O que é a ferramenta? 

Muitas lojas possuem clientes fixos e já conhecidos, com um laço de confiança fortalecido. Por isso, disponibilizam para seus clientes a forma de pagamento Crediário, onde o cliente comparece até a loja, mensalmente, para realizar o pagamento das parcelas. Neste treinamento, você irá aprender como utilizar esta condição de pagamento.


Vídeos da ferramenta


Manual de uso da ferramenta

Para fazer uma venda no crediário do SetaERP, siga os passos abaixo.


Passo 01: Acesse o sistema SetaERP e, em seguida, clique no Módulo Caixa;


Passo 02: Na aba 1. Início, informe o vendedor responsável pelo atendimento (clique na lupa para pesquisar, caso necessário);



Passo 03: Pressione a tecla TAB ou clique na aba 2. Cliente e informe o nomecódigoCPF ou o número do cartão do cliente (clique na lupa para pesquisar, caso necessário, ou pressione a tecla F5 para cadastrá-lo);


Importante: o sistema só irá permitir a venda no crediário para os clientes que estiverem cadastrados com o status "Ativo" ou "Especial". Caso esteja como "Simplificado", o sistema não permitirá a finalização venda.

O cliente "Ativo" ou "Especial", é aquele já conhecido pela loja, já existe uma confiança entre eles. O cliente "Simplificado" é aquele que, muitas vezes, não possui o cadastro completo, não existe muito contato da loja com o cliente.


Passo 04: Pressione a tecla TAB ou clique na aba 3. Produtos, informe o(s) produtos(s) que o cliente está adquirindo (clique na lupa para pesquisar, caso necessário) e marque a opção A PRAZO


Passo 05: Pressione a tecla TAB ou clique na aba 4. Pagamento, digite o código da forma de pagamento Crediário ou então clique sobre ela. Caso o cliente esteja com o status diferente de "Ativo" ou "Especial", o sistema retornará a mensagem abaixo:



Passo 06: Para corrigir a mensagem acima, retorne para a aba 2. Cliente e pressione a tecla F5 ou clique no botão "Tecle F5 para incluir ou editar o cadastro" e altere o status do cliente para "Ativo" ou "Especial".

Passo 07: Feito isso, vá para a aba 3. Produtos e marque a opção A PRAZO, em seguida, vá para a aba 4. Pagamento e dê dois cliques sobre a opção Crediário, onde abrirá a seguinte tela:

Passo 08: Na tela Complemento do Pagamento, aparecerá o valor da compra e, abaixo, serão apresentadas as parcelas máximas configuradas para a condição de pagamento Crediário;


Passo 09: Clique sobre a parcela que o cliente deseja. Observe que, na lateral, aparece o Número da Parcela, o Valor e o Vencimento. Os campos Valor Vencimento podem ser ajustados, se adequando à necessidade de seu cliente.


Passo 10: Após selecionar a quantidade de parcelas, clique no botão Ok e pressione a tecla TAB ou clique na aba 5. Finalização.


Passo 11: Verifique se o cliente deseja informar o CPF e, em seguida, clique no botão Finalizar Venda;


Após finalizar a venda, o sistema irá imprimir, inicialmente, o Comprovante Fiscal.


Em seguida, emitirá, em duas vias, a Confissão de Dívida. Uma via deverá ser assinada pelo cliente e permanecerá na loja. A outra via ficará com o cliente.


A confissão de dívida será impressa baseada no modelo abaixo, é de extrema importância a assinatura pelo cliente, visto que estará confirmando a mensagem que está na confissão.


Segue abaixo, um vídeo explicando o procedimento detalhado acima.

Bom vídeo!!