1 Introdução
O Shell Box é um aplicativo para Smartphones com os sistemas operacionais Android e iOS, o qual permite ao cliente realizar o pagamento do abastecimento no próprio Smartphone, proporcionando assim maior agilidade no atendimento e reduzindo as filas nos caixas.
Por meio da integração do Shell Box com o AutoSystem, é possível identificar os abastecimentos pagos pelo aplicativo, efetuar sua baixa utilizando a forma de pagamento previamente configurada, e armazenar o número de autorização para futura conciliação dos pagamentos.
2 Pré-Requisitos
Para utilizar o Shell Box integrado o estabelecimento deve possuir:
- Loja da Raízen;
- Código IBM ativo;
- Código do PDV;
- Conexão com a internet.
3 Configurações
Para o correto funcionamento da integração, são necessárias algumas configurações que serão vistas logo mais.
3.1 Configuração da Estação
Acessar no módulo Configuração da Estação (config_local.exe) a guia Shell Box e inserir o código da estação, encontrado na placa da Shell localizada na estação, contendo 6 dígitos.
Para concluir clicar em Salvar.
3.2 Configuração do Módulo
Acessar no módulo Gerencial o menu Configurações > Módulos > Raízen > Configuração e informar o código Shell Box, o qual é fornecido pela própria Raízen.
Informações
Para pagamento no App com dinheiro, será necessário que a flag Cash esteja selecionada.
Para concluir clicar em Salvar.
3.3 Cadastro de Conta no Plano de Contas
Acessar no módulo Gerencial o menu Cadastros > Plano de Contas > Ativo > Valores a Receber > Novo, e criar a conta Shellbox.
Informar o Nome da conta e selecionar o tipo Contas a receber. Na guia Opções marcar as opções Aceitar lançamentos, Controlar pendências e selecionar o tipo de controle Controlar credito por pendência.
Para concluir clicar em Confirmar.
3.4 Cadastro de Motivo de Movimentação
Acessar no módulo Gerencial o menu Cadastros > Motivos de Movimentação > Novo, e criar o motivo de movimentação Shell Box e Baixa de Pendência Shell Box.
Informar o Nome, a Conta a debitar (que deve ser a conta criada anteriormente no plano de contas), a Conta a creditar (que deve ser a conta Pontos de Venda), o Tipo de movimento (que deve ser selecionada a opção Forma de Pagamento nos dois campos), e na guia Informações > subguia Informações selecionar Shell Box em Informações adicionais, e Outros para Tipo de pagamento NF-e/NFC-e e CF-e.
Para concluir clicar em Salvar.
Informar o Nome, a Conta a debitar (que deve ser a conta de Bancos), a Conta a creditar (que deve ser a conta criada anteriormente no plano de contas), o Tipo de movimento (que deve ser selecionada a opção Baixa de Pendência e Forma Baixa)
Para concluir clicar em Salvar.
4 Funcionalidades
Ao acessar o módulo Caixa e realizar uma venda cuja forma de pagamento seja Shell Box, será apresentado na tela a seguinte mensagem:
No App ShellBox. Selecione Pague pelo App e informe o código PDV (encontrado na placa da Shell localizada na estação, contendo 6 dígitos).
Confirmar os produtos e os valores na tela do APP e clicar no botão Finalizar.
Ao final do processo da venda, será impresso um comprovante para que o estabelecimento tenha um controle das transações com Shell Box. Este comprovante é a via do estabelecimento.
Para agilizar a finalização da venda cuja forma de pagamento seja Shell Box, basta utilizar a tecla de atalho S com a venda em aberto, que esta será automaticamente finalizada.
Cabe ressaltar que caso a tecla S seja pressionada com o caixa livre, será emitido o Demonstrativo de Cupom Fiscal, e a tecla Z exibe a tela de pré-vendas com abastecimentos pagos via aplicativo Shell Box, como mostra a tela de ajuda acessada por meio da tecla F1:
4.1 Recebimento Shell Box
Este processo tem como objetivo possibilitar que o estabelecimento controle as transações Shell Box que já foram recebidas do fornecedor, e realize a baixa no sistema, permitindo saber o que tem em aberto. Para isso, acessar no módulo Gerencial o menu Financeiro > Contas a Receber > Contas a Receber, selecionar a conta Shell Box e os demais parâmetros para filtrar os lançamentos a serem baixados.
Selecionar os lançamentos recebidos e baixar, informando a conta onde foram recebidos os valores referente aos títulos.
Ao clicar em Confirmar o sistema realizará a baixa das pendências.
4.2 Pagamento em Dinheiro
Para utilizar esta nova modalidade de pagamento, o AutoSystem deve estar atualizado na versão 3.3.1.68 ou superior.
Após inserir os itens da venda no PDV, o operador deve selecionar a forma de pagamento Shell Box cadastrada para o estabelecimento e Confirmar - F5. O sistema aguardará a conferência da autorização de pagamento em seguida:
O fluxo da operação pode mudar conforme a opção do cliente para o pagamento, que pode ser com ou sem o desconto gerado no App Shell Box.
4.2.1 Pagamento em Dinheiro e Sem Desconto
O cliente deverá selecionar a forma de pagamento Dinheiro e informar o código do PDV para iniciar. Em seguida, são apresentados os itens adicionados na venda e o cliente confirma o pagamento:
Ao selecionar a opção Finalizar para confirmar o pagamento, o app aguardará a conclusão da venda no PDV AutoSystem:
O PDV recebe então a confirmação do pagamento e apresenta a tela para que seja confirmada a operação e selecionada a forma de pagamento a ser realizada pelo cliente. Mesmo selecionando dinheiro no app, no PDV o operador pode selecionar qualquer forma que o cliente desejar:
Ao Confirmar, será apresentada a tela na qual deverá ser selecionada a forma de pagamento que realmente foi utilizada no PDV do AutoSystem. Após a aprovação da nota fiscal no PDV, a venda é confirmada no App Shell Box.
O processo terá ocorrido com sucesso através das mensagens abaixo confirmando a operação:
4.2.2 Pagamento em Dinheiro e com desconto
O cliente deve ter no app um cupom de desconto válido para que o PDV do AutoSystem receba este valor. Segue abaixo um exemplo do desconto gerado no app Shell Box:
Após iniciar a venda no PDV do AutoSystem, selecionar a forma de pagamento Shell Box e confirmar.
No app, o cliente deverá selecionar a forma de pagamento Dinheiro e informar o código do PDV para iniciar o pagamento:
Ao selecionar a opção Finalizar para confirmar o pagamento, o app aguardará a conclusão da venda no PDV AutoSystem:
O PDV recebe então a confirmação do pagamento e apresenta a tela para que seja confirmada a operação e selecionada a forma de pagamento a ser realizada pelo cliente. Mesmo selecionando dinheiro no app, no PDV o operador pode selecionar qualquer forma que o cliente desejar.
Em seguida será apresentado um resumo dos pagamentos, considerando valor de produto e desconto embutido:
Após a aprovação da nota fiscal no PDV, a venda é confirmada no app Shell Box:
O processo terá ocorrido com sucesso através das mensagens abaixo confirmando a operação:
Quando o valor do desconto é igual ou maior do que o valor da venda, a forma de pagamento será somente a forma Shell Box com o valor de 100% do valor da venda, e o cliente tem 100% da venda bonificada. Caso o valor do desconto seja maior que o valor da venda, o app utiliza todo o voucher, não restando saldo.
5 Fluxo de Integração Shell Box X AutoSystem
O fluxo de funcionamento da integração Shell Box X AutoSystem ocorre da seguinte forma:
Ao realizar uma venda cuja forma de pagamento seja Shell Box, o PDV fará o envio dos dados para a nuvem Linx (1). Esta por sua vez fará o envio para a nuvem Raízen (2). O cliente informa o código PDV no App do Shell Box e após a confirmação do pagamento, o App envia a informação para a nuvem Raízen (3), que repassa para a nuvem Linx (4), e esta repassa para o PDV.