Para que seja possível registrar as vendas, é necessário, após iniciar o PDV, abrir o Caixa. Para isso, siga uma das opções a seguir:
1. Efetuar Login
- Após determinado usuário efetuar login no sistema, no seu primeiro acesso do dia, se o caixa estiver fechado e o parâmetro ABRE_CAIXA_AUTOMATICO estiver habilitado, conforme determinação da matriz, o Caixa será automaticamente aberto. E para os caso que utilizam impressora fiscal, a Leitura X será feita também automaticamente.
2. Via Gerenciamento de Caixa
- No menu principal, clique no botão do Caixa, em seguida em Gerenciamento de Caixa;
- Informe os dados do operador habilitado para abertura de caixa e sua senha, se houver, clicando em seguida em Confirmar (✓) ou apertando Enter. Caso não esteja habilitada a senha, deixe este campo em branco;
- Uma nova tela se abrirá, caso o status do caixa esteja como Fechado, clique no botão Iniciar;
- Em seguida, confirme a ação, o que deve resultar na mudança do Status Atual para Aberto;
- Retorne clicando em Sair (F11), no menu lateral;
- Em seguida, apenas para lojas que utilizem impressora fiscal, deve ser realizada a Leitura X para registrar a leitura de início de dia fiscal. Esse procedimento é explicado no box mais abaixo;
- A partir da Abertura do Caixa e impressão da Leitura X, podem ser realizadas as operações de vendas da loja. Quando o caixa é aberto, inicia-se um novo período de vendas e as informações registradas no sistema ficam disponíveis para efetuar a sincronização de dados com a retaguarda e realizar eventuais consultas. A quantidade de períodos de vendas trabalhados na loja é estabelecida no Linx POS Manager.
3. Via Linx POS Manager
- A terceira opção de abertura é efetuada no Linx POS Manager, que permitirá ao gerente a abertura de todos os caixas a partir de um único terminal. Acesse o passo a passo no manual do Linx POS Manager.
Caso a loja trabalhe com impressoras fiscais, após a abertura do Caixa ou antes de efetuar a troca de uma bobina de papel, será necessário emitir a Leitura X. Trata-se de um documento emitido pela impressora fiscal, em que é possível visualizar todas as informações de vendas, tributos e outros detalhes de um determinado expediente da loja, no caso, do último expediente.
Para esta operação, é necessária a senha do gerente. Basta acessar a opção Gerenciamento Fiscal, na área Operações Diárias, clique na opção Efetuar Leitura X. São impressos os dados do movimento diário, com informações de imposto e suas classificações, as formas de pagamento recebidas, o tempo de uso do ECF e outros dados. É conhecido também como Mapa de Caixa.
A Leitura X pode ser emitida a qualquer momento, pois não bloqueia o uso da impressora, como a Redução Z. Caso haja uma diferença superior a 15 minutos entre o horário da impressora fiscal e o horário do sistema operacional do microcomputador, o sistema não permite a realização das vendas. Neste caso, é necessário ajustar os horários.
IMPORTANTE: Ambientes SAT e NFC-e não realizam esse procedimento.
Exemplo de abertura com o parâmetro ABRE_CAIXA_AUTOMATICO ativo. Perceba que nesse caso, a Redução Z do dia anterior ainda não foi feita. Portanto, o caixa só poderá ser aberto após esse procedimento. | Exemplo de abertura de caixa via Gerenciamento de Caixa. |