Assunto

Quais conceitos envolvem a sincronização de status dos pedidos oriundos da loja virtual entre o Microvix e o Linx Commerce?

Qual o fluxo de atualização de status de pedido e de rastreamento dentro do Microvix?

Melhor Solução

A visão de que o painel de administrador do Linx Commerce apresentará sempre os mesmos status dos pedidos que estão no Painel de vendas (B2C) do Microvix é errada. Existem vários conceitos que envolvem o funcionamento da atualização de pedidos em ambas as plataformas (Microvix x Linx Commerce).


Em um primeiro momento, podemos exibir um cenário "ideal" de cadastro de status dentro do Microvix (B2C > Cadastros auxiliares > Status):



Sendo que CANCELADO, ENTREGUE e ENVIADO são status de Rastreamento = Sim. O status FATURADO é considerado o mais importante pois após a emissão da nota fiscal do pedido dentro do Microvix, é este o status que será incluído "automaticamente" para o pedido dentro do Painel de vendas (B2C). O status SEM STATUS é apenas gerencial e somente será vinculado ao pedido da loja virtual integrado no Microvix quando o terceiro do site, no caso Linx Commerce, não enviar um status inicial válido para o pedido nos respectivos métodos do Webservice (B2CCadastraPedido). Já o PAGAMENTO CONFIRMADO é justamente o primeiro status que o pedido deve receber quando é integrado do site para o Microvix, pois é um "start" para os demais status cadastrados.


Obs: O status FATURADO (ou qualquer nome similar que o cliente deseje) deve ser Rastreamento = Não, assim como o PAGAMENTO CONFIRMADO e SEM STATUS.


O status FATURADO foi grifado pois é este que deverá ser definido no parâmetro: Empresa > Parâmetros globais > B2C > Status de faturamento.



Complementando, o Status de entrega: ENTREGUE (do parâmetro acima) define um ponto final para o processo de rastreamento do pedido dentro do Painel de vendas (B2C). O que isso significa? Significa que após FATURADO, o cliente precisa manipular MANUALMENTE os status de rastreamento dentro da rotina de "Rastreamento de Pedido" conforme abaixo, uma vez que o Painel de vendas (B2C) não possui essa funcionalidade e o mais importante: Isso deve ser feito porque a partir de FATURADO, não há mais nenhuma atualização automática por parte do ERP referente ao ENVIO ou ENTREGA do produto até o destinatário.

*Para clientes que possuem o módulo CORREIOS será citado em seguida.



Enquanto o pedido estiver com status de FATURADO, CANCELADO ou ENVIADO, é possível manipular os rastreamentos. Quando for em "Alterar rastreamento" e definir como ENTREGUE, não será mais possível efetuar manipulações pois este é o status parametrizado.


FLUXO PERFEITO PARA OS STATUS DESTA LOJA DE EXEMPLO:


Pedido XXXX integrado o B2C onde o terceiro mandou corretamente o status como PAGAMENTO CONFIRMADO >> Cliente gerencialmente valida o pagamento e fatura o pedido na nota fiscal YYYY >> Automaticamente, conforme parametrizado, o pedido fica como FATURADO >> Caso ocorre alguma solicitação de cancelamento por parte do cliente, alteraria para CANCELADO >> Cliente alinha o envio com o transportador/entregador e através da rotina de Rastreamento de Pedido, altera para ENVIADO >> Quando o produto chega ao destinatário (validação interna do cliente que não possui módulo CORREIOS), cliente acessa o Rastreamento e altera finalmente para ENTREGUE.




TERCEIRO DIFERENTE DE LINX COMMERCE (responsável pela loja virtual)


Podem consultar no método B2CConsultaStatus e B2CConsultaPedidoStatus para terem conhecimento do atual status do pedido no Microvix e quais são eles. De forma que mantenham no site os pedidos com os mesmos status existentes no Microvix.




TERCEIRO LINX COMMERCE


Tratando-se de Linx Commerce, existem particularidades mas eles também tem acesso aos mesmos métodos de status no Webservice. É necessário primeiro falar do módulo CORREIOS para então citar o fluxo de atualização Microvix x Linx Commerce.

Obs: nem todos os clientes possuem contratado o módulo CORREIOS.



CORREIOS: Módulo contratado a parte do sistema que é acessado pelo botão abaixo após clicar em FILTRAR na página inicial do Painel de vendas (B2C) e marcar um período que existem pedidos faturados e consequentemente marcar "Exibir faturados" também.



Ao clicar no botão, será direcionado para a URL do SIGEP (Software da empresa N49) que é o parceiro da Linx para acompanhamento de pedidos junto aos Correios do Brasil.



FLUXO PERFEITO DE SINCRONIZAÇÃO ENTRE MICROVIX x LINX COMMERCE COM MÓDULO CORREIOS:


Pedido XXXX consta como PAGAMENTO APROVADO no painel admin do Linx Commerce e consta também integrado no Microvix como PAGAMENTO CONFIRMADO >> Cliente fatura o pedido no Microvix em uma nota fiscal e altera para FATURADO >> Linx Commerce recebe essa informação de faturamento mediante existência de uma nota fiscal para o pedido e muda o status no painel admin para FATURADO também >> Cliente no Microvix acessa o SIGEP e gera a PLP (pré-lista de postagem) e consequentemente é gerado um código de rastreiro no Painel de vendas (B2C) junto ao pedido, conforme abaixo >> Linx Commerce recebe através de um fluxo esse código de rastreio e altera o pedido no painel admin automaticamente para ENVIADO >> No Microvix, não existe nenhum fluxo para alterar para ENVIADO após haver o código de rastreio, permanece FATURADO até que seja alterado manualmente pela rotina de rastreamento vide passos já citados >> A partir daí, o cliente precisa acompanhar no módulo CORREIOS quando o pedido for ENTREGUE para inserir esse status manualmente no pedido também na rotina de rastreamento (Microvix) >> Linx Commerce também não recebe automaticamente essa informação de entrega ao destinatário, sendo necessário alterar manualmente para ENTREGUE no painel admin.



Ou seja, basicamente hoje existe integração de status Microvix x Linx Commerce apenas para o PAGAMENTO APROVADO/CONFIRMADO > FATURADO > ENVIADO (altera automaticamente somente no Linx Commerce). O status ENTREGUE não é validado automaticamente pela comunicação com o CORREIOS.


Obs: Para clientes que não possuem o módulo CORREIOS, a integração entre as plataformas para no status FATURADO, não havendo mais nenhuma sincronização de status após isso. Lembrando também que o consumo no Webservice é feito pelo Linx Commerce onde existe todos os status cadastrados na loja para que eles possam consumir. Assim, qualquer solicitação de customização neste processo de integração, deve ser solicitado à plataforma Linx Commerce.




IMPORTANTE: Todo e qualquer terceiro responsável pelo site, sendo Linx Commerce ou não, possuem hoje acesso aos métodos B2CConsultaStatus e B2CConsultaPedidoStatus para ter conhecimento tanto dos status existentes na loja quanto do status atual do pedido dentro do Microvix e sendo assim, o Microvix é isento de qualquer necessidade de ENVIO da informação para o site, sendo o terceiro o responsável por possíveis sincronizações de status em tempo real.

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