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Promo 7
O Promo é uma ferramenta omnichannel que vai além de um motor de promoções. Ele permite a criação de promoções ilimitadas e possibilita a gestão de vouchers e cartões por meio dos módulos gestão de pontos e Vale-presente/troca. Por ser uma plataforma cloud, potencializa a velocidade de distribuição das promoções, permitindo ao varejista fazer promoções em tempo real. Possui um simulador que permite testar as promoções antes de distribuí-las ao ponto de venda, além do mapa de colisões e possibilita atribuição de aprovadores para as promoções.
No contexto da Linx, o Promo é uma ferramenta Cross facilmente integrável a outras aplicações e PDV’s.
Nova Promoção
Primeiramente acesse o Console do Promo, e insira:
➤ Nome de usuário - Senha - Companhia
E inicie a sessão:
Ao acessar, ir em Opções de menu:
➤ Operação - Promoções - Nova promoção
Preencher os campos obrigatórios, e quais achar relevantes, e salvar:
➤ Campos obrigatórios: Nome da Promoção/ Campanha / Canais de Publicação/ Tipo de promoções/ Subtipo de promoções/ Forma de aplicação para promoções
● Nome da Promoção: Nome de identificação da promoção;
● Código: Indica o código interno da promoção (é opcional, mas pode ser configurado para ser obrigatório);
● Descrição: Pode ser usado para inserir todas as informações necessárias sobre a promoção;
● Workflow: Para definir se a promoção precisará de aprovação ou não (mais informações no tópico "workflow");
● Campanha: Deve ser selecionada uma das campanhas definidas para a promoção (mais informações no tópico "nova campanha");
● Canais de publicação: Selecionar os canais de publicação: ponto de venda, facebook e twitter
● Avaliar condições de combo: Ao ticar essa opção irá indicar que a promoção terá pelo menos uma condição simples e uma condição por composição (combo). Onde o Promo irá fazer a verificação se a condição por composição atende os requisitos da condição simples. Caso não seja ativada, as promoções serão avaliadas independente uma da outra;
● Relatórios de participantes: Ao ticar esta opção, quando a promoção for avaliada, todos os elementos que participarem da condição e benefícios serão informados ao ponto de venda;
● Tipo de promoções: Deve ser selecionado a partir das opções propostas;
● Sub-tipo de promoções: Deve ser selecionado a partir das opções propostas;
● Forma de aplicação para promoções: Deve ser selecionado a partir das opções propostas;
● Ativar sugestões: Ticar essa opção caso queira sugerir uma promoção no PDV;
● Mensagem do PDV: Caso a opção anterior for ticada, é preciso inserir a mensagem a ser exibida no PDV.
É possível adicionar uma imagem associada a promoção.
E também definir o período de vigência, com condições de data e horário.
Ambos os campos não são obrigatórios.
Todo o cadastro de nova promoção passará por essas etapas. O que irá mudar é o tipo de condição e benefício de cada uma, que vamos ver nos tópicos á seguir.
Desconto Porcentagem
Definir condição da promoção:
➤ Condição simples – Produto – Código (SKU) – Igual
➤ Digite o código do produto (Sempre que digitar um código, apertar enter), ou envie um arquivo e continuar.
Adicionar tipo de benefício:
➤ Fornecer Benefício - Novo benefício
Preencher os campos obrigatórios, e quais achar relevantes, e salvar:
➤ Campos obrigatórios: Benefício/ Classe do benefício/ Porcentagem de desconto/ Por cada unidade de
Neste exemplo iremos usar:
● Benefício: Financeiro (Desconto em dinheiro);
● Classe do benefício: Desconto porcentagem;
● Porcentagem de desconto: 10%;
● Por cada unidade de: Quantidade.
Ao finalizar essa etapa, sua promoção desconto porcentagem foi criada.
Leve 3, Pague 2
Definir condição da promoção
➤ Condição por composição - Adicionar - Produto
Preencher os campos obrigatórios, e continuar
➤ Campos obrigatórios: Ocorrências mínimas/ Ocorrências máximas/ Unidade de magnitude
Neste exemplo iremos usar:
● Ocorrências mínimas: 3;
● Ocorrências máximas: 3;
● Unidade de magnitude: Quantidade.
No campo Limite de aplicação, podemos limitar a quantidade de combos por venda. Deixando o campo vazio poderá ser formado vários combos em uma única venda.
Selecionar o produto que entrará na promoção:
➤ Produto - Código (SKU)- Igual
➤ Digite o código do produto (Sempre que digitar um código, apertar enter), ou envie um arquivo e continuar.
Adicionar tipo de benefício:
➤ Fornecer Benefício - Novo benefício
Preencher os campos obrigatórios, e quais achar relevantes, e salvar:
➤ Campos obrigatórios: Benefício/ Classe do benefício/ Porcentagem de desconto/ Por cada unidade de
Neste exemplo iremos usar:
● Benefício: Financeiro ( Desconto em dinheiro);
● Classe do benefício: Desconto porcentagem;
● Porcentagem de desconto: 100%;
● Por cada unidade de: Quantidade.
Ao finalizar essa etapa, sua promoção Leve3, Pague 2 foi criada.
Compre e Ganhe
Definir condição da promoção
➤ Condição por composição - Adicionar - Produto
Preencher os campos obrigatórios, e continuar
➤ Campos obrigatórios: Ocorrências mínimas/ Ocorrências máximas/ Unidade de magnitude
Neste exemplo iremos usar:
● Ocorrências mínimas: 1;
● Ocorrências máximas: 1;
● Unidade de magnitude: Quantidade.
No campo Limite de aplicação, podemos limitar a quantidade de combos por venda. Deixando o campo vazio poderá ser formado vários combos em uma única venda.
Selecionar o produto que entrará na promoção:
➤ Produto - Código (SKU)- Igual
➤ Digite o código do produto (Sempre que digitar um código, apertar enter), ou envie um arquivo e continuar.
Realizar essas etapas com os dois produtos, tanto com o que vai comprar, quanto com o que vai ganhar. Ao finalizar ficará da seguinte maneira:
Adicionar tipo de benefício:
➤ Fornecer Benefício - Novo benefício
Preencher os campos obrigatórios, e quais achar relevantes, e salvar:
➤ Campos obrigatórios: Benefício/ Classe do benefício/ Porcentagem de desconto/ Por cada unidade de
Neste exemplo iremos usar:
● Benefício: Financeiro ( Desconto em dinheiro);
● Classe do benefício: Desconto porcentagem;
● Porcentagem de desconto: 100%;
● Por cada unidade de: Quantidade.
Em universo de aplicação deixar apenas o produto que receberá o desconto, como no exemplo deixamos o produto de código 222:
Ao finalizar essa etapa, sua promoção compre e ganhe foi criada.
Progressiva
Definir condição da promoção
➤ Condição por composição - Adicionar - Produto
Preencher os campos obrigatórios, e continuar
➤ Campos obrigatórios: Ocorrências mínimas/ Ocorrências máximas/ Unidade de medida
Neste exemplo iremos usar:
● Ocorrências mínimas: 1;
● Ocorrências máximas: 99999;
● Unidade de medida: Quantidade.
No campo Limite de aplicação, podemos limitar a quantidade de combos por venda. Deixando o campo vazio poderá ser formado vários combos em uma única venda.
Selecionar o produto que entrará na promoção:
➤ Produto - Código (SKU)- Igual
➤ Digite o código do produto (Sempre que digitar um código, apertar enter), ou envie um arquivo e continuar.
Adicionar tipo de benefício:
➤ Fornecer Benefício - Novo benefício
Preencher os campos obrigatórios, e quais achar relevantes, e salvar:
➤ Campos obrigatórios: Benefício/ Classe do benefício/ Porcentagem de desconto/ Por cada unidade de
Neste exemplo iremos usar:
● Benefício: Financeiro ( Desconto em dinheiro);
● Classe do benefício: Desconto porcentagem;
● Porcentagem de desconto: 10%;
● Por cada unidade de: Quantidade.
Ainda nesta página vá até o campo "Definição de Escalonada"
Preencha os campos: Unidade da escalonada/ Passos - Agregar:
Neste exemplo iremos usar:
● Unidade da escalonada: Quantidade:
Adicione os passos, clicando em agregar:
Passos - Agregar 1 - Levando 1 peça: 10% de desconto:
● Ocorrências mínimas: 1;
● Ocorrências máximas: 1;
● Valor: 10;
Passos - Agregar 2 - Levando 2 peças: 20% de desconto:
● Ocorrências mínimas: 2;
● Ocorrências máximas: 2;
● Valor: 20;
Passos - Agregar 3 - Levando 3 peças ou mais: 30% de desconto:
Ao adicionar os 3 passos ficará da seguinte forma:
Ao finalizar essa etapa, sua promoção Progressiva foi criada.
Nova Campanha
Neste menu é onde conseguimos criar diferentes campanhas.
Ir em opções de menu
➤ Operação - Campanhas - Novo
Preencher os campos obrigatórios, e salvar
➤ Campos obrigatórios: Nome/ Data de início/ Data de finalização
Importante ticar a opção "Ativo", para a campanha poder ser usada.
Ao finalizar essa etapa, sua campanha foi criada.
Workflow
Workflow é uma atribuição que podemos escolher na montagem da promoção, onde determinamos se a promoção terá que passar ou não por uma aprovação do gestor antes de ser distribuída para o ponto de venda. Caso não precise de aprovação selecionar a opção "workflow general".
Ir em opções de menu:
➤ Workflow - Workflow - Novo
Preencher os campos obrigatórios, e salvar
➤ Campos obrigatórios: Nome
Definir os passos do Workflow
➤ Clicar em Novo
Preencher todos os campos, e salvar
➤ Nome/ Ordem de aprovação/ Função (usuário que irá aprovar)
Você pode criar quantos aprovadores quiser. E ao finalizar essa etapa, seu Workflow foi criado.
Mapas
Ir em opções de menu:
➤ Distribuição - Mapas (Distribuição) - Novo
Preencher os campos obrigatórios, e salvar
Campos obrigatórios:
● Publicação: Nome do mapa;
● Início da validade: Data de Início de vigência do mapa;
● Final da validade: Data final de vigência do mapa;
● Sugestões: Opção de sugerir ou não as promoções que compõem o mapa.
Preencher a composição do mapa
➤ Passos/ Funções/ Promoções/ Condições Gerais
Primeiramente arrastar "novo passo" para direita, como mostra na imagem
Definir as funções, que é o que determina a ordem de processamento entre promoções dentro de uma mesma etapa.
Temos as seguintes opções:
● Sequencial: Na função sequencial, cada promoção dentro da etapa é processada na ordem em que a função foi configurada. A ordem que cada promoção é definida dentro da função é muito importante , pois é essa ordem que será utilizada para consumir os itens.
● Todas: Dentro desta função, todas as promoções envolvidas são processadas de forma independente. Nesse caso, a ordem em que as promoções são definidas não será tão importante.
● Opções: Nessa função, cada promoção é processada de forma independente e é gerado um conjunto de opções a partir das quais o cliente pode escolher. De cada opção, será obtido um conjunto de benefícios que serão aplicados de acordo com a opção escolhida pelo cliente. No caso da função opções, o número de opções a que o motor irá responder vai depender do número de promoções que o integram, sejam aplicáveis ou não.
● Excluir: Com este tipo de função, as promoções são avaliadas por ordem (de acordo com a forma como a função foi definida), antes que a primeira promoção cumpra a sua condição e possa ser aplicada, a avaliação das restantes promoções que fazem parte da função são interrompidas. Ou seja, antes mesmo de aplicar a primeira promoção, as restantes já se encontram excluídas da avaliação.
● Máximo desconto: Neste tipo de função cada promoção é processada de forma independente e o Promo informa qual é a promoção e o benefício correspondente que concede o maior desconto entre todas as promoções que fazem parte da função. Como resultado, será aplicada apenas uma promoção , aquela que concede o maior desconto ao cliente.
● Mínimo desconto: Neste tipo de função, cada promoção é processada de forma independente e o Promo informa qual é a promoção e o benefício correspondente que concede o menor desconto entre todas as promoções que integram a função.
● Máximos pontos: Neste tipo de função, cada promoção é processada de forma independente e o Promo informa qual é a promoção e o benefício correspondente que concede o maior número de pontos entre todas as promoções que integram a função.
● Mínimos pontos: Neste tipo de função, cada promoção é processada de forma independente e o Promo informa qual é a promoção e o benefício correspondente que concede a menor quantidade de pontos entre todas as promoções que fazem parte da função.
● Avalia-se: Esta função não pode ser usada no primeiro passo, sempre usá-la no último passo, pois ela sempre irá se basear nas condições anterioriores.
● Avalia-se não: Assim como a função "avalia-se", esta função não pode ser usada no primeiro passo, pois também irá se basear nas condições anterioriores.
● Máximo desconto combinado: Esta função avalia todas as promoções nela incluídas, com base em um determinado contexto (ticket) e, em seguida, concede o conjunto de promoções que dá ao cliente o maior valor de desconto.
Arraste para a direita a opção escolhida. Neste exemplo vamos usar a função "Todas":
Selecione as promoções que irão compor o mapa, e arraste para direita
A próxima etapa "condições gerais" é opcional, vamos ver sobre ela no próximo tópico. Sendo assim, preenchido todas essas etapas, clicar em distribuir
Na próxima tela, clicar em selecionar lojas
Selecionar a loja que o mapa será publicado, e salvar
Feito isso, clicar em publicar
Irá aparecer a seguinte notificação, clicar em ok
Ao finalizar essa etapa, seu mapa foi criado e distribuído.
Distribuição Automática de Mapas
Para que a distribuição do mapa aconteça de forma automática é preciso realizar as seguintes configurações no console do Promo:
Ir em opções de menu
➤ Administração - Tipo de promoções - Novo
Preencha os campos solicitados e clique em salvar:
Ir em opções de menu
➤ Administração - Subtipo de promoções - Novo
Preencha os campos solicitados e clique em salvar:
Obs: No campo "tipo de promoção" associar a um tipo criado.
Ir em opções de menu
➤ Administração - Forma de aplicação para promoção - Novo
Preencha os campos solicitados e clique em salvar:
Obs: No campo "tipo de promoção" e "sub-tipo de promoção" associar a um tipo e sub-tipo criado.
É preciso criar uma promoção associando ao tipo, sub-tipo e forma de aplicação criado.
Ir em opções de menu
➤ Operações - Promoções - Nova Promoção
Promoção criada,
Ir em opções de menu -
➤ Administração - Modelos de mapas - Novo
Preencha os campos solicitados e clique em salvar:
Construa o mapa, posicionando a tipificação, onde cada promoção associada a ela deva ser incluída:
Habilite o seguinte parâmetro,
Ir em opções de menu
➤ Administração - Informação de Configuração - Filtrar por Mapas - scheduled.enabled
Preencha com “true” e clique em salvar.
Criar um novo mapa:
Ir em opções de menu
Distribuição - Mapas – Novo
Preencha os campos solicitados e clique em salvar:
No campo “modelo de mapa” selecione o modelo de mapa criado e selecione a opção “distribuição agendada”.
Ao clicar em salvar o mapa já estará montado com as promoções posicionadas de acordo com o modelo associado:
Clicar em distribuir:
Selecionar lojas e salvar:
Feito isso o mapa será distribuído automaticamente no horário configurado no servidor, adicionando as promoções ativas e excluindo as vencidas.
Condições Gerais
Condições gerais é a última etapa na composição do mapa, que vimos no tópico anterior, com ela você pode criar uma condição para que o seu mapa atenda antes de aplicar as promoções.
Ir em opções de menu
➤ Operação - Condições Gerais - Nova Condição
Preencher os campos obrigatórios, e salvar
➤ Campos obrigatórios: Nome/ Código
Optar por workflow general, caso essa condição não precise de aprovação, ou escolher algum outro workflow criado.
Na próxima tela você pode definir condição de intervalo de tempo (não obrigatório), e a condição simples, que irão compor essa condição geral.
Ao finalizar essa etapa, sua condição geral foi criada.
Simulação
Ir em opções de menu:
➤ Distribuição - Simulação - Novo
Preencher os campos obrigatórios:
➤ Nome/ Loja/ Terminal(código)/ Data de compra
A data de compra precisa ser a mesma do dia que a simulçao está sendo feita.
Preencher os componentes do ticket:
➤ Neste exemplo vamos simular a promoção desconto porcentagem. Clicar em produtos:
Preencher os campos obrigatórios, e continuar:
➤ Campos obrigatórios: Código (SKU)/ Preço unitário/ Quantidade
Neste exemplo iremos usar:
● Código (SKU): 123 (mesmo código do produto da promoção simulada);
● Preço unitário: 50,00;
● Quantidade: 1
➤ Clicar em simulação
➤ Selecionar o nome da promoção, e simular
➤ Sua simulação está pronta.
Fidelidade - Vouchers
Os vouchers no Promo, podem ser configurados de diversas maneiras, e os exemplos que vamos ver a seguir são os modelos impresso, onde precisamos criar um "modelo de voucher", um "tipo de voucher" e uma promoção que gere e outra que consuma o mesmo. O outro exemplo é o modelo pré-impresso, onde também criamos um "tipo de voucher" e a partir dele geramos os vouchers no console do Promo e criamos uma promoção que o consuma.
Modelo de Vouchers
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➤ Fidelidade - Modelos de Vouchers - Novo
Preencher os campos obrigatórios, e salvar
➤ Campos obrigatórios: Código/ Nome/ Modelo
Em modelo, podemos optar por: Impresso ou eletrônico.
No campo "codificação", podemos montar a mensagem, que irá aparecer no cupom impresso ou na mensagem eletrônica, utilizando as variáveis do sistema:
Aqui temos um exemplo de mensagem:
Importante ticar a opção "Ativo", para conseguir utilizá-lo. Ao finalizar essa etapa, seu modelo de voucher foi criado.
Tipos de Vouchers
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➤ Fidelidade - Tipos de vouchers - Novo
Preencher os campos obrigatórios, e quais achar relevantes, e salvar
➤ Campos obrigatórios: Código/ Nome/ Modelo/ Prefixo/ Codificação/ Modelo de Voucher
No campo "modelo" temos as seguintes opções:
● Impresso: Voucher impresso em frente de caixa.
● Eletrônico: Voucher que será enviado por e-mail para o cliente.
● Externo: Voucher não administrado pelo Promo. É emitido por um sistema externo.
● Pré-impresso: É um voucher apenas informativo, onde não irá gerar nada no momento da emissão no PDV, pois se entende que o caixa já o tera consigo, para entregá-los. Nesta opção não será possível escolher um modelo de voucher.
● Informativo: São vouchers que podem ser emitidos pelo Promo quando uma Promoção o indica, mas nenhum registro dele será feito no banco de dados do Promo e nenhum código de barras será atribuído.
No campo "codificação" temos as seguintes opções:
● EAN13: Numérico, 12 dígitos mais 1 dígito de verificação. Ex .: 1040010010131
● UPCA: Numérico, 11 dígitos mais 1 dígito de verificação. Ex .: 108001010171
● CODE128: Alfanumérico, quantidade de dígitos variável. Ex .: 10800100100000000000000000000087
● Personalizada: Alfanumérico, número de dígitos variável, os dados inseridos não podem ser nulos ou 0 (zero). Já a nomenclatura será composta pelo campo personalizado + numeração sequencial do cupom (6 dígitos). Ex .: "Promo + 000000" = Promo000000.
E no campo "modelo de voucher", é o nome do modelo criado no tópico anterior.
Importante ticar a opção "Ativo", para conseguir utilizá-lo. Ao finalizar essa etapa, seu tipo de voucher foi criado.
Caso selecione o modelo voucher eletrônico é preciso realizar a configuração do e-mail que fará o envio das mensagens:
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➤ Administração - Informação de configuração
Filtre por “mail”, no campo “procurar palavra”:
Configure os campos de acordo com o seu e-mail:
Parâmetro | gmail | Live/hotmail | yahoo |
default.from | (digite o seu e-mail) | (digite o seu e-mail) | (digite o seu e-mail) |
default.insertImages | true | false | false |
default.subject | Promo mail | Promo mail | Promo mail |
host | |||
password | Senha do e-mail | Senha do e-mail | Senha do e-mail |
port | 465 | 587 | 587 |
smtp.auth | true | true | true |
smtp.port | 587 | ||
smtp.socketFactory.class | javax.net.ssl.SSLSocketFactory | ||
smtp.socketFactory.fallback | false | ||
smtp.socketFactory.port | 465 | ||
smtp.ssl.trust | * | ||
smtp.starttls.enable | true | true | true |
username | (digite o seu e-mail) | direcció[email protected] (digite o seu e-mail) | [email protected](digite o seu e-mail) |
Para contas yahoo e google deve habilitar esse acesso de apps menos seguros, para que o envio dos e-mails sejam feitos:
https://support.google.com/accounts/answer/6010255?hl=es-419
Para cadastrar os clientes no console do Promo, pode ser por importação de catálogos, no seguinte caminho
Administração – Importação de catálogo
Catálogo de clientes – Importar:
O nome do arquivo a ser importado deve ser: catalogCustomer.catalog:
O conteúdo do arquivo a ser importado deve ser configurado da seguinte maneira:
code|name|lastName|gender|birthDate|identificationType|identifier|identificationExpiration|nacionality|email|customerType|address|addressCcountry|addressState|addressCity|addressPostalCodephone|isActive|segments
Ex: 96585678432|Promo|Linx|01||01|96585678432|||[email protected]|01||01|01|01||05603090|true|
Obs: Os campos que não quiser preencher basta deixar em branco, como no exemplo acima.
Campos obrigatórios:
- Código (code)
- Nome (name)
- Sobrenome (lastName)
- Tipo de cliente (customerType)
- Nro de Indentificador (identifier)
- E-mail (email)
Vouchers - Pré-impresso
Neste menu geramos os vouchers que definimos como modelo "pré-impresso" durante a criação do tipo de voucher.
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➤ Fidelidade - Vouchers - Criação Massa de Vouchers
Selecionar o tipo de voucher e a quantidade que deseja gerar e clicar no botão laranja ao lado.
Ao finalizar essa etapa, seu voucher pré-impresso foi gerado.
Promo - Gera Voucher
Para criar uma promoção que gere o voucher vamos seguir as mesmas etapas do tópico "Nova Promoção", feito isso vamos definir o tipo de benefício.
Obs: a criação dessa promoção só é necessária para tipo de voucher impresso e eletrônico, no caso do pré-impresso os voucher já foram gerados conforme mostrado no tópico anterior.
Definir condição da promoção:
➤ Condição simples - Produto - Aplica a Todos
Adicionar tipo de benefício:
➤ Fornecer Benefício - Novo benefício
Preencher os campos obrigatórios, e quais achar relevantes, e salvar:
➤ Campos obrigatórios: Benefício/ Classe do benefício/ Outorgar vouchers (quantidade)/ Tipo do Identificador/ Método de avaliação/ Aplicada a/ Método de aplicação
Neste exemplo iremos usar:
● Benefício: Não financeiro;
● Classe do benefício: Voucher;
● Outorgar vouchers (quantidade): 1;
● Tipo do Identificador: Código do tipo de voucher a ser gerado;
● Método de avaliação: Proporcional;
● Aplicada a: Preço beneficiado;
● Método de aplicação: Resumo.
Ao finalizar essa etapa, sua promoção gera voucher foi criada.
Promo - Consome Voucher
Para criar uma promoção que consuma o voucher vamos seguir as mesmas etapas do tópico "Nova Promoção", feito isso vamos definir o tipo de benefício.
Obs: a promo com as regras de consumo precisa ser criada para todos os tipos de voucher criado.
Definir condição da promoção:
➤ Condição simples - Produto - Aplica a Todos
➤ Condição simples - Voucher - Tipo - Igual
➤ Digite o código do tipo de voucher a ser consumido, e continuar
Adicionar tipo de benefício:
➤ Fornecer Benefício - Novo benefício
Preencher os campos obrigatórios, e quais achar relevantes, e salvar:
➤ Campos obrigatórios: Benefício/ Classe do benefício/ Porcentagem de desconto/ Por cada unidade de/ Método de avaliação/ Aplicada a/ Método de aplicação
Neste exemplo iremos usar:
● Benefício: Financeiro ( Desconto em dinheiro);
● Classe do benefício: Desconto porcentagem;
● Porcentagem de desconto: 20%;
● Por cada unidade de: Quantidade;
● Método de avaliação: Proporcional;
● Aplicada a: Preço beneficiado;
● Método de aplicação: Resumo.
Ao finalizar essa etapa, sua promoção consome voucher foi criada.
Mapa - Vouchers
Já vimos no tópico "Mapas", como é feita sua criação, e agora vamos ver um exemplo de como preencher a composição do mapa utilizando a promoção gera voucher e a promoção consome voucher.
Preencher a composição do mapa
➤ Passos/ Funções/ Promoções/ Condições Gerais
Neste exemplo vamos utilizar 2 passos, no passo 1 iremos definir:
● Função: Todas
● Promoção: Consome Voucher
No passo 2:
● Função: Avalia-se não
● Promoção: Consome Voucher e Gera Voucher
Ao selecionar a função "avalia-se não" o próprio sistema já me sugere utilizar a promoção utilizada no passo anterior.
O mapa vai ficar da seguinte maneira:
Em suma, fazendo uma leitura do mapa, se o cliente atender os requisitos do passo 1, que é comprar um produto e apresentar o código do voucher, a promoção será aplicada, mas caso compre o produto e não tenha o código do voucher, o sistema irá gerar um voucher para ser consumido na próxima compra.
Cartões de Fidelidade
Os cartões fidelidade do Promo abrangem 2 módulos Vale Presente/Vale Troca e Gestão de Pontos, em ambos os casos precisamos criar um "tipo de elemento de fidelidade", que vamos ver no próximo tópico, para realizar a administração dos mesmos.
Tipos de Elementos de Fidelidade
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➤ Fidelidade - Tipos de elementos de fidelidade - Novo
Preencher os campos obrigatórios e quais achar relevantes, e salvar.
➤ Campos obrigatórios: Código/ Nome/ Intervalos de prefixo/ Quantidade de dígitos
● Código: indentificador único do tipo de cartão fidelidade.
● Nome: indentificador no console do tipo de cartão fidelidade.
● Descrição: campo disponível para breve descrição do tipo de cartão fidelidade.
● Intervalos de Prefixos: o (s) valor (es) indicado (s) neste popUp representarão os primeiros dígitos do código dos cartões que está sendo criado.
● Externa: Ticando essa opção indicará que o tipo de cartão que está sendo cadastrado será administrado por terceiros, ou seja, não serão administrados pelo promo. Só estarão cadastrados para poderem participar das promoções, seja para atribuição de pontos ou resgate, mas estas ações não serão inscritas na Promo, mas serão comunicadas ao PDV, que se encarregará de informar estes movimentos a quem corresponde. Quando esta opção estiver assinalada, só será possível indicar se está ativa e se participa de alguma campanha de fidelização, as restantes opções não se aplicam à definição deste tipo de cartão.
● Quantidade de dígitos: quantidade de dígitos do código do cartão. Ex.: Se o prefixo que eu cadastrei foi 120 e o meu cartão tiver 10 dígitos, os três primeiros dígitos serão 120 + 7 dígitos.
● Tipo de validade: podemos selecionar uma das três opções:
Datas: selecionando essa opção o cartão fidelidade terá validade entre as datas de início e término definidas. Esses dados devem ser definidos no arquivo a partir do qual os cartões de fidelidade são cadastrados.
Dias desde a ativação: selecionando essa opção o cartão fidelidade terá uma validade de x dias a partir do momento da sua ativação. Este número de dias deve ser definido no campo "dias de ativação" que aparecerá abaixo do campo "tipo de validade" quando esta opção for selecionada (padrão 365 dias).
N/D: selecionando essa opção seu cartão não terá validade e poderá ser utilizado á partir da data de ativação.
● Pré-carregamento: Neste definimos se o cartão fidelidade terá carga associada ou não. As opções disponíveis são:
Não: selecionando essa opção o cartão não terá carga no momento do cadastro.
Arquivo: nesta opção o cartão fidelidade deve ter um saldo associado ao arquivo que o gera.
Definir pré-carregamento: selecionando essa opção irá abrir o campo "definir pré-carregamento",onde poderá definir o valor do saldo.
● Recarregável: ticando essa opção o cartão fidelidade criado pode receber carga tanto do console, quanto das promoçoes aplicadas.
● Vencimento de carga: Nesta opção definimos se o saldo do cartão fidelidade terá vencimento ou não. As opções disponíveis são:
Sem expiração: o saldo nunca irá expirar;
Dias desde a carga: o saldo irá expirar em um número de dias determinado, á partir do dia que o cartão for carregado;
Data: será possível definir a data de expiração;
Dias desde a ativação: o saldo irá expirar em um número de dias determinado, á partir do dia da ativação;
Frequência: o saldo irá expirar mensalemte.
● Nomeada: Nesta opção definimos se o cartão terá cliente associado ou não. As opções disponíveis são:
Não: Não terá cliente associado;
Por arquivo de registro em massa: será associado ao registro de arquivos do cartão;
Em canal de venda: pode ser associado a um cliente no ponto de venda.
● Transferível: Nesta opção você pode indicar se o cartão fidelidade pode transferir todo ou parte do saldo para outro cartão do mesmo tipo. As opções disponíveis são:
Não: o saldo não pode ser transferido;
Total: selecionando essa opção só poderá transferir em uma única ação o valor total do saldo de um cartão para outro do mesmo tipo e que esteja inativo. Ao fazer isso, o cartão de origem (aquele que dá o saldo) será cancelado e com saldo zero, enquanto o cartão de destino (aquele que recebe o saldo) passará de inativo para ativo e terá como saldo o saldo total que o cartão de origem tinha.
Parcial: selecionando essa opção o saldo do cartão poderá ser transferido total ou parcialmente para um cartão ativo do mesmo tipo sem sofrer nenhuma alteração do status dos dois cartões.
● CVV Requerido: ticando essa opção seu cartão terá um código de verificação de 3 dígitos.
● Máximo de pontos a ser concedidos por transação: Nesta opção é possível limitar o número máximo de pontos a serem concedidos por transação, considerando todos os benefícios que se aplicam na transação e que adicionam pontos a esse tipo de cartão.
● Limite de saldo: nesta opção deve ser indicado um valo r caso seja necessário que os cartões cadastrados neste tipo de cartão fidelidade não possam ter saldo superior ao aqui indicado. Caso este campo não seja preenchido, a recarga do saldo não terá limite.
● Consumo parcial: ticando essa opção, poderá usar todo o saldo do cartão em mais de uma operação, caso contrário poderá realizar uma única operação, mesmo que ainda tenha saldo no cartão será inativado.
● Campanhas de fidelidade: nesta opção você pode associar uma das campanhas criadas.
● Ativo: importante ticar essa opção para ativar o cartão.
Elementos de Fidelidade
Neste tópico conseguimos gerar uma massa de cartões, onde esses, podem ser comercializados da maneira que preferir, geralmente é mais utilizado para Vale presente. Veja como gerá-los;
Ir em opções de menu
➤ Fidelidade - Elementos de fidelidade - Geração massiva
Para os tipos de cartões, que foram definidos como "nomeado = por arquivo de registro em massa", o selecione, escolha o arquivo a ser processado e clique no botão laranja.
O formato do arquivo deve ser da seguinte maneira:
Nome do arquivo: Formato "card_timestamp.catalog". Onde"timestamp" pode ser substituídio por data e hora. Ex: "card_15102021110504.catalog".
Formato do arquivo: id|type|valid-from|valid-to|cvv|customer|amount. Onde: id = número do cartão, type = código do tipo de cartão, valid-from e valid-to = validade do cartão, cvv = código de segurança, customer = se eo cartão for nomeado a alguém é preciso colocar o código do cliente, amount = valor da pré-carga do cartão. Caso algum campo não tenha sido definido na hora da criação do tipo de cartão, pode deixar o espaço vazio. Ex.: 1210000000|12| | | |1|2000
Para ativar um cartão que esteja com status inativo, selecione no filtro o tipo de cartão, status, e a data que o cartão foi criado. Feito isso clique no botão ações e na opção ativar:
Irá aparecer uma mensagem de confirmação, clique em sim
Feito isso, seu cartão fidelidade foi ativado.
Para os tipos de cartões, que foram definidos como "nomeado = em canal de venda", o selecione, defina se quer gerá-los ativos ou inativos, selecione o prefixo, digite a quantidade de cartões a ser emitido e clique no botão laranja.
Feito isso, seu cartão fidelidade foi gerado.
Para atribuir saldo ao cartão criado de forma massiva, basta ir em:
➤ Fidelidade - Elementos de fidelidade - Atribuição/ Atualização
Selecione o tipo de cartão e um convênio, escolha o arquivo e clique no botão laranja
O formato do arquivo deve ser da seguinte maneira:
Nome do arquivo: "tipo de cartão _codigo convenio_timestamp.catalog". Onde"timestamp" pode ser substituídio por data e hora. Ex: "12_123_15102021110504.catalog".
Formato do arquivo: número do cartão | código do cliente | saldo
Feito isso, o saldo dos cartões foram adicionados.
Convênio
Ir em opções de menu
➤ Fidelidade - Convênio - Novo
Preencher os campos obrigatórios e quais achar relevantes, e salvar.
➤ Campos obrigatórios: Código/ Nome
Feito isso, seu convênio foi criado.