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O que é a ferramenta? 

A Central de Compras é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar o lojista na tomada de decisão na hora da compra de mercadorias, pois ela triangula informações de compras, vendas, transferências e estoque para gerar uma sugestão de compras, baseadas no histórico das movimentações dos produtos no sistema, tornando, assim, o processo de compras mais assertivo. 

Manual de uso da ferramenta

Permissão de Acesso

Para que o usuário tenha acesso a ferramenta Central de Compras é necessário que o grupo em que ele está vinculado esteja com a caixa de seleção da coluna acessar da permissão de acesso para “Central de Compras” esteja marcada, é possível também marcar a caixa de seleção Gerar Pedidos para que o usuário, além de acessar a ferramenta, consiga gerar pedidos de compras por meio da mesma. 
Para realizar esta operação acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Configurações e clique na opção Permissões de Acesso

Acessar: Acesso a tela da central de compras.
Gerar pedidos: Permite acesso à opção F7-Carrinhos para possibilitar fazer pedidos.

Como usar o Central de Compras

Para ter acesso ao central de compras siga os seguinte passos: 

Passo 1.: Retaguarda > Compras > Central de compras > Definir o tipo da listagem no "Totalizar por" > Inserir filtros desejados


Empresas: Com este filtro você poderá selecionar mais de uma empresa para que seja analisada a movimentação dos produtos. Irá trazer selecionada a empresa logada. 

Produto:  É possível informar um ou mais produtos para visualização, lembrando que os produtos podem ser buscados pela descrição, cor, referência, marca, fornecedor, coleção, departamento, grupo, subgrupo ou linha, para isso, bastará clicar na lupa e realizar o filtro desejado

Referência: Permite informar uma descrição específica para a busca, lembre-se utilizando o sinal %  será filtrado todos os produtos que possuam a palavra informada em alguma parte da descrição do produto.  

Descrição: Filtrar por descrição.

Cor:  Permite a seleção de uma cor cadastrada no sistema. 

Fornecedor: Permite a seleção de um fornecedor cadastrado no sistema. 

Marca:  Permite a seleção de uma marca cadastrada no sistema. 

Classificação: permite a seleção de um departamento, grupo ou subgrupo específico.

Coleção: permite a seleção de uma coleção específica. 

Status de Giro: Permite a seleção por algum status de giro específico, lembrando que o status de giro é um campo livre no cadastro do produto, que pode ser utilizado de diversas formas dependendo da política e necessidade da empresa, como por exemplo, ouro, prata e bronze, sendo ouro para produtos com maior saída.

Cálculo do giro: nesta opção o giro de produtos será calculado por uma das três opções abaixo:
- Pela média mensal dos produtos com estoque: analisará e calculará apenas os produtos que possuem estoque. 
- Pela média mensal dos produtos com venda: analisará apenas os produtos que tiveram vendas no mês analisado, independentemente deste produto ainda possuir estoque ou não. 
- Pelo total da movimentação dos produtos: analisará todos os produtos que possuírem alguma movimentação dentro do mês analisado, podendo ser compra e/ou venda.

Após selecionar o tipo de cálculo de giro será possível informar o percentual de giro e dias de cobertura de estoque, podendo escolher entre maior igual a X, menor igual a Y ou igual a Z. Lembrando o sistema fará o cálculo de giro de estoque baseado no histórico de compras e vendas, e no cálculo de cobertura, além das informações de compra e venda será considerado o estoque atual, por isso é fundamental que as informações sejam registradas corretamente no sistema.

Período de Compra: Período de Data de Entrada da Nota para que seja feita a analise. 

Período de Venda: Período para que seja feita a analise das vendas e devoluções. 

- Incluir produtos desativados: esta opção permite que sejam apresentados nos resultados os produtos que já estão desativados no sistema.
- Considerar pedidos abertos: quando esta opção fica marcada, o sistema inclui os pedidos no cálculo de dias de cobertura, ou seja, caso tenha 2 produtos em loja e pedido de 10, o sistema calcula a cobertura de 12 produtos. 
- Considerar transferências no total comprado: permite considerar as transferências como se fossem compras para o cálculo de giro e cobertura de estoque, comumente esta opção é utilizada por redes que possuem centro de distribuição (CD), pois a entrada de mercadorias normalmente é realizada pelo CD e o CD distribui os produtos para as lojas, por meio de transferências. 
- Não considerar os produtos em promoção: quando marcada, esta opção não apresenta os produtos que possuem promoção vigente cadastrada. 
- Sugestão: apresenta duas opções para a estruturação do relatório
            - Grade de produtos: quando selecionado traz a sugestão de compras separada pela grade, por exemplo, a sugestão de compras para o produto X é de 1 – 34, 1 – 35, 2 – 36, 2 – 37, 1 – 38 e 1 – 39. 
            - Estoque total do produto: como o próprio nome já diz, quando selecionada esta opção a sugestão será apresentada considerando o produto como um todo, desconsiderando a sua grade, seguindo o mesmo exemplo anterior, neste caso a gestão de compras para o produto X é de 8 produtos. 
- Cobertura desejada: orienta o sistema a calcular a sugestão de compras baseado na quantidade de dias de cobertura de estoque desejada, ou seja, colocando, por exemplo o número 100, o sistema entenderá que ele precisará estruturar uma sugestão de compras com uma quantidade que “aguente” 100 dias sem nova compra. 
- Fornecedor: permite a seleção de um fornecedor para que os pedidos em aberto do mesmo, sejam apresentados nos resultados.

- Carrinho Aberto: permite visualizar produtos de carrinhos em abertos. 

Fornecedor do Pedido: Informar o fornecedor que será gerado o Pedido de Compras. 

Código Carrinho em Aberto: Após informar o fornecedor do pedido, esse campo vem em branco caso seja o primeiro pedido ou vem preenchido caso possua um carrinho em aberto, se possuir mais de um carrinho em aberto irá abrir a tela com os mesmos para que possa selecionar em qual vai continuar o pedido ou realizar um novo.

Além dos filtros, na lateral esquerda da tela é possível escolher o totalizador do relatório, podendo ser: 
departamento, grupo, subgrupo, marca, cor, coleção status de giro ou fornecedor. 
Ainda, na lateral esquerda, após realizar o filtro e escolher o totalizador que melhor se adequa a sua necessidade, bastará clicar em F8 – Filtrar ou F8 no teclado que o resultado será apresentado, com as seguintes informações:
- Totalizador: apresentará os produtos de acordo com o totalizador escolhido
- Total comprado: valor total comprado no período informado
- Estoque atual: quantidade total em estoque
- Pedido de compras: quantidade de produtos com pedido de compra. 

 Giro: média do percentual mensal de giro, compras vs vendas, sendo verde – ótimo, azul – bom e vermelho – ruim, conforme legenda no canto inferior esquerdo da tela. 

Esta configuração de giro (ótimo, bom e ruim) é configurada nas Configurações Globais, para isso acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Configurações e clique na opção Configurações Globais. 

Na última opção da aba compras, estará as opções de giro ideal de estoque da central de compras, bastará informar o percentual desejado para ótimo e bom.  

- Última compra: data da última compra
- Venda média: média de vendas no período.
- Venda média (7 dias): média de vendas nos últimos 7 dias, considerando a data da pesquisa. 
- Venda média (14 dias): média de vendas nos últimos 14 dias, considerando a data da pesquisa. 
- Última venda: data da última venda
- Cobertura: quantos dias o estoque ainda consegue suprir a demanda, baseado no histórico de vendas. 
- Markup: markup % dos produtos, lembrando que, o markup é um índice multiplicador aplicado sobre o custo de um produto para que formação do preço de venda, considerando a sua margem de lucro e 
o seu custo unitário.
- Sugestão: quantidade de pares sugerida para compra de cada um dos produtos, considerando a cobertura desejada. 

E na lateral esquerda ainda são apresentadas mais algumas informações: 

- Quant. Defeitos (%): percentual de produtos marcado como defeito, lembrando que os produtos podem ser marcados como defeito nas trocas no módulo caixa e no módulo retaguarda também.  

- Quant. Venda: quantidade total de produtos vendidos.  

Para detalhar mais o resultado da pesquisa, bastará clicar em F8 – Detalhes ou selecionar o item desejado com duplo clique, assim a ferramenta apresentará o resultado por produtos.  



Assim serão apresentadas as mesmas informações apresentadas anteriormente, como total comprado, giro, última compra, cobertura, sugestão etc, mas separado por produto, com algumas informações a mais como referência e cor. 

Detalhamento do Estoque

Selecionando o produto com duplo clique no quadrante inferior “detalhes dos produtos por empresa” será apresentada uma visão mais detalhada do produto desejado: Você poderá visualizar:

  • Quantidade de itens que foram comprados;
  • Quantidade de itens que foram devolvidos;
  • Quantidade de Transferência Recebidas de outra loja;
  • Quantidade de itens que foi dado entrada mediante acerto de estoque;
  • Quantidade de itens que foi registrado de entrada mediante defeito/analise;
  • Quantas vendas realizadas do produto;
  • Quantas transferência realizadas para outra loja;
  • Quantidade de saídas de itens que foi realizado mediante acerto de estoque
  • Quantidade de saídas realizados mediante saída defeito/analise

Na lateral esquerda, possuem mais algumas opções que podem ser escolhidas, como:
- F8-Reposição: clicando em reposição, F8 no teclado ou duplo clique sobre o produto em “detalhes dos produtos”, será apresentada a tela de reposição, com informações do produto, como código, descrição, cor, marca, fornecedor, departamento, grupo, subgrupo, grade, coleção, referência e custo bruto e permitirá a criação do carrinho de compras, para que os produtos sejam armazenados, para posteriormente gerar a compra. 
Para isso é necessário informar o fornecedor, informar descontos (caso houver) e nos tamanhos serão apresentadas as sugestões de compras, mas elas não são fixas, portanto, caso necessário o usuário poderá informar uma quantidade diferente da sugerida, apenas digitando a quantidade desejada. 
Perceba que todos os campos com o fundo branco são editáveis, logo são os campos que devem ser preenchidos para a inclusão no carrinho.

Para a inclusão no carrinho, é preciso clicar na lupa logo a frente da opção carrinho e selecionar um carrinho já existente ou criar um carrinho novo

Lembre-se para um melhor funcionamento da ferramenta, em cada carrinho deve ser incluso apenas produtos de um mesmo fornecedor ou família. 
Por fim, após a seleção do carrinho, bastará clicar em enviar para carrinho, que o pedido será incluso no carrinho, será criado um código para a carrinho e assim poderá voltar ao passo anterior ou mesmo realizar um novo filtro, escolher um novo produto, informar as quantidades desejadas para comprar e incluir no carrinho. 

- F7-Novo produto: ao clicar nesta opção a tela de cadastro de produtos será apresentada, permitindo assim o cadastramento de um novo produto, caso necessário. 
- F4-Cadastro produto: permite consultar o cadastro do produto selecionado. 
- F3-Detalhes estoque: permite a consulta detalhada do estoque assim como o duplo clique em “detalhes dos produtos por empresas”, conforme apresentado anteriormente. 
- Imprimir: gera a impressão conforme informações apresentadas na tela

 Imprimir relatório: estrutura um relatório mais detalhado, com as fotos dos produtos (caso possua foto nos cadastros de produtos), separado por grade. 

Por fim, retornando a tela de filtros, temos a última opção F7 – Carrinhos, que permite visualizar todos os carrinhos em aberto e a partir dos mesmos, estruturar o pedido de compras.

Após selecionar o carrinho, bastará clicar em F5-Abrir Pedido, que a tela de pedido de compras será apresentada, já preenchida com os produtos adicionados no carrinho. Para mais informações sobre a tela de pedidos de compras, acesso o manual específico da ferramenta

Bastará informar a previsão de entrega, e caso desejado previsão de pagamento e clicar em F5-Salvar. 
Assim o sistema solicitará uma validação, informando que o pedido foi gerado pela central de compras e se o usuário deseja realmente salvá-lo. 


Espero ter te ajudado e qualquer dúvida, estamos a disposição.

Grande abraço, 

Setinha