Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 2 Próxima »

1. INTRODUÇÃO

      Com o intuito de sempre fornecer as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a SoftPharma traz inovações para o software através do release SG3 3.0.63. E neste informativo serão abordadas as inovações referentes à importação de lotes do Movimento Contábil, melhorias no lançamento de notas de entrada, adequações da Exportação Fiscal às exigências da Sefaz, entre outras.

2. CONTÁBIL

2.1. Importação Contábil

      Visto que o sistema limitava a importação de lotes do Movimento Contábil e Gerencial a somente um lote diário, o programa recebeu alterações para que possa ser processado mais de um lote no mesmo dia, além de outras melhorias que serão mencionadas a seguir.

      A estrutura do arquivo XML recebeu as seguintes alterações:

  • foi incluída a identificação da versão do arquivo a fim de obter maior controle das alterações do mesmo;

  • além do CNPJ, também será gerado no arquivo o código interno;

  • incluso o código e descrição do processo, o qual será exibido na aba ‘Importação’, que tem por objetivo contemplar o tipo de movimento gerado no arquivo, tais como contas a pagar, contas a receber, movimentação de notas, dentre outros;

  • será permitido gerar lançamentos múltiplos com vários débitos e créditos para o movimento;

  • foi incluída a informação de IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica), CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) e RTT (Regime Tributário de Transição).

      Na tela principal do programa Importação em Lote (Contábil > Lotes movimento contábil > aba importação em lote), na aba ‘Importação’ foi removida a coluna ‘Valor do lote’, e foi incluída uma coluna com o número do processo e outra chamada ‘Observação’, a qual exibirá a descrição do processo no arquivo XML.

      Quando o usuário tentar importar um lote cujo número de lote já exista para o período e filial, o processo será abortado. Após o lote ser importado, e o usuário tentar importá-lo novamente, o processo será bloqueado e será exibida uma mensagem informando que o lote já existe.

      Vale ressaltar que não será permitido importar um arquivo caso haja mais de uma filial ativa com o mesmo CNPJ. Caso tenha mais de uma filial com o mesmo CNPJ, mas somente uma única filial estiver ativa, o arquivo será importado e processado para a filial ativa. Também não será permitido realizar o processamento de um lote cuja filial esteja com mês e ano fechado ou bloqueado. Além disso, não poderão ser recepcionados lotes sem movimentações contábeis ou gerenciais.

      Lotes com status ‘a processar’ serão gravados na pasta do servidor. Ao carregar o lote para ser importado, será executado o processamento do mesmo. Enquanto o lote estiver sendo processado, será exibida a mensagem ‘Aguardando...’ no rodapé da tela e todas as funções da tela permanecerão desabilitadas até sua finalização. Os arquivos referente aos lotes já processados não permanecerão gravados na pasta do servidor, então, assim que for processado os arquivos serão removidos.

      Quanto à aba ‘Lotes Processados’, também foi removida a coluna ‘Valor do lote’ e foi incluída uma coluna com o número do processo e outra chamada ‘Observação’, na qual já foi importado o arquivo. Na coluna ‘Filial’ era exibido o código da filial e razão social. A partir de agora, será exibido somente o código.

2.1.1 Movimento Contábil Múltiplo

      Esta ferramenta foi desenvolvida para possibilitar ao usuário inserir movimentações contábeis de múltiplos registros de débito e crédito. Estará localizado no módulo Contábil.

      A seguir será explanado o comportamento da tela:

Figura 1 - Movimento contábil múltiplo


  • Data: a data do movimento deve estar dentro do período contábil, sendo obrigatória, assim como os demais campos marcados com um asterisco;
  • Número do documento: o usuário deve informar o número do documento;
  • Lote: este campo estará como somente leitura. Quando o movimento for do tipo importado, este campo trará o número do lote que o movimento pertence;
  • Lançamento: também estará como somente leitura, e será exibido quando o lançamento for carregado pela consulta de movimento; a situação do lançamento poderá ser ativo ou inativo;
  • Filial: se refere à empresa que será registrado o movimento contábil. Para agilizar o processo de lançamento, será carregado o código da filial logada, e a consulta poderá ser realizada pela tecla F2. O processo será abortado se a filial estiver com situação diferente de ativa, se a filial informada não possuir acesso ao módulo Contábil ou se o usuário não possuir acesso à filial informada;
  • D/C: informar se o lançamento é débito ou crédito;
  • Conta: deverá ser informada uma conta do grupo Fiscal. Poderá ser realizada consulta via F2 ou código da conta. É importante ressaltar que a conta contábil poderá ser informada repetidas vezes para o mesmo tipo de lançamento (débito ou crédito). Ou seja, se a conta já foi informada para débito, esta não poderá ser informada para crédito.
  • Valor: valor do lançamento, não será aceito valor zero;
  • Histórico: deverá ser informado o código de histórico ativo, podendo ser pesquisado via F2;
  • Gerencial: deverá ser informada uma conta do grupo Gerencial com situação ativa. Poderá ser consultada via F2;
  • Tipo: débito ou crédito;
  • Centro resultado: deve ser informado um centro de resultado ativo vinculado à conta gerencial.
  • Complemento: este campo é aberto para digitação de informação que o usuário julgue necessária.

      Após todos os campos serem informados, ao pressionar Enter será criado um registro na listagem de lançamentos da tela. Todos os campos serão limpados (exceto a filial, data e número do documento) para que o usuário possa realizar mais lançamentos. 

      Atalhos de acesso rápido:

  • Fixar valor: ao clicar sobre o botão Fixar Valor ou pressionar F8, o campo com foco deverá manter fixo o seu valor, exceto os campos filial, data e número do documento. Para que o usuário saiba quais campos tiveram seu valor fixado, o campo em questão será destacado com a cor vermelha ao seu redor.

  • Pesquisar: ao clicar sobre este botão ou pressionar F12, poderão ser pesquisados todos os movimentos registrados na base de dados de acordo com os filtros informados. Lembramos que ao consultar lotes, poderão ser pesquisados os lotes processados para filiais inativas.

Figura 2 - Consulta de movimentos


  • Inativar: ao consultar e selecionar um movimento contábil, este poderá ser inativado ao clicar sobre este botão. Para tanto, o ano para a filial no qual se refere o lançamento deve estar aberto contabilmente, e o movimento não pode pertencer a um lote. Após inativar, o movimento não poderá ser reativado, portanto, este botão será desabilitado.

3. FISCAL

3.1 Lançamento de notas de entrada

      Atualmente, a importação das quantidades dos produtos da vertical SG2 são geradas com as quantidades convertidas para fração. Havendo a necessidade de que as notas nos arquivos EFD e Sintegra sejam gerados conforme é emitido pelo fornecedor, foram realizadas algumas implementações na geração do arquivo SPED EFD (Bloco 0) e na funcionalidade de lançamento de notas fiscais de entrada:

  • O campo ‘Unidade’ permanecerá como somente leitura, sendo que esta informação será trazida do Cadastro de Produto;

  • Foram incluídos os novos campos:

    • Fração: registra o fator de conversão responsável pela entrada real de estoque do produto. Veja o exemplo na tabela abaixo.

  • Qtde fração:exibe a quantidade informada pela fração;

  • Origem:mostra a origem da mercadoria, devendo seu valor ser de 0 a 7. Esta informação está contida no cadastro de tributos, portanto a origem que estiver definida nele será trazida para o campo em questão;

  • Base ICMS e Valor ICMS:o valor destes campos será calculado de acordo com os itens informados, e poderá ser ajustado em R$ 0,01 para mais ou para menos, desde que o valor seja maior que ‘0’ (zero). Caso o valor seja alterado ultrapassando esse limite, será exibida uma mensagem para alertar o usuário que deve-se respeitar o limite de valor.

3.2. Exportação Fiscal – GIA PR

      Recentemente, a Sefaz liberou uma nova atualização do PVA, sendo que nesta nova versão o PVA passou a validar e exigir que no registro C490 exista o totalizador das vendas com CFOP 5933, o qual se refere à serviços.

      Antes da atualização não era realizada essa validação, mas agora, frente à essa nova exigência da Sefaz, percebeu-se que poderia vir a ocorrer uma inconsistência no PVA, já que no arquivo não estava sendo gerado o registro C490 com o totalizador de serviços.

      Para que a inconsistência não ocorra, o usuário pode acessar as Configurações Fiscais e marcar o parâmetro 'Considerar serviços na venda ECF' para o estado do PR. Assim, será gerado o registro C490 para o CFOP 5933.

Figura 3 - Configurações fiscais


      Com essa configuração, assim como o PVA, a GIA passará a considerar o valor para Serviços, logo não haverá inconsistências na validação dos arquivos EFD e GIA.

4. GERENCIAL

4.1 Retaguarda

4.1.1 DFC GI

      Este módulo sofreu algumas alterações a fim de garantir a melhor usabilidade para o usuário.

      Para padronizar a tela, na aba ‘DFC’, os campos de filtro de estoque foram ajustados para ficarem com o mesmo tamanho.

Figura 4 - Campo estoque


      Nas abas ‘DFC’ e ‘GI’, quando o usuário selecionar uma filial que não possua acesso, será exibida uma mensagem informando dessa situação.

      Ao salvar o arquivo, deverá ser seguida a seguinte regra para a nomenclatura: GI_<Número do tipo do documento>_<CNPJ>_<Ano de referencia>.txt. Sendo que o número do tipo do documento será:

  • 31 para GI Norma;

  • 32 para GI de Retificação (antes era ‘31’);

  • 33 para GI de Baixa (antes era ‘34’).






  • Sem rótulos