OBJETIVO
Orientação para realizar inventário na versão BASIC
DESCRIÇÃO
Inventário na versão basic onde será ajustado as quantidades contadas e as demais quantidades serão zeradas.
PASSOS PARA REPRODUÇÃO
Ir para\ logística\inventário
Você será direcionado para a tela inclusão, alteração, contagem, consulta e exclusão do inventário. Nesta tela você pode consultar os inventários que se encontram em aberto ou ajustado
Para incluir um inventário basta selecionar a opção: Inclui Inventário. Você sera direcionado para tela básica de inclusão. É essencial o preenchimento da data ao qual será ajustado o inventário. Selecionar o tipo de produto a ser utilizado no inventário. Colocar uma descrição que facilite sua localização na consulta de inventários e selecionar a filial.
Selecionar a opção efetivar para criar o inventário.
OBS.: Lembrar que não se deve ter movimentações no dia do inventário, pois isso pode prejudicar sua contagem apresentando divergências após o ajuste.
Para realizar a contagem do inventário basta selecionar a opção Contagem de inventário.
Na contagem existem 3 formas de se fazer o inventário. A primeira é através do lançamento manual , onde os produtos são lançados item por item.
Assim como pode ser visto na imagem abaixo:
Nela lançamos os produtos na grade de acordo com a quantidade disponível em estoque.Para salvar basta selecionar a opção Efetivar.
Além dessa forma existe a possibilidade de ser feita a contagem por código de barras onde podemos lançar o produto através da bipagem.
O processo também pode ser realizado através do coletor de dados , nesse caso você deve possuir um arquivo de texto gerado pelo coletor e um arquivo de layout compatível para leitura do arquivo no sistema.
Basta selecionar os arquivos em seus respectivos campos e selecionar a opção efetivar o sistema irá carregar os produtos contados no arquivo gerado pelo coletor.
Obs.: É sempre bom validar o modelo de arquivo que você possui um período antes de realizar o seu inventário para que não tenha nenhum problema durante sua execução.
Após a contagem de produtos ser realizada recomendamos que seja verificado as seguintes informações:
1º Quantidade de peças contadas: Para verificar isso basta gerar o relatório 71 em Ir para\Logística\Relatórios\Inventário\ (71) Conferência de contagem
Em seu filtro basta selecionar as seguintes opções para que o mesmo seja gerado corretamente:
Selecionar em Tipo: Não Ajustado
Selecionar a filial ao qual está sendo realizado a contagem
Selecionar o inventário
selecionar a opção Ok.
O relatório mostra as quantidades contadas separadas por grade e no final mostra a quantidade total contada.
2º Quantidade de peças em estoque antes do ajuste: Para verificar isso basta gerar o relatório 61 em Ir para\Logística\Relatórios\Estoque Geral\ (61) Quantidade de itens em estoque
Para gerar o relatório basta selecionar as seguintes opções:
Em estoque selecionar a opção "Com peças reservadas"
No campo Análise selecionar a opção "Por grade'
Em tipo de item selecionar a opção "produto acabado" ( que é o tipo de produto utilizado no inventário)
No campo data selecionar o "dia ao inventário"
No campo Critérios de Estoques selecionar a opção "Estoque Geral"
Em Seleção de Filiais selecionar a filial que está sendo utilizada no inventário
Selecionar a opção Ok
O sistema gera o relatório onde o mesmo apresenta as quantidades em estoque de cada um dos produtos, as quantidades reservadas e no final apresenta a quantidade total de peças.
3º Movimentações de estoque na data do inventário: Para verificar isso basta gerar o relatório 67 em Ir para\Logística\Relatórios\Estoque Geral\ (67) Movimentações de itens em estoque
Para gerar o relatório basta selecionar o seguinte filtro:
Selecionar como data inicial e final a data do inventário
Selecionar no campo Tipo de Produto: Produto acabado (ou o tipo de produto que está sendo contado)
Selecionar no campo relatório a opção: com saldo inicial
Selecionar no campo quebra a opção : Produto/cor/estampa/tamanho
Selecionar a filial que está sendo realizado o inventário
selecionar a opção ok.
Caso não exista movimentações o sistema apresenta as movimentações feitas com data/filial/estoque
Após gerado os relatórios pode ser feito o ajuste do inventário, para isso basta selecionar a opção Ajusta Estoque.
Você será direcionado para a tela onde controla o que o seu inventário irá fazer:
Selecionar o inventário que está sendo utilizado por você e um motivo qualquer.
O flag "Zera grade de produtos não inventariados" é o responsável por sair com as peças que não foram contadas no sistema
O flag "Zera grade de produtos lançados" é o responsável por fazer as alterações das peças que foram contadas no sistema. Selecionando essas duas opções o sistema ficará com a quantidade contada, como quantidade disponível em estoque enquanto os demais produtos são zerados.
Para finalizar basta selecionar a opção efetivar para ajustar o estoque.
Atenção: Caso precise que o inventário altere somente os produtos lançados basta selecionar somente o flag "Zera grade de produtos lançados"
TAXONOMIAS SUGERIDAS PARA ABERTURA E ENCERRAMENTO DE TAREFAS
Classificação da Solicitação:
Unidade de Negocio: Matriz - Millennium
Tipo de Solicitação: Duvida
Produto: Basic
Módulo: Logística
Sub módulo: Estoque
Funcionalidade: Orientação para realizar inventário na versão BASIC
Indisponibilidade: Nao
Alternativa: Sim
Classificação da Encerramento: Logística
Dimensão: Estoque
Detalhe: Orientação para realizar inventário na versão BASIC
Validado por:
Eder da Silva
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