Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Permissão de Usuário

  • Para utilizar esta rotina é necessário que a permissão de usuário "Bloquear acesso aos Relatórios do Troca Fácil" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Troca Fácil esteja DESMARCADA;



Através da opção de Troca no menu do Venda Fácil, será possível realizar a troca de uma venda de forma mais prática para que já em seguida, seja realizada uma nova venda utilizando o vale gerado.


Menu Venda Fácil

Executando a Rotina

Ao acessar a página serão exibidos os tipos de busca das vendas disponíveis:

Cliente/Produto

  • Código do Produto: permite buscar a venda pelo código do produto;
  • Cliente: permite buscar pelo nome, CPF, CNPJ ou código do cliente;


Busca pelo cliente ou produto


Token

  • Token: impresso no comprovante e enviado por e-mail;



Busca pelo token

Serial

  • Serial do Produto: permite realizar a busca pelo número do serial do produto;



Busca pelo serial


Nota

  • Além do código do produto, código de barras e outros meios de busca de produto, é possível identificar os produtos também pelo código AMC, em todas as suas variações.


É possível ainda criar uma busca mais avançada em "Filtros".


Após definir os filtros e clicar em Buscar, serão exibidas as vendas disponíveis para troca.


Trocas disponíveis


Antes de efetuar a troca, é necessário inserir o motivo.

  • Tipo de reembolso: deverá selecionar como será feito o reembolso. Por padrão a opção "Vale Troca" virá selecionada. E com essa opção selecionada, quando o sistema efetuar uma troca, será gerado um vale troca como forma de ressarcir o consumidor/cliente. Caso outras opções sejam selecionadas, algumas validações serão feitas:
    • Dinheiro: Operação padrão Devolução de Venda (13) deve estar configurada corretamente;
    • PIX: Operação padrão Devolução de Venda - PIX deve estar configurada corretamente;
    • Cartão: Operação padrão Devolução de Venda - Cartão deve estar configurada corretamente;


Motivo de troca 

Ao selecionar cartão no tipo de reembolso, o sistema exibirá o seguinte aviso.



Rodapé

No menu de rodapé será possível visualizar as seguintes opções:

  • Nova Busca: acionando esta opção, o usuário poderá realizar uma nova busca de venda para a troca;
  • Trocar: nesta opção, a troca será efetivada e a nova venda poderá ser efetuada em uma outra data. Será gerada uma Nota Fiscal de Devolução ou de Entrada e o Vale com o valor da troca.
  • Trocar e Vender: com esta opção, a troca será efetuada e em seguida o usuário poderá prosseguir com uma nova venda. Na tela de pagamento, já estará selecionada a forma de Vale com o valor da troca realizada.


Nota

  • Caso a nova venda possua valor inferior ao vale gerado, será preenchido somente o valor da venda;
  • Caso a nova venda possua valor superior ao vale gerado, será necessário que o usuário selecione mais planos até que feche o valor da venda;
  • O Vale-Trocas poderá ser visualizado em Faturamento > Loja > Painel > Vale-Compras e Trocas > Listagem dos Vales Compras;
  • Caso a data de validade para a troca seja de 6 meses, mas o motivo de troca possuir um prazo de adaptação de 15 dias, o usuário somente poderá efetuar a troca do produto usando esse motivo dentro dos 15 dias especificados.
  • Na listagem dos itens disponíveis para troca serão exibidos os últimos 30 registros, listando por primeiro as últimas vendas registradas da loja logada. Além disso, não serão listados os produtos inseridos em outra troca (token utilizados).
  • No momento de inserir o motivo da troca, se o cliente estiver como Consumidor Final, será obrigatório selecionar um produto.

Devolução de Venda (Saída)

O fluxo de devolução de venda para uma saída acontecerá quando a loja tiver vendido produtos para uma cliente jurídico, que utilizará os produtos para uso da empresa. Nisto, a empresa que fez a compra decide devolver/trocar um dos produtos comprados e emite uma nota de devolução de compra. Ao retornar para a loja que fez a venda, a loja através do Troca Fácil poderá realizar a importação da nota pela Entrada XML (NF-e) como uma devolução de venda de saída. Assim a nota e os produtos serão identificados pelo sistema e a loja poderá prosseguir com a devolução/troca pelo Troca Fácil de uma maneira mais prática e fácil.

Para executar a devolução de venda, ao acessar o Troca Fácil, selecione a opção "Importar Devolução".


Tela inicial do Troca 

Será exibida a tela inicial da rotina de Entrada XML.


Entrada XML para a devolução de venda


A importação manual de uma nota poderá ser realizada clicando sobre o botão "Importar". Para importar insira a chave de acesso ou selecione o arquivo.


Inserir nota XML


Ao importar a nota, selecione-a na listagem e clique em "Finalizar".


Finalizar nota


A seguir passará pela identificação dos produtos para devolução e clique em "Avançar". 


Identificar produtos

A nota então será exibida na rotina de Troca Fácil e o usuário poderá prosseguir com a troca conforme já funciona atualmente.


Realizar troca


NOTA

  • Sobre exclusão de ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS, na Troca Fácil

    • Ao emitir a nota, caso no parâmetro "Excluir o ICMS da Base de Cálculo do PIS e COFINS na emissão dos documentos" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Obrigações Fiscais > Grupo PIS/COFINS esteja com a opção "Devolução de Vendamarcada, e a Natureza de Operação utilizada for de Devolução de Venda, o ICMS será excluído da Base de Cálculo do PÌS/COFINS desta nota;
    • Caso a opção "Entrada" esteja MARCADA, e a Natureza de Operação utilizada for de Entrada, então, o ICMS será excluído da Base de Cálculo do PÌS/COFINS;
  • Sobre exclusão de FCP da base de cálculo do PIS e COFINS, na Troca Fácil

    • Caso o parâmetro "Exclui também o FCP (Fundo de Combate a Pobreza) nas operações definidas acima" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Obrigações Fiscais > Grupo PIS/COFINS, esteja MARCADO, o FCP também será excluído da Base de Cálculo do PIS e COFINS, das notas que tenham a mesma opção marcada no parâmetro de exclusão do ICMS, citado acima;
  • Esta dedução tanto do ICMS quanto do FCP só ocorre caso o produto esteja com a CST 00, 20 e 90.
  • Caso esses parâmetros citados estejam DESMARCADOS, ao emitir nota, o ICMS e o FCP serão calculados normalmente, nessas notas emitidas.
  • A Alíquota de PIS e COFINS é obtida do Detalhamento da Configuração Tributária vinculada ao produto, e o cálculo só ocorre em empresas dos regimes Lucro Real ou Lucro Presumido. Empresas do Simples Nacional não tem esses cálculos.

Parâmetros para exclusão de ICMS e FCP, da base de cálculo de PIS e COFINS

  • Sem rótulos