Conceito

Documento tem por objetivo auxiliar os clientes EMSys, referente ao mês de março solucionar ERRO do arquivo EFD ICMS/IPI.

Neste mês a Receita federal exige o Registro BLOCO H, obrigatório para todos clientes, sendo aqueles que envia mensalmente ou trimestralmente.

Resolução do ERRO

Erro que pode ser encontrado quando gerar o EFD ICMS/IPI sem selecionar o BLOCO H.

OBSERVAÇÃO

Qualquer duvida sobre a data do inventario acionar o seu contador.


Para solução deste ERRO, é preciso gerar novamente o arquivo.

1ºPasso.


Identificar se o livro de inventario esta gerado ou não. Como eu faço isso?

Acessar entrar Movimento de Livro Fiscal

Procurar o Livro - Inventario, do mês de acordo que precisa ser levado para o EFD ICMS/IPI.


Caso esteja gerado, basta selecionar a FLAG de acordo com o mês da data do inventario.

2ºPasso.

Foi identificado que não esta gerado o Livro - Inventario, de acordo com o mês que eu preciso. Faça a geração do Livro e depois selecionar durante a geração do arquivo, como mostra na imagem acima.

CASO NÃO CONSIGA ENCONTRAR O INVENTARIO NO PERIODO CORRETO, BASTA PREENCHER NOVAMENTE , PARA O SISTEMA FAZER A BUSCA DO LIVRO QUE FOI GERADO.


Assim que realizar este processo e importar no validador, o erro será eliminado.

Gerar o Livro de Inventario


Acessar entrar Movimento de Livro Fiscal


Informar a Competência (Mês/Ano), selecionar o livro.

Clicar em 


ATENÇÃO

Caso aperte incluir o livro e não tiver selecionado nenhum, irá aparecer o ERRO.

Somente selecionar e Clicar em incluir novamente.

O sistema irá apresentar algumas opções para selecionar "SIM" ou "NÃO".



OBSERVAÇÃO

As opções vai de acordo com o seu contador.



Veja abaixo algumas opções que iram aparecer.

Primeira

Esta opção é preciso selecionar "SIM", para gerar o Livro.

Segunda

Esta opção vai de acordo com a necessidade do arquivo.

Terceira

Cliente decide se precisa ter as informações no arquivo daqueles almoxarifado que está desativado.

Quarta

Opção que precisa selecionar "SIM", para sistema buscar as informações e formar o Livro.

Quinta

Opção no qual o Cliente irá definir, se precisa ou não das informações dos almoxarifados que estão com o Estoque Zerados.


Informações sobre o BLOCO H

Para acessar todas informações sobre o Arquivo EFD.

ATENÇÃO

Obrigatório informações do BLOCO H ("Inventario").

Link do manual EFD ICMS : Clique aqui

Outra opção de acesso PDF abaixo.


"Contribuinte que apresente inventário com periodicidade anual ou trimestral, caso apresente o inventário de 31/12 na
EFD ICMS IPI de dezembro ou janeiro, deve repetir a informação na escrituração de fevereiro."

"O inventário deverá ser apresentado no arquivo da EFD-ICMS/IPI até o segundo mês subsequente ao evento.
Exemplo: Inventário realizado em 31/12/08 deverá ser apresentado na EFD-ICMS/IPI de período de referência fevereiro de
2009."

O Bloco H do SPED Fiscal tem o objetivo de informar o inventário fixo do estabelecimento, com as informações de valores e também de itens armazenados. Ou seja, ele informa detalhadamente todos os produtos e suas especificações existentes no estabelecimento no dia do balanço, para efeito de imposto de renda. 

O bloco é formado por cinco registros, que são:

  • REGISTRO H001: Abertura do Bloco H.

Contém a informação de abertura do bloco, dizendo se há registros de informações. 

  • REGISTRO H005: Totais do inventário. 

Contém a informação dos valores totais do inventário e o motivo na data criada.

  • REGISTRO H010: Inventário

Contém o detalhamento dos itens que compõem o inventário presente no H005. Como código, descrição, unidade de medida, quantidade em estoque, valor unitário e total do item. E é nele que é informado quando o produto está em posse de terceiros. Ou seja, precisa ter bastante nas informações desse campo.

  • REGISTRO H020: Informações complementares do inventário.

Contém o detalhamento tributário do ICMS de cada item do inventário, ou seja, qual o CST/ICMS do produto e qual o valor de ICMS embutido. 

  • REGISTRO H990: Encerramento do Bloco H.

Contém a informação de encerramento do bloco com as quantidades de linhas (registros) existentes. 

O Bloco H só precisa ser entregue em algumas situações. O que justifica também o motivo informado no Registro H005. São elas:

– No final do período: Quando se trata do estoque final mensal ou de outro período. É destinado à empresas que possuem a obrigação de informar inventário periódico ou que queira apresentar espontaneamente. 

– Mudança de forma de tributação de mercadoria (ICMS): É exigido pela legislação ou por regime especial quando tem alguma alteração na forma de tributação da mercadoria.

– Interrupção ou pausa: É informado quando ocorre baixa cadastral, paralisação temporária ou outras situações. 

– Alteração de regime de pagamento – condição do contribuinte: Quando tem mudança na condição e alteração no regime de pagamento. Exemplo, quando é alterado de Normal para Simples Nacional.

– Por determinação da Receita Federal: Quando é determinado o envio pelo Fisco devido à alguma solicitação específica de fiscalização. 

Quando deve ser entregue o Bloco H no SPED Fiscal?

O inventário realizado no final do exercício deve ser entregue até, no máximo, no segundo mês subsequente ao evento. Portanto, o inventário de 31 de Dezembro deve ser entregue até o final de Fevereiro. A não ser pelas outras situações que ele pode ser solicitado ou por legislações mais específicas. Por isso, é bom está sempre em contato com o contador ou com a Receita Federal quais são os prazos em cada caso. 

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