Pedido de compra
Introdução
O pedido de compra é utilizado para o franqueador fazer as compras das lojas, agindo como um intermediário entre fornecedor e o franqueado. O franqueador negocia com o fornecedor com um poder de barganha maior que apenas uma loja da rede.
Importante
Em algumas franquias não é utilizado esse módulo, pois o franqueado faz o pedido diretamente ao fornecedor e lança ou importa a entrada da nota fiscal no Degust ao receber a mercadoria.
Já em algumas franquias, o franqueado lança o pedido de compra para o franqueador que envia ao fornecedor vários pedidos juntos. Em seguida, o franqueado lança ou importa a nota fiscal de entrada ao receber a mercadoria.
Visão da loja (franqueado)
Para fazer o pedido de compra acesse “Estoque > Pedido de compra”.
Serão exibidos os filtros e o botão consultar para encontrar pedidos já lançados.
Para lançar um pedido novo de Compra, clique em "Novo Cadastro".
No campo “Pedido” não é necessário incluir nenhuma informação. Informe o fornecedor, o tipo de pedido, adicione uma observação no campo "Observação Franqueado (Loja) se desejar e clique em “Salvar” para habilitar o campo de inclusão de itens.
Adicione os itens desejados selecionando-os no campo “Item”, selecione a unidade de compra e quantidade e clique em “Adicionar”. Caso necessário, repita o mesmo processo para adicionar mais itens no pedido de compra.
Observação
O campo "Observação Franqueado (rede)" é utilizado pela franqueadora para enviar alguma informação do pedido à loja, caso seja necessário.
Após lançar todos os itens desejados, clique em "Fechar Pedido." Nesse momento o pedido já pode ser visualizado na visão da Franqueadora e não será possível editá-lo.
Porém se desejar o franqueado pode incluir informações no campo “Observação Franqueado” após fechar o pedido (essa informação fica disponível para o franqueador).
Visão do franqueador
Na visão da Franqueadora, os pedidos realizados ficarão no módulo ESTOQUE > PEDIDO DE COMPRA
Nessa tela a franqueadora pode consultar os pedidos e também editar, podendo incluir observações se for necessário e clicar em "Salvar", conforme imagens abaixo:
Por último, o Franqueador seleciona o pedido na tela de consulta e clica em "Efetivar"
Será exibido a janela com o e-mail do fornecedor no qual o pedido de compra será enviado. Verifique o e-mail e clique em “Confirmar”. Nesse momento o fornecedor receberá um e-mail com o pedido. Obs.: O botão “Concluir” muda a situação do pedido para “Concluído” sem enviar o e-mail ao fornecedor.
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1 comentário
Anônimo
Se o franqueado errar alguma informação de um único item no pedido, ele pode excluir o item em questão para lançar novamente?