A Busca Personalizada é diferente e não existe uma, mas diversas formas de usar.

Vamos explicar como funciona a estratégia de Impulso.

Experimente customizar a ordenação dos resultados de busca.

A funcionalidade de Promovidos volta e meia aparece nas soluções da Suíte de Personalização e o objetivo é sempre o mesmo: dar ao lojista a possibilidade de favorecer a exibição de determinados produtos no site.

Nessa modalidade de Promovidos você vai dar um empurrãozinho nos produtos que escolher, melhorando a posição deles dentro dos resultados de busca. Então, vamos dizer que cadastrou um Impulso para o Shampoo Restaurador Y.

A partir de agora, sempre que um usuário do site fizer uma busca que retorne o Shampoo Restaurador Y, vamos melhorar o ranking do produto e ganhar mais visibilidade. Sem o incentivo, talvez o shampoo aparecesse lá atrás nos resultados da busca, mas agora ele subirá de posição.

Então vou empurrar o produto lá para cima sempre?

Não. Muita calma nesta hora. Se o que quer é garantir que o produto apareça entre as primeiras posições, a estratégia de Destaque da Promovidos é a mais apropriada para você.

Com a estratégia de Impulso, o que acontece é que o ranking do produto melhora, mas não é possível dizer exatamente quantas posições aquele produto subirá por conta disso. Isso porque, como sabe, o ecommerce é um organismo vivo e dinâmico, que está mudando a todo instante conforme acontecem compras, cliques e mudanças de catálogo. Então, a subida do Shampoo Restaurador Y depende também do ranking de todos os produtos que estão à volta dele – e isso muda o tempo todo e para cada termo de busca digitado.

Comparando com as outras opções de Promovidos, encare o Impulso como uma forma mais sutil e mais abrangente de melhorar a relevância de um produto. Mais abrangente porque, diferente do que fazem as estratégias de Destaque, a melhoria aqui vale para qualquer busca que traga o produto selecionado entre seus resultados.

Como se configura o tal do impulso?

No exemplo de cima falamos de um único produto, o Shampoo Restaurador Y, mas, na verdade você pode configurar um Impulso para vários produtos simultaneamente.

  • Acesse o admin da Busca Personalizada e lá dentro busque pela seção Promovidos, no menu lateral. 

É dentro dessa área que irá gerenciar as diferentes campanhas de Promovidos (sejam elas por Impulso ou Destaque). Mas agora, o que queremos é criar uma Promovidos do tipo Impulso.

Chegou a hora de escolher a estratégia de Promovido. Pra essa explicação, nomeie o projeto, selecione o segundo tipo de Promovido (Impulso) e clique em Próximo.

E agora chega o momento mágico! Deverá nos dizer quais produtos quer favorecer através da nossa feature. Existem três formas diferentes de fazer essa seleção de produtos, olha só:

Feito! Para concluir o processo, você poderá escolher datas de início e término para o Impulso começar a agir ou se estiver com pressa, pode ligar a funcionalidade desde já.

Entendido como funciona, já está pronto para usar à vontade essa estratégia da Promovidos. Mas não para por aí, já que existem outras duas maneiras de evidenciar produtos para os usuários do site, cada uma adequada a diferentes estratégias.

PROMOVIDOS VIA DESTAQUE - pode fixar seu produto ou categoria nas primeiras posições de um resultado de busca para um termo específico. Ex.: se o cliente buscar por “Trilha” ou “Impermeável”, sempre exibir as botas da marca N entre as primeiras posições.

PROMOVIDOS VIA DESTAQUE NO AUTOCOMPLETE – pode destacar produtos específicos no campo de Autocomplete da Busca, definindo que termos de busca terão que produtos em evidência.

Aprendeu direitinho? Então comece agora a promover os produtos mais estratégicos