Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 4 Próxima »

Este programa é utilizado para realizar a baixa das pré-vendas e orçamentos feitos no balcão da farmácia. As pré-vendas e orçamentos podem ser finalizadas em NF-e, NFC-e, NFS-e, S@T, Cupom Fiscal e entre outros.

Acesso rápido


Acesso Rápido

Localização: Lançamentos > Caixa > Caixa On-line

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consulta itens da Nota Fiscal
F3:Atualizar dados da tela
F4:Nota Fiscal Eletrônica - NF-e
F5 ou ALT+M:NFC-e, Cupom Fiscal e S@T
F6:NFS-e e NF-D1
F7:Orçamentos
F8:Conferência de itens
F9:Orçamentos pendentes
F11:Calculadora
F12:Liberar pré-venda em processamento
ALT+IListagem de pré-vendas e orçamentos
ALT+NConsulta de Notas
ALT+GTele entregas
ALT+CCadastro de Clientes
ALT+TConsulta de títulos por clientes
ALT+XLançamento de caixa
ALT+PAcesso ao campo Cliente ou Número do Pedido
ALT+BAcesso ao campo Busca por
ALT+QAcesso ao campo Quantidade
ALT+SAcesso ao campo Situação
ALT+EAcesso ao campo Tele entrega
DELApagar pré-venda ou orçamento
IImprimir itens da pré-venda
CTRL+ETroca condição de pagamento
ALT+F:Sair do programa.

Caixa On-line

Ao acessar o programa Caixa Online serão listadas todas as pré-vendas ou orçamentos pendentes para que sejam faturadas em Notas Fiscais ou ECF, em ordem decrescente, ou seja, da mais recente para a mais antiga. No entanto é possível realizar a busca das mesmas de duas formas: pelo cartão de pré venda ou por dados do cliente.

  • Buscar por: esse campo estará disponível quando a farmácia estiver configurada para utilizar o cartão Pré-venda, essa configuração é realizada no programa Parâmetros da Empresa localizado em Parâmetros > Parâmetros > aba vendas guia Geral na opção Cartão pré-venda, dessa forma o sistema buscará todas as pré-vendas pelo número do cartão ou do pedido gerado no Linx Softpharma.
  • Cliente/Num. Pedido/Telefone (T.E.): quando não houver a configuração acima será possível o usuário informar o número do pedido, telefone ou nome (parcial) do cliente.

Através do campo situação permite ao usuário pesquisar apenas os pedidos ativos ou canelados, e em tipo será possível selecionar somente os pedidos com tele-entrega, sem tele-entrega, ou E-commerce, sendo que quando selecionada a opção "E-commerce" serão listadas as pré-vendas importadas através do programa Gerenciador e-Commerce[ Gerenciador e-Commerce. O campo quantidade define o número de pré-vendas ou orçamentos que serão exibidos em tela, por padrão é marcada 20.

A função F9 - Listar os orçamentos pendentes quando executada fará com que a tela se adapte para exibir todos os orçamentos de clientes realizado pelo usuário. Para efetivá-lo, basta selecioná-lo na área de visualização e pressionar a tecla correspondente para concretizar a venda. Para excluir/inativar o orçamento, basta selecionar o orçamento correspondente e pressionar a tecla "DEL" ou "Delete" e na sequência será solicitado "Usuário e Senha" do colaborador que possua acesso a essa ação. Caso o colaborador não tenha acesso a excluir/inativar o orçamento (guia 1 desmarcada), será exibido uma mensagem informando que o mesmo não tem permissão a essa ação. Caso seja necessário remover todos os orçamentos listados, o usuário precisa ter autorização para excluir, não possuir nenhum orçamento selecionado na lista de orçamento, e pressionar a tecla "DEL" ou "Delete". Na sequência será solicitado o "Usuário e Senha" do colaborador autorizado e em seguida exibirá uma nova tela com a seguinte pergunta: "Inutilizar  Todos os DAV-Orçamentos anteriores à" e solicitará que informe até que data será inutilizado os orçamentos. Após informar e confirmar, todos os orçamentos anteriores a data informada serão inativados para a filial logada. 

Informações da tabela

Após processar a consulta com os filtros acima informados são listados na tabela abaixo as pré-vendas e/ou orçamentos pendentes. Na coluna I indica se os itens da pré-venda já foram impressos para a expedição de mercadorias, esta opção é muito utilizada nas redes que trabalham com tele-entrega centralizada, onde a central de entregas imprime os itens da pré-venda para facilitar a expedição dos produtos. Logo após a impressão dos itens a coluna será preenchida com a letra S.

Observações gerais:

  • Para atualizar a lista de pré-vendas/orçamentos pressione o atalho F3 - Atualizar.

  • A função F12 - Liberar pré-venda em processamento é utilizada quando uma pré-venda fica "presa" em um terminal, por exemplo, quando o usuário estava finalizando e deu queda de energia, o computador desligou ou a máquina travou.

  • Teclando "I" sobre a pré-venda, o sistema abre automaticamente o gerenciador de impressão para imprimir os itens da mesma (Controle de Expedição). Esta opção visa agilizar o processo de impressão de itens para a separação de mercadorias nas tele entregas centralizadas. Após a impressão dos itens, o sistema grava na coluna "I", um "S", indicando que os itens foram impressos corretamente. Quando utilizado cartão pré-venda, na impressão dos itens da pré-venda o número do cartão também é impresso, facilitando a separação das mercadorias para a tele-entrega.

  • Para deletar uma pré-venda do caixa on-line, o sistema solicita a senha de liberação da pré-venda. Ao deletar uma pré-venda o sistema emite automaticamente a nota fiscal referente à mesma e o seu imediato cancelamento.

  • Para mudar a ordenação das informações na tela de listagem de pré-vendas clicando nos "títulos" de consulta das pré-vendas, o sistema ordena de acordo com o título que foi clicado. Exemplo (pedido / data emissão / cliente...).

  • O Caixa on-line é acessível para todos os tipos de terminais, com algumas restrições:

    • A função 'F5- ECF/NFC-e' somente poderá ser utilizada se o terminal em uso possui uma impressora fiscal instalada, independentemente se a versão PAF está instalado ou não;

    • A função 'DEL- Excluir pré-venda' somente poderá ser utilizada quando o terminal for PDV.

  • Quando as pré-vendas são originadas via e-Commerce, após a baixa das mesmas os status dos pedidos no VTex serão alterados para "ERP Processando", além disso:

    • não será possível editar as pré-vendas oriundas do e-Commerce;

    • quando um pedido estiver cancelado, a pré-venda não poderá ser baixada no sistema, apenas cancelada;

    • quando um pedido estiver pendente, a pré-venda não poderá ser cancelada, apenas baixada;

    • Ao carregar uma pré-venda oriunda do Caixa On-line, o sistema validará se é um pedido e-Commerce se sim a mesma deverá ser baixada via Cupom Fiscal, NF-e ou Modelo único, após o processo de emissão do documento fiscal deverá atualizar o status do pedido para baixado, e também atualizará o vínculo entre o VTex e SoftPharma gravando a chave da nota gerada.

Conferência de itens

Quando a farmácia utiliza o processo de conferência de itens na pré-venda, a função está disponível através do atalho F8 - Conferência de Itens.

E ao executar a conferência poderá observar que o sistema substitui os dois últimos dígitos do código de barras por ** (dois asteriscos), porém apenas dos produtos com código de barras maior que seis dígitos. Esse processo faz com que o operador de caixa fique obrigado a passar o produto pela leitora e não digitar o código para a conferência.

  • Durante o processo de conferência de itens no Caixa On-line será apresentado o código interno item para os produtos fracionados que são cadastrados com o código interno ao invés do código de barras ou código de barras vinculado.
  • Para agilizar o processo de conferência de pré-vendas ou orçamentos, sempre que o produto configurado para a taxa de T.E estiver presente na venda, ele já virá como produto conferido, não necessitando de conferência. Ressaltamos que o produto "Taxa T.E" será validado pelo código do produto e não pelo nome.

Finalizando vendas em:

Para finalizar uma pré-venda ou orçamento em Nota Fiscal Eletrônica - NF-e basta selecionar a venda desejada e pressionar F4, então o sistema por sua vez validará os parâmetros presentes no programa Configurações NF-e, que mencionaremos abaixo.

  • Permitir a emissão de NF-e conjugada (mercadorias e itens com tributação ISS):

    • Desmarcado, e na pré-venda conter itens com tributação ISS e ICMS, abrirá o programa Venda NF-e somente com os itens ICMS.

    • Marcado, e na pré-venda conter somente itens com tributação ISS, se o produto "48-NFS-e" estiver ativo para a filial, abrirá o programa "Venda NFS-e".

  • Permitir a emissão de NF-e conjugada (mercadorias e itens com tributação ISS) e Permitir a emissão de NF-e somente com serviços tributados pelo ISS marcados, abrirá o programa "Venda NF-e" com todos os itens.

  • Permitir a emissão de NF-e conjugada (mercadorias e itens com tributação ISS) marcado e Permitir a emissão de NF-e somente com serviços tributados pelo ISS desmarcado:

    • Se na pré-venda conter itens com tributação ISS e ICMS, abrirá o programa "Venda NF-e" com todos itens.

    • Se na pré-venda conter somente itens com tributação ISS, apresentará a mensagem: "A NF-e está configurada para não permitir a venda somente com itens de serviços (ISS). Será necessário adicionar algum produto na venda, para a mesma ser aprovada, ou utilize o F6-NFS-e. Continuar?", se pressionar em Sim, abrirá o programa "Venda NF-e" e para que a venda seja gravada, será necessário ter um item com tributação diferente de ICMS.

Para finalizar uma pré-venda ou orçamento em Cupom Fiscal, NFC-e ou S@T basta selecionar a venda desejada e pressionar F5, o sistema por sua vez fará algumas validações conforme segue.

Para a emissão em ECF ou SAT, a venda prosseguirá sem discriminação da tributação do item. Para a emissão de NFC-e, será validado os parâmetros presentes no programa "Configurações de NFC-e".

  • Permitir a emissão de NF-e conjugada (mercadorias e itens com tributação ISS):

    • Desmarcado, e na pré-venda conter itens com tributação ISS e ICMS, abrirá o programa "Venda NFC-e" somente com os itens ICMS.

    • Marcado, e na pré-venda conter somente itens com tributação ISS, se o produto "48-NFS-e" estiver ativo para a filial, abrirá o programa "Venda NFS-e".

  • Permitir a emissão de NF-e conjugada (mercadorias e itens com tributação ISS) e Permitir a emissão de NF-e somente com serviços tributados pelo ISS marcados, abrirá o programa "Venda NFC-e" com todos os itens.

  • Permitir a emissão de NF-e conjugada (mercadorias e itens com tributação ISS) marcado e Permitir a emissão de NF-e somente com serviços tributados pelo ISS desmarcado:

    • Se na pré-venda conter itens com tributação ISS e ICMS, abrirá o programa "Venda NFC-e" com todos itens.

    • Se na pré-venda conter somente itens com tributação ISS, apresentará a mensagem: "A NFC-e está configurada para não permitir a venda somente com itens de serviços (ISS). Será necessário adicionar algum produto na venda, para a mesma ser aprovada, ou utilize o F6-NFS-e. Continuar?", se pressionar em Sim, abrirá o programa "Venda NFC-e" e para que a venda seja gravada, será necessário ter um item com tributação diferente de ICMS.

A emissão de vendas de notas com serviços é realizada através do atalho F6, caso a pré-venda contenha somente itens com tributação ISS e o produto "48-NFS-e" estiver liberado para a filial, abrirá o programa "Venda NFS-e" para que a venda do serviço seja efetuada. Se na pré-venda conter itens com tributação ICMS e ISS, será apresentado a mensagem: "A pré-venda/orçamento contém itens com tributação do tipo ICMS e ISS. Para emissão dessa venda utilize uma das seguintes formas de emissão: ECF, NFC-e, SAT ou NF-e".

Caixa Online: Outras funcionalidades

  • Sem rótulos