Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

Possuir um cadastro completo de seus cliente é de extrema importância, visto que ele irá impactar em várias funcionalidades do sistema. Uma dessas funcionalidades afetadas, é o Relatório de Pessoas, onde inúmeras informações poderão ser obtidas, sendo que, quanto mais atualizado e detalhado o cadastro do cliente estiver, melhor. Neste manual, você irá aprender a utilizar este recurso disponível no SetaERP.

 Dúvidas frequentes (FAQ)

Como visualizar o telefone de contato dos clientes da loja? 

Acessar o sistema no Módulo Retaguarda > Relatórios > Pessoas > 4 – Listagem completa.

> Basta alterar um ÚNICO FILTRO, qual seja “Controles Adicionais” e deixar ele como “todos”.  

> Assim, listará no relatório todos os clientes cadastrados em sua base com as respectivas informações do cadastro, inclusive o telefone.

Como gerar um relatório de aniversariantes no SetaERP?

Identifique os aniversariantes do mês e tenha acesso aos dados de contato para envio de mensagens e outras formas 

Para isso, acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Relatórios, clique sobre a opção Pessoas e selecione o modelo de relatório 03 - Listagem dos Aniversariantes.

Outra opção é acessar o SetaERP no Módulo Retaguarda, ir até o Menu Vendas e clicar sobre a opção Motor de Relacionamento, filtrando pelo dia e mês do aniversário.

Como ver quais os clientes estão inadimplentes?

R.: Passo 1: Acessar o sistema no Módulo Retaguarda > Relatórios > Pessoas > 4 – Listagem completa.

Passo 2. Dentre os filtros que irão aparecer, caso queira obter resultados de alguns clientes específicos, o relatório oferece várias opções de filtro para melhor atender sua busca.

Contudo, caso você precise ver apenas os clientes inadimplentes da sua carteira de clientes, basta alterar um ÚNICO FILTRO, qual seja “Controles Adicionais” e deixar ele como “INADIMPLENTES”.  


Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso > deixe marcado a opção 'Relatórios'


Acessar: Acesso a tela de cadastro de clientes; No Caixa Fácil libera o módulo Crediário do SETA; Impressão de ficha em branco; Impressão da ficha dos clientes, documentos e cartão do cliente; 
Modificar: Permite criar um novo cadastro de cliente ou editar um cadastro existente; Libera o acesso ao Retaguarda>Manutenção>Carteira de clientes dos vendedores
Excluir: Permite desativar um cliente (para excluir é necessário liberar o excluir do cadastro geral de pessoas)
Relatórios: Libera o acesso aos relatórios de pessoas(Retaguarda>Relatórios>Pessoas)
Alterar status: Permite alterar o status do cliente.

Funcionalidade 

Assim como nos demais relatórios são apresentadas opções de relatórios completos e resumidos. 

Lembrando que os relatórios que iniciam com numeração, ex: 1-Listagem dos Títulos a Receber são padrões (fixos) no sistema e os relatórios que iniciam com letras, ex: A-Relatório Financeiro Loja X, são customizados, ou seja, desenvolvidos e disponibilizados na base da empresa. 

Para isso, siga os passos abaixo.

Passo 01: Acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Relatórios e clique na opção Vendas

Passo 02: Na tela Relatório das Pessoas, os seguintes relatórios estarão disponíveis:

A funcionalidade de cada um deles é a seguinte:

  • 1 - Listagem Simplificada: emite um relatório simples, com apenas algumas informações, como: Nome, Telefone, celular e Atividade;

  • 2 - Listagem para Vendedores: emite um relatório voltado para o contato dos vendedores com o cliente, informações como: Nome, Cônjuge, Nº do calçado, Sexo, Status, Última Compra, Telefone, Celular, Empresa que trabalha e Telefone da Empresa;

  • 3 - Listagem dos Aniversariantes: emite um relatório voltado para o contato com o cliente referente ao seu aniversário, com as seguintes informações: Nome, Telefone, Celular, Celular 2, Atividade, Nascimento e Idade;

  • 4 - Listagem Completa: emite um relatório com os dados completos dos clientes;

  • 5 - Resumo de Clientes: emite um relatório apenas com o resumo da quantidade de clientes e seu status;

  • 6 - Análise de Comportamento dos Clientes: emite um relatório focado para análise do comportamento do cliente, com informações referentes à última compra, número de compra, valores em atraso.

  • 7 - Listagem para Exclusão do SCPC: emite um relatório com a listagem dos clientes que estão no SCPC, assim, poderá ser analisado se os mesmos podem ser reabilitados ou não.

Os menus laterais:

Do lado esquerdo da tela temos as opções dos relatórios, podendo ser:

  • 1-Visualizar ou ALT + 1: possibilitará a visualização do relatório em tela, na parte superior terão algumas ferramentas que poderão ser utilizadas:
    • 1 e 2: caso o relatório possua mais de uma página as setas poderão ser utilizadas para ir para a próxima página e voltar para página anterior;
    • 3 e 4: essas setas irão ir para a última página e voltarão para a primeira;
    • 5: permitirá escolher o número da página que deseja visualizar;
    • 6: nesta opção poderá aumentar ou diminuir o zoom;
    • 7: para sair do relatório bastará pressionar a tecla Esc no teclado ou clicar neste botão;
    • 8: o relatório poderá ser impresso clicando neste botão; 


  • Ao clicar em Visualizar será aberto uma nova tela que possibilita você ter visões personalizadas do Relatório.

  • Caso queira manter o relatório padrão, clique novamente no botão Visualizar;
  • Caso queira visualizar no seu navegador, clique em Visualizar Web;
  • Caso queira realizar a Impressão, clique em 3-Imprimir;
  • Caso queira tornar esse relatório muito importante clique em 5-Definir como Favorito;
  • Caso queira personalizar o relatório como por exemplo, escolher coluna, definir agrupamentos (soma, média, maior ou menor valor) clique em 6-Personalizar;
  • Caso queira sair dessa tela, clique em 7-Fechar.

  • Há também uma caixa de seleção que ao ser marcada pode desabilitar alternância de cores nas linhas do relatório na visualização web.

  • Na tela de visões personalizadas do Relatório clique em Visualizar para ver o relatório padrão.

2 – IMPRIMIR ou ALT + 2: abrirá a tela para seleção da impressora desejada, e caso tenha impressora PDF instalada no computador o arquivo poderá ser salvo em PDF.  

3 - IMPRESSORA: Permite definir uma impressora instalado no computador como padrão.

4 – ETIQUETAS: esta opção fica habilitada em relatórios relacionados a clientes e produtos, para que seja geradas as etiquetas de endereços ou de produtos.

5 – E-MAIL ou ALT + 4: caso tenha envio de e-mail cadastrado no sistema, o relatório poderá ser enviado para o e-mail desejado.  

6 – EXCEL: gerará um arquivo em Excel que poderá ser salvo na pasta escolhida.  

7 - Exportar.CSV: gerará um arquivo em csv que poderá ser salvo na pasta escolhida.  

-L - Desfazer Filtros: Caso tenha um ou mais filtros selecionados no check-box dentro da seção Totalizar Por ou Informações sobre os Produtos e clicar nesse botão, será desfeito todos os filtros e mantido apenas o tipo da operação - VENDA DE MERCADORIAS e Data da Venda a partir do dia 1º de cada mês até a data do acesso.

E – EDITAR ou ALT + 7: é utilizado pela equipe Seta para realizar customizações de relatórios.  

A – AJUDA ou ALT + 8: é uma ferramenta muita importante que auxilia futuras consultas, pois é um campo livre, no qual o usuário pode inserir anotações que considera importantes, como por exemplo, qual filtro normalmente utiliza, para que utiliza o relatório e assim todos os usuários que tem acesso ao relatório podem consultar estas anotações.  

0 – FECHAR, ALT + 0 ou ESC: será utilizado para fechar a tela de consulta de relatório.  

Totalizadores

Os checkboxs do lado, são os totalizadores e só poderá ser escolhido um, pois a variável escolhida que totalizará o relatório. Dependendo da escolha do relatório, 1-Listagem Simplificada, 2-Listagem Para Vendedores, 3-Listagem dos Aniversariantes... pode estar habilitado todos os filtrou ou apenas alguns, além de mudar o nome do filtro. 

Por exemplo, no relatório 5- Resumo de Clientes fica habilitado apenas o Vínculo e Status.

Os relatórios 1, 2, 3, 4 e 7 ficam os filtros: Vínculo, Nome, Apelido/Nome Fantasia, Cidade, Bairro, Endereço, Vendedor, Atividade, Convênio, Data da Última Compra, Aniversário(Dia/Mês), Tamanho que Calça/Veste, Sexo, Controles Adicionais, Origem, Status, Empresa e Complemento do Status.

Agora o relatório 6 - Análise de Comportamento dos Clientes é possível visualizar nos filtros no lugar do Tamanho que Calça/Veste o campo Nº de Compras.



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