A nota fiscal é um documento que tem por objetivo registrar uma transferência de propriedade sobre um bem ou atividade comercial (serviço) prestada por uma empresa ou pessoa física. Este documento fiscal comprova um ato comercial e tem a necessidade de atender às exigências do fisco. Também tem por finalidade, prestação de contas relacionadas ao recolhimento de impostos.

As notas fiscais também podem ser utilizadas em contextos mais amplos como na regularização de doações, transporte de bens, empréstimos de bens, ou prestação de serviços sem benefício financeiro à empresa emissora.

Embora o conceito de Entrada de Notas Fiscais seja único, o LinxERP possui telas distintas, conforme o tipo de "mercadoria" comercializada:

▪ Produto Acabado: Esta opção é destinada às movimentações de estoque (entrada) relacionadas aos Produtos Acabados. Geralmente, esta opção é utilizada quando a empresa adquire produtos prontos para revenda.

▪ Materiais: Esta opção destina-se às movimentações de estoque (entrada) relacionadas aos Materiais (Matéria Prima), que poderão ser comercializados ou utilizados no processo produtivo da empresa - quando a empresa possui fabricação própria. Por meio da ficha técnica de materiais e o cadastro das rotas de produção, a empresa poderá mensurar a quantidade de materiais utilizadas para cada produto fabricado, bem como controlar o estoque para que a falta de materiais não impacte na produção.

▪ Consumíveis: Esta opção destina-se às movimentações relacionadas aos consumíveis. No LinxERP, o cadastro de consumíveis permite um controle de materiais de uso e consumo caracterizados por não serem utilizados no processo produtivo em si - não são agregados fisicamente ao produto final. Estes materiais são geralmente utilizados nas atividades de apoio administrativo, comercial e operacional, por exemplo, materiais para escritório, lâmpadas para utilização nos prédios administrativos, entre outros. É importante ressaltar que, ao classificar um material como consumível, não será possível realizar o controle de estoque.

▪ Para cada operação comercial (venda, transferência, devolução ou importação de mercadorias), a empresa emite uma nota fiscal. As notas fiscais serão encaminhadas ao destinatário:

  • Quando for nota fiscal eletrônica, o envio é realizado via e-mail enquanto o DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica) acompanha a mercadoria;
  • Quando for nota fiscal (normal), a nota deve acompanhar a mercadoria.


▪ É responsabilidade do destinatário (empresa que adquiriu) a conferência da mercadoria recebida. Após a conferência, a empresa destinatária deverá realizar a entrada no estoque.Existem dois tipos de entrada:

  • Física (dos volumes) para controle de estoque e inventário;
  • Fiscal (para fins de cálculo de impostos e tributação, além dos valores de compra e venda).

Verifique no quadro a seguir, os procedimentos a serem realizados por empresas usuárias do LinxERP:

Empresas fornecedoras (que efetuam a venda)Empresas consumidoras (que efetuam a compra)
Produtos ou Materiais CadastradosCadastro de um pedido de compra
Tabelas de PreçosAprovação de um pedido de compra
Em caso de fabricação própria, ficha técnica e rota de produção cadastradasEfetivação do pedido junto ao fornecedor
Pedido de vendaConferência e Recebimento da Mercadoria
Faturamento e Expedição da mercadoriaVenda para consumidor


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