Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Atual »

Sumário

1. Conceito

Os relatórios de Vendas Realizadas passam a considerar valores de produtos comercializados no estabelecimento e também o custo das mercadorias. 

1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.

2. Premissas

Para acessar as vendas realizadas é necessário que o usuário tenha acesso ao menu de Matriz no Retaguarda.


3. Relatório Vendas Realizadas

3.1 Funcionalidades

Este relatório possui a funcionalidade de Multempresa, ou seja, é possível gerar o relatório de uma, todas ou por seleção dos Estabelecimentos que compõem a estrutura da Empresa.

Quando o tipo de relatório selecionado for Sintético, as colunas Part. Total Vendas (%) e Part. Margem Contrib. (%) foram respectivamente renomeadas para Participação Total Vendas (%) e Participação Margem Contribuição (%) e Custo das Mercadorias Vendidas que terá seu conteúdo gerado com base na fórmula de cálculo: cmv=ei+c-ef

Onde:

  • cmv é o custo da mercadoria vendida;
  • ei é o valor do estoque no início do período que é calculado multiplicando-se a quantidade dos itens em estoque no início do período da consulta pelo seu custo médio;
  • c é o valor de compras efetuadas no período;

ef é o valor do estoque ao término do período que é calculado multiplicando-se a quantidade dos itens em estoque ao final do período da consulta pelo seu custo médio.

Na consulta do relatório em modo sintético será apresentado o valor total conforme agrupamento escolhido (Grupo, Subgrupo, Artigo, etc.) e no relatório em modo analítico será apresentado o valor por produto, na coluna nos relatórios chamada "Custo ingredientes" que terá seu conteúdo baseado na composição do custo dos produtos.

O cálculo da Margem de Contribuição foi ajustado para que passe a descontar os Custos dos IngredientesNa coluna nos relatórios chamada Valor Rebate que apresentará o valor de rebate acumulado por agrupamento no caso das consultas sintéticas ou por produto no caso de consulta analítica. Se no período da consulta efetuada não tiverem sido comercializados com rebate, os valores apresentados estarão zerados.

Nas colunas chamadas Margem com Rebate(R$) e Margem com Rebate (%). A Margem com Rebate(R$) será composta pela soma das colunas Margem de Contribuição (R$) e Valor Rebate e a Margem com Rebate(%) será calculada com base no valor monetário desta nova coluna em relação ao valor de vendas líquidas, mantendo a regra já existente nos relatórios.

Para todos os novos campos citados até agora foram adicionadas opções com o mesmo nome do campo no filtro Ordenar por das Opções Avançadas para que seja possível ordenar o resultado da pesquisa conforme o campo desejado. 

Campos de totalização: 

  • Custo Ingredientes  – somatório dos custos de produtos.
  • Total de Rebates – somatório do valor de rebate.
  • Marg. com Rebates / Total de Vendas (%) – percentual de quanto a margem com rebate representa do total de vendas líquidas.
  • Margem com Rebates – somatório monetário da margem de contribuição com rebate de todos os produtos do relatório.

Estes campos são apresentados tanto em modo analítico quanto sintético. Além disso, os campos totalizadores Custo das Mercadorias Vendidas,  Margem de Contribuição (R$), Total Combustíveis Líquidos (Volume) Total Combustíveis (R$), devem ser apresentados sempre, independentemente se a opção de relatório escolhida for analítica ou sintética.

A visualização do campo totalizador Total de PIS/COFINS (R$) está condicionado somente à marcação da caixa de seleção Considerar PIS/COFINS no cálculo da Margem de Contribuição, não dependendo mais do tipo de relatório escolhido.

As definições de apresentação e formatação são válidas para a visualização em tela, para a versão de impressão e para a geração do arquivo do Excel.
A seguir, imagens exemplificando como ficou o relatório Vendas Realizadas:

3.2 Acesso e Aplicação

  • Para isso, acessar no Retaguarda o menu MATRIZ -> VENDAS - REALIZADAS;
  • Selecione os campos desejados contidos no quadrante "Filtros" e "Opções Avançadas";
  • Seleção de Estabelecimentos por padrão o sistema carrega "todos" os estabelecimento selecionados. É possível fazer a seleção somente dos estabelecimentos que quer gerar o relatório clicando em () (ex. 05 selecionados):
    • Na janela em "Estabelecimentos Selecionados" é possível desmarcar um ou mais, lembrando que pelo menos um deve ser mantido;
    • Clique em Salvar () e Fechar ();
    • Verifique no Filtro a quantidade selecionada ()(ex. 02 selecionados):







  • Sem rótulos