Aqui você vai encontrar:


O que é a ferramenta? 

Cartão fidelidade é um módulo adicional do Seta utilizado para fidelizar clientes convertendo pontos conquistados a cada compra realizada em um determinado valor, podendo ser configurado se deseja utilizar a modalidade de descontos na venda ou crédito na forma de pagamento. O recurso possui parâmetros que definem além do tipo de conversão, seus valores, validade e pontuação mínima para uso. Iremos configurar o recurso e demonstrar o seu uso.

Dúvidas frequentes (FAQ)

Programa de Fidelidade é uma ferramenta paga?

Sim. É uma ferramenta paga. Acesse o Retaguarda, SetaStore, clique no menu lateral Vendas, encontre 'Programa Fidelidade'. 

Clique no botão 'Tenho Interesse' e informe o Contato, Telefone, E-mail.

Posso ter mais uma configuração de cartão de fidelidade criada no sistema?

R.: Sim. Pode realizar uma configuração para cada uma das suas lojas. 

As vendas consignadas também pontuam no cartão fidelidade?

R.: Não. Somente vendas efetivadas. 


Vendas Realizadas com pagamento em Pix também pontuam? 

R.: Sim. Basta determinar a quantidade de pontos na tela de configuração.

Manual de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Além disso, para algum Funcionário da loja ter acesso a essa tela e também poder visualizar os pontos gerados, é necessário ativar as permissões de acesso. Para ativar a um grupo de usuários em específico vá até Módulo Retaguarda > Configurações > Permissões de Acesso > encontre o módulo 'Cartão Fidelidade'

  • Acessar: Permite o grupo de usuários consultar a pontuação do cartão fidelidade 
  • Modificar: Permite ao grupo de usuários fazer a inclusão manual de ponto
  • Excluir: Permite ao grupo de usuários cancelar pontos 
  • Relatórios: Permite ao grupo de usuário visualizar os relatórios

Encontre um módulo Cartão Fidelidade (Configurações)

Acessar: Acesso a tela de configurações do cartão fidelidade Obs: para que seja possível configurar é preciso inserir a configuração em branco via banco de dados.

Funcionalidade

Após Logar no SETA a ferramenta já estará ativa no Sistema. Basta ir no Módulo Retaguarda > Configurações > Cartão Fidelidade. A tela de configuração dos parâmetros irá abrir dessa forma:

Regras Gerais

Esse é o código da config que será editada, após a conclusão a mesma deverá ser selecionada para uso no cadastro da empresa que se encontra Retaguarda -> Cadastros→ Empresas → opção: Config Fidelidade
 
{}IMPORTANTE{*}: Caso ao tentar acessar a tela dos parâmetros do Cartão Fidelidade e aparecer bloqueada, repita o processo anterior pois as configurações não foram ativadas corretamente. 
1. Utiliza a pontuação como desconto na venda: Essa opção terá duas funcionalidades:    
-> OPÇÃO MARCADA: Se essa opção ficar marcada, com essa opção setada será utilizada a pontuação como desconto na venda no módulo Caixa. Portanto, o desconto na finalização da venda de um cliente que possui pontos será aplicado automaticamente de acordo com os parâmetros informados nessa tela, ou seja, o SETA aplicará o desconto automático não sendo possível definir o valor desejado a ser utilizado e a Forma de Pagamento Cartão Fidelidade não ficará ativa na finalização da venda.
-> OPÇÃO DESMARCADA: Se a opção ficar desmarcada a Forma de pagamento Cartão Fidelidade ficará ativa na finalização da venda sendo possível escolher o valor desejado de desconto que se deseja conceder ao cliente de acordo com as configurações dessa tela e também a pontuação disponível.
2. Na devolução, estorna o valor em formas de pontos: Essa opção terá duas funcionalidades:  
-> OPÇÃO MARCADA: Com essa opção marcada, caso ocorra de uma devolução ser vinculada a venda os pontos gerados nessa serão estornados. Quando o cliente utiliza a pontuação na venda e posteriormente devolve os produtos essa pontuação utilizada pode ser também devolvida caso essa opção esteja marcada.
-> OPÇÃO DESMARCADA: Se essa opção estiver marcada, quando um cliente vir devolver uma mercadoria na loja, o crédito que será gerado pela devolução será na verdade convertido em pontos para ser utilizado pelo cliente em outra venda nas regras do cartão fidelidade.
3. Vendas com qualquer tipo de desconto não pontuam: Caso o parâmetro acima esteja setado as vendas que já tenham qualquer tipo de desconto não irão pontuar para o fidelidade. 
4. Numero de dias para expirar os pontos:  É o campo referente a validades dos pontos. Caso informe um número nesse campo, após passar esse prazo os pontos não serão mais disponibilizados para serem utilizados em novas vendas. 
5. Número de dias que pode começar a utilizar os pontos :  No processo de fidelização muitas vezes o lojista não deseja que os pontos sejam utilizados no mesmo dia, para que o cliente retorne à loja em outra oportunidade com isso neste campo você irá definir a quantidade de dias que os pontos gerados ficam aptos a serem utilizados. Ao informar um número de dias nesse campo quer dizer que será a carência para começar a utilizar os pontos como forma de pagamento nas vendas. Quantos dias após os pontos serem gerados o cliente poderá começar a utilizá-los para ganhar descontos na venda. 
6. Percentual sobre a venda para utilizar a pontuação : Qual o percentual (%), que o cliente poderá utilizar para pagar sua mercadoria com pontos de fidelidade, neste campo você limita até qual valor pode -se usar pontuação, ou seja, o percentual informado aqui será o máximo que pode ser utilizado no pagamento(desconto) de uma venda, o restante o cliente deverá realizar o pagamento de outra forma. Portanto, quantos por cento da venda pode ser paga através da pontuação do cartão fidelidade.
7. Valor do ponto para realizar a venda: Valor em Reais de cada ponto que é gerado para ser descontado na venda, ou seja, nesse campo deve ser informado em dinheiro, que cada ponto do cartão fidelidade terá na realização das vendas. Quanto em R$ vale o seu ponto, partindo do entendimento que os pontos são convertidos em R$, qual será o valor dessa conversão. Por exemplo, o ponto vale R$0,05, se o cliente tem 100 pontos... ele vai ter 5 reais de desconto do cartão fidelidade disponíveis para uso na próxima compra. 100* 0,05 = 5.
8. Valor mínimo de Pontos a ser utilizado: Quantidade mínima de pontos necessário para ser utilizado em uma venda , ou seja, Só poderá começar a usar os pontos quando atingir um número mínimo. Exemplo: Cliente só poderá usar os seus pontos se ele acumular no mínimo 100 pontos.
Exemplo de configuração de pontos: Valor do ponto para ser gerado na venda: R$ 1,00
No exemplo de configuração,  informamos que o valor de cada ponto é R$ 1,00, esse valor será o multiplicador dos pontos. Sendo assim, no exemplo de uma venda de R$100,00 paga em dinheiro o sistema fará o seguinte cálculo: R$100,00 = 100 (pontos) x R$ 1,00 (valor do ponto) = R$ 100,00 Este será o valor que o cliente poderá usufruir em forma de desconto para uma próxima compra na loja (Obs.: Normalmente o valor do ponto configurado nos clientes é de apenas R$ 0,05 a R$ 0,10).

Regras para a Geração dos Pontos


Dias de Tolerância no Atraso de Títulos a Receber: Quando algum título de cliente é recebido (Ex: Crediário) também são gerados pontos no entanto se esse título estiver atrasado em X dias é possível informar nesse parâmetro para não gerar pontos. Exemplo: Título vencido acima de 10 dias não gera ponto.

No Grid temos a conversão para cada tipo de documento

O valor em R$ do Ponto é definido pelo lojista de acordo com a política de fidelização que ele deseja aplicar em sua Loja temos na nossa imagem de exemplo 1 ponto a cada R$1,00 em dinheiro e R$2,00 no cheque, já utilizando cartões o cliente ganha 2 pontos por cada R$1,00. Para vendas nos crediários (vendas a prazo), é possível gerar os pontos de 2 maneiras: • na hora da venda, Venda no crediário,  • ou no recebimento, Recebimento de crediário.  Defina esta regra com cliente e cuidado para não acabar pontuando vendas a prazo 2 vezes. Clique em Ok para salvar as opções definidas. 
Se estiver em uma base com várias empresas e cada empresa possuir regras diferentes para Cartão Fidelidade, utilize o botão clonar e edite as informações para cada configuração.

Clonar uma config 

Acesse o retaguarda >  configurações > cartão fidelidade, clique no menu lateral 'Clonar Config

Depois que confirmar a mensagem irá aparecer uma nova conf 

  • Sem rótulos