes verificar os retornos dos pedidos de faltas, segue abaixo a relação dos filtros disponíveis para auxiliar na execução desta funcionalidade.
- Filial: campo de múltipla seleção que permitirá selecionar uma ou mais filiais conforme a necessidade da pesquisa pelos falteiros.
- Período de Lançamento: informe as datas de início e fim do período que deseja pesquisar.
- Motivo: nesse campo atrás além dos quatro motivos padrão (Falta Crônica, Estoque Negativo, Ruptura de Estoque, Demanda Zerada), os demais motivos criados pelo usuário através do atalho "F7 - Motivos"
- Situação: apresenta a situação dos pedidos: Em analise (situação padrão e identifica que está sendo analisado pelo setor responsável); analisado e inativo. Os pedidos de falteiros não serão mais excluídos, pois essas informações auxiliam na analise dos pedidos realizados pela farmácia.
- Filtro Adicional: além dos filtros acima, também é possível refinar a pesquisa por: Produtos, Curva ABC, Seção, Laboratório, Colaborador, Tipo de Produto e Grupo Principal. E dependendo da opção selecionada será habilitado um campo para fins de realizar as pesquisas.
- Analisar movimento na rede: ao selecionar esse campo permitirá ao setor de compras efetuar uma pesquisa de como estão as solicitações dos produtos em sua rede, ou seja, quantidades pedidas por filiais, e também quantidade de filiais que solicitaram esse produto.
- Período de movimentação: informe o período da analise dos movimentos dos produtos na rede.
Abaixo localiza-se um tabela que apresentará as informações dos pedidos pesquisados conforme os filtros selecionados acima, e através desta tabela o Gerente/Responsável pelo pedido poderá observar o status de retorno do pedido (coluna "Retorno de Análise"), Disponibilizamos também os seguintes sinalizadores para melhor visualização dos lançamentos:
X - Inativo;
- Analisado;
- Em análise (Não Analisado);
Análise do Falteiro "F11"
Esse atalho é utilizado pelo Setor de Compras para fins de informar o retorno de análise, a tela contempla um campo com observação e também é possível alterar o motivo da solicitação, por exemplo: "Pedido não será possível realizar, pois está em falta de matéria prima no mercado" e no campo "Motivo: Falta Crônica".
Cadastro de Motivos "F7"
Através desta tela é possível cadastrar, ativar ou inativar os motivos que serão utilizados pelo Falteiro e Analise, nesta tela encontra-se os campos "Descrição" e "Situação".