Veja nesta página: como realizar a remessa para beneficiamento/industrialização.

Objetivo

Pré-requisitos

Cadastro de CFOP

Remessa de Beneficiamento

Emitindo uma NF-e

Visualizar o XML

Objetivo


Apresentar o processo de remessa para beneficiamento/industrialização. A nota fiscal para remessa de beneficiamento/industrialização é um documento fiscal utilizado quando uma empresa envia determinados produtos para serem beneficiados ou industrializados por outra empresa. Essa operação ocorre quando uma organização precisa realizar etapas adicionais de produção, transformação ou aprimoramento em seus produtos, mas não realiza esses processos internamente.

Pré-requisitos


Para a emissão de uma NF-e de remessa de beneficiamento, será necessária a prévia configuração dos cadastros que serão utilizados nesta operação.

👉 Clique nos links abaixo e veja, passo a passo, como configurar cada cadastro.

  • Cadastro de Filiais
  • Cadastro de Produtos
  • Cadastro de Eventos
  • Cadastro do Fornecedor

Configurados os cadastros acima, realize as parametrizações necessárias para que o sistema possa efetuar os cálculos e executar o processo de emissão da NF-e automaticamente.

Aviso

Para informar corretamente os parâmetros e valores incidentes (impostos, taxas, alíquotas, CSTs etc.), sugerimos que consulte o seu contador.

Cadastro de CFOP


É necessário configurar o CFOP para esta operação.

  1. Acesse o Cadastro de CFOP pelo caminho: Controladoria > Fiscal > Cadastros > CFOP;
  2. Na guia Impostos, no campo CST IPI selecione a opção "53 Saída Não-Tributada";
  3. Na seção PIS/COFINS selecione a opção "06 - Operação tributável (Alíquota ZERO)", para as empresas que calculam PIS, Cofins e IPI, na remessa para beneficiamento não calculamos estes impostos, sendo assim, deverá ser utilizado o modificador de CST.

Nota

Para as empresas que calculam PIS, Cofins e IPI, na remessa para beneficiamento não calculamos estes impostos, sendo assim, deverá ser utilizado o modificador de CST.

Aviso

Para informar corretamente as classificações utilizadas na operação, sugerimos que consulte o seu contador.

Remessa de beneficiamento


 Para realizar esse processo, siga os passos a seguir:

  1. Para realizar uma remessa, acesse a tela configurada através do caminho: Logística > Expedição > Movimentações > (evento configurado para remessa de industrialização);
  2. Selecione no cabeçalho do evento: Filial, Natureza da Operação Fornecedor;
  3. Adicione produtos no Grid de Produtos;

    Através deste evento, você pode enviar  matéria prima e/ou produto acabado, basta informa na coluna Tipo: "AC=Produto Acabado ou MP=Matéria Prima".

  4. Após realizar o preenchimento dos campos na tela de "Remessa de Industrialização" clique em "Efetivar";

    Clicando na opção "(F10) Digitar uma nota recebida de um fornecedor, cliente ou filial" você pode visualizar os impostos que foram calculados com base na Nota Referência clicando na aba "Itens".

  5. No complemento, se necessário, informe os campos relacionados ao envio do(s) produto(s), tais como:

    Modalidade de Frete: na NF-e 4.0, que é modelo (layout) atual, as modalidades de frete são utilizadas para indicar como o transporte das mercadorias será realizado, é são categorizados conforme o modelo de transporte e a responsabilidade sobre o frete. São elas:

    Transportadora: é a empresa responsável pelo transporte das mercadorias entre o remetente e o destinatário. Ela tem um papel fundamental na NF-e que garante a rastreabilidade das mercadorias durante o transporte, facilitando o controle e a fiscalização das operações comerciais.   

    Valor do Frete: é o valor cobrado pelo transporte da mercadoria. Ele é tratado como uma despesa adicional e não está sujeito à incidência de impostos sobre circulação de mercadorias. 

  6. Use a função de Condição de Pagamento para selecionar a forma de pagamento a ser utilizada para pagar por valores calculados devidos, em seguida, aplicar o pagamento; 
  7. Clique em Efetivar e finalize a operação seguindo os passos para a emissão da nota fiscal e cupom fiscal.


Aviso

Ao efetuar a operação com este evento, é importante saber que a quantidade em estoque fica armazenado em poder de terceiros.

Para visualizar o parâmetro desta ação, na tela de Remessa de Industrialização acesse a opção Alterar Evento, na aba Logística podemos visualizar o campo Influência do Estoque responsável por parametrizar e manejar o estoque, como a subtração/soma dos produtos e a entrega a poder de terceiros.

Emitindo a NF-e


Após completar o preenchimento da tela da movimentação e clicar em Efetivar, será aberta uma nova tela para a finalização da operação comercial. Preencha os parâmetros necessários e siga os passos para a emissão da nota fiscal eletrônica.

Nota

A Série da nota é carregada automaticamente e está vinculada ao Cadastro da Empresa (Filial) ou ao Cadastro do Evento da movimentação.

Dica

Na tela de finalização da operação comercial, na aba Itens, é possível visualizar o cálculo dos impostos antes de emitir a NF-e.

Na tela Status de NF-e (Vendas > Status de NF-e), você pode imprimir/visualizar o Danfe e também salvar o XML. Para isso, busque a nota desejada, informando a opção Notas Processadas no campo Situação e as Datas Inicial e Final. Em seguida, clique em Procurar, selecione a nota e efetive a ação desejada.

Visualizar o XML


 Para realizar esse processo, siga os passos a seguir:

  1. Para realizar a consulta de XML, acesse a tela configurada através do caminho: Vendas > Status de NFe;
  2. Selecione a "Situação" e o "Período";
  3. Clique em "Procurar";

  4. Selecione o XML desejado.

Próximos tópicos:

Lojas virtuais

Processos de e-Commerce

Vendas e-commerce

Veja nos itens anteriores  

Gerencie seu e-Commerce

Lojas virtuais

Envio de Estoque

Veja nos próximos tópicos 

Estoque mínimo e percentual de envio

 Envio de preço e cadastro de tabela de preço

Múltiplas listas de preços

  • Sem rótulos