Com o intuito de disponibilizar as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Softpharma, que foram aplicadas ao Release 200.830, através deste informativo vamos abordar sobre a Integração com o LGPData.
Maiores informações referentes a esta inovação e as demais, serão detalhadas neste documento com a finalidade de trazer maior credibilidade e garantir a excelência dos processos administrativos da sua farmácia.
Integração LGPData
O LGPData é um produto destinado ao gerenciamento de termos de aceite do LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tendo como um dos principais recursos armazenar os termos de aceite dos clientes. O consumidor possui a opção de acessar este portal realizando a leitura e aceito do termo. Ao integrar com este produto, o Linx Softpharma fará a verificação do status de consentimento de termo do cliente. Ao realizar um venda, conforme as configurações para o cliente e o status do termo poderá: continuar a venda, opção de solicitar o consentimento, bloquear a venda.
Produto LGPData
Esta funcionalidade somente estará disponível para as lojas que possuírem o Produto LGPData liberado. Caso tenha interesse em adquirir este produto, entre em contato com o setor Comercial e solicite a contratação.
Para que seja possível realizar a integração com o produto, é necessário informar no Linx Softpharma os dados de configuração.
Acesso > Parâmetros > Configuração de integração > Integração Portal LGPD
Selecionando a opção "Clique aqui para configurar", será exibido a tela abaixo:
Dados a serem configurados:
- Filial - Serão listadas as filiais com os produtos liberados.
- O usuário deverá selecionar a filial a ser configurada.
- Se a filial selecionada já estiver configurada, estas informações serão carregadas em tela.
- Filial a ser utilizado o termo - utilizado para identificar o termo de aceite LGPD a ser utilizado para a filial que esta sendo configurada.
- Serão listadas as filiais existentes no Linx Softpharma e a opção de especificar o CNPJ a ser utilizado.
- Informação adicional: Os termos serão cadastrados no portal por CNPJ, sendo assim uma filial poderá utilizar o termo de uma filial que não estejam na mesma base de dados, porém pertencem a um mesmo grupo ou a uma mesma rede associativa.
- CNPJ do termo a ser utilizado - Ao selecionar a opção para especificar o CNPJ, deverá ser informado neste campo o CNPJ da filial a ser utilizado.
- Este campo somente será habilitado quando selecionado a opção no campo anterior para especificar o CNPJ, neste caso o campo será de preenchimento obrigatório.
- Quando selecionado uma filial no campo anterior, este campo será bloqueado, sendo exibido o CNPJ da filial selecionada no campo anterior.
- Nome LGPD -Nome que será utilizado para emissão dos termos e gerenciar os consentimentos.
- Será sugerido a razão social da filial selecionada.
- Identificador de Bandeira - Indicará para a integração qual bandeira será utilizada para a emissão dos termos.
- Caso não haja necessidade de separação dos dados a bandeira, utilizar o valor "0".
- Informação adicional: O conceito de bandeira é utilizado aqui para separar grupos de filiais, por exemplo, por proprietários, por nome de lojas, etc.
- API-KEY - É a chave para identificação da Api.
- Esta informação será fornecida pelo Portal LGPD.
- Acesso - Indicará o operador de acesso ao portal LGPD, este campo esta relacionado com perfil de acesso.
- Esta informação será fornecida pelo Portal LGPD.
- Senha - É a chave para identificação do ERP.
- Essa chave é fornecida pelo portal LGPD.
Validade (dias) - Indica a quantidade dias que o status de consentimento aceito deverá ser consultado novamente no portal, ao informar:
- 0 - Indicará que sempre que ocorrer uma transação de venda, deverá ser atualizado o status do consentimento.
- Maior que zero - verifica a data da última consulta e a data atual, se esta data for:
- Maior que este parâmetro - consulta novamente o status do cliente no portal.
- Menor que este parâmetro - manter o status do Linx Softpharma.
URL - URL para acessar o portal
- O sistema carrega um valor padrão.
Configurar em cada convênio, como serão tratados os clientes pertencente a ele, quando não possuírem o termo de consentimento aceito.
Acesso: Cadastro > Convênio.
Cadastro de convênio
Ao selecionar o convênio haverá novas configurações em "2-Parâmetros > LGDP" opções:
- Cliente Sem Aceite de Termo - Configurar como serão tratado os clientes deste convênio com relação ao termo de aceite de LGPD, haverá as opções:
- Nenhuma ação - nas vendas realizadas para clientes neste convênio não será verificado se o cliente possui termo de aceite LGPD.
- Exemplo de utilização: convênios para venda a vista ou cartão, onde não se faz necessário armazenar dados do cliente.
- Notificar pendência - Nas vendas realizadas para clientes neste convênio, será notificado quando o cliente não possuir o termo LGPD aceito, havendo opção de gerar o termo de consentimento.
- Exemplo de utilização: convênios onde há armazenamento de alguns dados do cliente, sendo importante mas não obrigatório o termo.
- Bloquear venda - Nas vendas realizadas para clientes neste convênio, será obrigatório que o cliente possua o termo LGPD aceito, havendo a opção de gerar o termo de consentimento ou abortar a venda.
- Exemplo de utilização: convênios onde há armazenamento de dados sensíveis de clientes como CNPJ, RG, endereço, convênio a prazo, PBMs, etc.
- Nenhuma ação - nas vendas realizadas para clientes neste convênio não será verificado se o cliente possui termo de aceite LGPD.
- Código operação - operação a ser utilizada no convênio, sendo utilizado para identificar o termo a ser utilizada para este convênio.
- Ao selecionar uma opção acima diferente de "Nenhuma ação" será solicitado a operação do convênio.
- Dentro do sistema LGPData deverá ser cadastrado um termo para cada uma das operações a serem utilizadas
- Haverá as opções:
- Convênio
- Fidelidade
- Fidelidade Febrafar
Alteração especial
A configuração de convênio poderá ser realizada em lote, ou seja, o usuário poderá selecionar os tipos de convênio e configurar qual será a regra a ser aplicada quando não possuir o termo de aceite e qual operação será utilizada pelos convênios.
Acesse: Cadastro > Convênio > Alteração especial
Dentro do cadastro de cliente constará a informação do termo LGPD para cada convênio no qual o cliente esta inserido.
Acesso: Cadastro > Clientes > Vincular convênios > 7 LGPD
Pessoa Jurídica - Somente os clientes do tipo pessoa física possuem controle de termo LGPD, pessoas jurídicas (empresas) não possuem controle de dados. Desta forma, a solução somente contempla o gerenciamento de termos de aceite para clientes pessoa física.
Identificação de cliente - Para realizar o controle de termo de cliente se faz necessário um documento de identificação do cliente, podendo ser utilizado o CPF ou outro documento de identificação (RG, Passaporte, etc.)
Nesta guia será exibido:
- Status atual do termo do cliente no convênio.
- Data da última consulta de status realizada no LGPData para este cliente e convênio.
- Ações:
- Atualizar status - utilizado para realizar a consulta do status do termo de consentimento do cliente.
- Solicitar consentimento - será direcionado a página do LGPData para que seja enviado para o consumidor o termo a ser aceito, conforme as formas disponibilizadas pelo LGPData.
- Para que as ações relacionadas ao termo possam ser utilizadas, se faz necessário que o cadastro do cliente já esteja gravado no sistema.
Ao realizar o cadastro do cliente, o ideal é que já seja obtido o consentimento do termo LGPD, assim, os dados coletados do cliente serão armazenados com o seu consentimento.
O sistema notificará o usuário ao realizar esta ação, como pode ser visto na imagem abaixo.
Mensagem para convênio configurado para "Notificar".
Mensagem para convênio configurado para "Bloquear".
Status de termo de cliente
Status | Descrição |
---|---|
Aceito | Utilizado quando o cliente aceitou o termo de consentimento LGPD |
Recusado | Termo emitido para o cliente, porém este recusou o consentimento. |
Pendente | Termo emitido para o cliente, porém este ainda não realizou o aceite. |
Cancelado | Termo emitido e cancelado sem obtenção de resposta. |
Expirado | Termo emitido e sem resposta, onde o prazo limite para a realização da resposta foi atingido. Este tempo é configurado dentro do portal, utilizando 15 dias por padrão |
Não emitido | Não foi realizado a emissão do termo de consentimento para este cliente Situação utilizada para clientes onde nunca foi gerado um termo de consentimento ou para novos clientes. |
Solicitado a exclusão | Pode ou não ter sido emitido um termo de consentimento, porém o cliente solicitou que ocorra a exclusão dos seus dados na administradora. |
Solicitado a remoção do consentimento | Pode ou não ter sido emitido um termo de consentimento, porém o cliente solicitou que ocorra a exclusão dos seus dados na administradora. |
Sem status | Status retornado quando não foi possível retornar o status do cliente, ou seja, caso tenha ocorrido alguma falha na comunicação. |
Solicitar novo consentimento
Em qualquer um dos status acima, o usuário poderá solicitar novamente a geração do termo de consentimento para o cliente.
Ao realizar uma pré-venda ou venda direta será verificado a configuração do convênio do cliente no qual a venda será realizada. Ao finalizar uma venda (origem pré-venda) não será consultado novamente o status do termo de consentimento LGPD.
Se o cliente possuir CNPJ, ou seja, for uma pessoa jurídica não será realizada a consulta de termo.
Se possuir CPF ou outro documento de identificação, será verificado a configuração do convênio se:
- Notificar - Se o cliente estiver com o termo diferente do status "Aceito", será realizado uma consulta do status atual do cliente, se o status continuar diferente de aceito, será exibido mensagem, contendo as opções:
- Solicitar consentimento - Ao selecionar esta opção será criado um acesso para que o cliente acesse o termo de consentimento LGPD, não sendo fechada esta tela. Após o aceite do termo do cliente, poderá ser consultado novamente o status do termo, através da ação nesta tela "Consulta status".
- Continuar sem termo - Ao selecionar esta opção, a venda continuará sem a geração do termo de aceite.
- Consulta status - Ação a ser realizada para atualizar o status de consentimento do cliente, será utilizado quando solicitado o termo de consentimento LGPD e o cliente fez o aceite no LGPData, onde após este aceite seleciona esta ação para atualizar o sistema.
- Fechar- Fecha a tela sem a ação nenhuma, mesma função da ação "Continuar sem termo".
- Bloquear - Se o cliente estiver com o termo diferente do status "Aceito", será realizado uma consulta do status atual do cliente, se o status continuar diferente de aceito, será exibido mensagem, contendo as opções:
- Solicitar consentimento - Ao selecionar esta opção será criado um acesso para que o cliente acesse o termo de consentimento LGPD, não sendo fechada esta tela. Após o aceite do termo do cliente, poderá ser consultado novamente o status do termo, através da ação nesta tela "Consulta status"
- Abortar venda - Ao selecionar esta opção a venda será abortada, sendo iniciada uma nova venda.
- Consulta status - Ação a ser realizada para atualizar o status de consentimento do cliente, será utilizado quando solicitado o termo de consentimento LGPD e o cliente fez o aceite no LGPData, onde após este aceite seleciona esta ação para atualizar o sistema.
- Fechar- Fecha a tela sem a ação nenhuma, sendo neste caso abortada a venda.
Se cliente não possuir CPF ou outro documento de identificação, conforme a configuração do convênio:
- Notificar - Não será realizada a consulta no LGPData, sendo permitido a venda normalmente.
- Bloquear - Será exigido que seja preenchido um documento de identificação do cliente, para depois exigir que o cliente aceite o termo LGPD.
Problema de comunicação
Caso haja alguma falha na comunicação com o LGPData e o convênio do cliente exige o termo aceito, haverá a opção de liberar a venda mediante a aprovação da senha do usuário supervisor. Sendo assim, o responsável da loja pelo LGPD decidirá se permitirá a realização da venda sem o aceite do cliente.