Introdução

O principal objetivo da tela 012356 - ECF é a geração de um arquivo TXT que será utilizado posteriormente para a entrega da ECF - Escrituração Contábil Fiscal.

A ECF é uma importante obrigação acessória integrante do Projeto SPED.

O arquivo TXT criado a partir dessa tela conterá informações parciais do arquivo da ECF que será posteriormente transmitido à Receita Federal. Essas informações são relativas, essencialmente, à identificação da pessoa jurídica, bem como às informações econômicas e gerais da empresa, e irão compor, no arquivo a ser transmitido, os Blocos 0X e Y.

Outros blocos de informação serão preenchidos ou terão os dados recuperados durante o processo, posteriormente, com a utilização do programa validador da ECF chamado PVA (Programa Validador e Assinador).

Neste documento trataremos exclusivamente da geração do arquivo TXT que conterá as informações relativas aos Blocos 0X e Y, integrantes do arquivo TXT que será posteriormente transmitido à Receita Federal para cumprimento da obrigação ECF.

Módulo que exibe a tela 012356

Livros Fiscais

Pré-requisitos

Para a correta geração do arquivo TXT da ECF a partir da tela 012356 - ECF, é imprescindível:

  • Importar dados contábeis para o módulo LCF - Livros Contábeis Fiscais, implementado no Hotfix 01.15.011
  • Gerar o arquivo da ECD - Escrituração Contábil Digital no layout versão 3.0, conforme implementação efetuada no Hotfix 01.15.020

Geração do arquivo TXT

Verifique, a seguir, os procedimentos para geração do arquivo TXT da ECF - Escrituração Contábil Fiscal.

 Na tela 012356 - ECF, selecione a Versão, o Exercício e o Período para geração dos arquivos e clique em Avançar.


Início



Campo

Preenchimento

Versão

Estarão disponíveis para seleção as versões contábeis cadastradas na tela 009088 - Versão Contábil.

Exercício

Exercício que será utilizado como base para a geração do arquivo TXT.

Estarão disponíveis para seleção os exercícios cadastrados na tela 009040 - Exercício e Período para a versão contábil selecionada anteriormente.

Período

Código do período, relativamente ao exercício selecionado, que será utilizado para a geração do arquivo TXT.

Estarão disponíveis para seleção os períodos cadastrados na tela 009040 - Exercício e Período para o exercício selecionado.

 Na próxima tela, preencha os campos conforme descrito no quadro subsequente e clique em Avançar.



Campo

Preenchimento

Matriz Contábil

Selecione a matriz contábil para a geração do arquivo. Se forem selecionados todos os itens, o assistente gerará arquivos separados, um para cada matriz contábil.

Filtros

Gerar o arquivo pelo SQL

Opção indicada nos casos em que a geração do arquivo requeira memória ou processamento não suportados pela máquina local.

Ao marcá-la, o conteúdo do arquivo TXT será gerado em uma tabela no servidor SQL. O arquivo TXT deverá ser posteriormente extraído, pelo cliente Linx, para a devida inclusão no programa validador da ECF (PVA).

Excel

Permite a geração do conteúdo do arquivo também em formato de planilha do Excel, a fim de facilitar eventuais conferências.

Clique em   para informar a pasta de geração.

Erro

O arquivo de erros será gerado nos casos em que haja eventuais falhas na criação do arquivo TXT ou dos registros que o compõem. Poderá ser utilizado por um desenvolvedor para verificação da natureza dos erros.

O Linx ERP sugere a pasta C:\Temp. Clique em  e altere-a se desejar.

Texto

Pasta para gravação do arquivo TXT da ECF.

O Linx ERP sugere a pasta C:\Temp. Clique em  e altere-a se desejar.

Codificação

Padrão para geração do arquivo TXT da obrigação ECF.

Opções para seleção:

ANSI

UNICODE

UTF-8

Importante

Para o arquivo da ECF, mantenha selecionada a opção sugerida ANSI, para garantir que o arquivo gerado seja corretamente interpretado pelo programa validador da ECF (PVA).

Botão Igualar Filtros

Iguala os filtros informados acima, bem como a seleção dos registros efetuada a seguir, para todas as matrizes contábeis selecionadas.

Registros ECF

Registros a serem gerados nos Blocos 0, V, X e Y.

Inicialmente todos os registros estarão marcados. Marque ou desmarque os itens de acordo com a necessidade de sua empresa.


A tela Informações Complementares apresenta os registros para cada bloco de informações (0, V, X e Y).

Importante

Os blocos Q (Livro Caixa) e W (Declaração País a País) não são gerados pelo Linx ERP.

  • Os dados informados para todos os registros, de todos os blocos, devem corresponder ao exercício e período informados no passo 1.
  • O preenchimento dos campos nos registros do bloco 0 determinará quais registros serão habilitados para preenchimento nos Blocos X e Y.


Preencha inicialmente os campos solicitados para os registros do Bloco 0.

Início

BLOCO 0

Registro 0000 - Abertura do arquivo digital e identificação da pessoa jurídica


Importante

Informe a versão do layout conforme consta no Manual de Orientação do Leiaute da ECF, disponível em: http://sped.rfb.gov.br/arquivo/show/2102


Algumas opções e registros podem ou não ser exibidos de acordo com a versão do layout colocada no campo Versão do Layout.

Para o ano calendário de 2017, por exemplo, a versão layout que deve ser colocada é a 0004.

Registro 0010 - Parâmetros de tributação


Registro 0020 - Parâmetros complementares


O campo  Recursos em Moeda Estrangeira  (DEREX) será habilitado apenas quando a o campo Versão do Layout estiver preenchido com a opção 0004. 

Registros 0021 - Parâmetros de Identificação dos Tipos de Programa

A guia 0021 é habilitada quando o campo estiver marcado na guia 0020.


Registros 0030 - Dados cadastrais e 0035 - Identificação das SCP

Bloco V - Declaração Derex

Ao utilizar a versão 4.0 durante a geração do ECF será habilitado para uso a guia Bloco V com os grids Registro V010Registro V020 e Registros V030 e V100.



Registro V010


Na grid Registro V010 será possível incluir ou excluir informações sobre a Instituição. Podem ser incluídas uma ou mais linhas contendo informações sobre a instituições diferentes.


Registro V020


Na grid Registro V020 será possível acrescentar detalhes sobre o responsável pela informação.

É possível incluir e excluir linhas com informações contendo a identificação do responsável correspondente a instituição selecionada na grid V010.


Para cada instituição poderá existir um ou mais responsáveis vinculados.


Registro V030 e V100

Na grid Registro V030 e V100 será possível informar detalhes sobre períodos e movimentações para cada responsável indicado na grid Registro V020.

Ao gerar o arquivo ECF o Linx ERP irá efetuar a soma dos valores de cada responsável para o período.

Ainda na tela Informações Complementares, informe os campos relativos aos registros do Bloco X.Início

Bloco X

Importante

Lembre-se:

Os registros serão habilitados de acordo com as informações preenchidas no Bloco 0.



Nota

A partir do Service Pack 02.16.000,  passou a ser possível  a inclusão de mais de uma linha (investida) para o Código NIF no registro X340.


Registro não gerado:

Registro

Motivo

X390

Registro para imunes e isentas.

 

Em seguida informe os campos relativos aos registros do Bloco Y.

Importante

Lembre-se:

Os registros serão habilitados de acordo com as informações preenchidas no Bloco 0.

Bloco Y




Registros não gerados:

Registro

Motivo

Y611

Rendimentos de dirigentes. Os dados deverão ser digitados no PVA em razão de confidencialidade.

Y612

Registro para imunes e isentas.

Y682

Registro para imunes e isentas.

Y800

Dados digitados no PVA.

 

Após informar os campos para todos os registros devidos, clique no botão Gravar Informações Complementares.


 

Após a gravação, clique no botão Gerar para gerar o arquivo TXT.




Ao término, deverá ser exibida uma mensagem informando que a geração foi efetuada com sucesso. 



O passo seguinte deverá ser a inclusão do arquivo TXT gerado no programa validador da ECF. 

Dica

Assista o Dica Linx sobre o layout 0003 da ECF.


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