Nesta tela, deve ser informado qual o benefício que a campanha vai disponibilizar nas vendas.
Benefício que pode ser utilizado tanto nas vendas, como nos itens, quando selecionado devemos escolher se o desconto será na venda ou no item, temos a seguintes opções:
Tipo de arredondamento:
- Manter valor: Quando escolhido, não é realizado nenhum arredondamento.
- Para maior: Quando escolhido, o desconto é arredondado para o valor maior, caso o desconto seja de 15,82 ele vai ser arredondado para 15,90.
- Para menor: Quando escolhido, o desconto é arredondado para o valor menor, caso o desconto seja de 15,82 ele vai ser arredondado para 15,80.
- Matemático: Quando escolhido o desconto é arredondado para o valor matemático, ou seja, caso o desconto seja de R$15,54 ele será de R$12,55.
- Utilizar o preço de custo do produto para calcular o desconto: Esse parâmetro para ser utilizado deve ter o preço de custo do ERP integrado ao Reshop, ao ativar ele vai verificar o preço atual do produto e qual o preço de custo. Exemplo: Produto custa R$ 50,00, o preço de custo é R$ 10,00, o sistema vai dar um desconto de R$ 40,00, para que o produto seja vendido, pelo preço de custo.
Desconto na venda
Quando clicamos no botão de novo e selecionamos a opção de desconto na venda, temos os seguintes parâmetros em tipo de desconto:
- Valor de desconto: Neste campo deve ser informado o valor de desconto na venda. Exemplo R$10,00.
- Percentual de desconto: Neste campo deve ser informado qual o percentual de desconto na venda. Exemplo: 15% de desconto.
- Utilizar preço médio dos itens para desconto: Na utilização desse parâmetro, o sistema vai calcular o desconto baseado no valor do ticket médio da venda, que é o valor total dos produtos, dividido pela quantidade de produtos.
Desconto no item
Quando clicamos no botão de novo e selecionamos a opção de desconto no item, temos os seguintes parâmetros em tipo de desconto:
- Valor de desconto: Neste campo deve ser informado o valor de desconto nos itens. Exemplo: R$10,00.
- Percentual de desconto: Neste campo deve ser informado qual o percentual de desconto nos itens. Exemplo: 15% de desconto.
- Valor final: Neste campo deve ser informado qual o valor final do item.
- Quantidade: Nesse campo deve ser informada a quantidade de itens que serão brindes. Exemplo: Campanha de Leve 4, pague 3, ao informar a quantidade, um item será o brinde.
- Acumular benefício a cada atingimento das regras: Quando esse parâmetro é selecionado, o (tirei o quando) cliente atinge mais de uma vez a regra determinada pela campanha, ele vai acumular o benefício. Exemplo: Campanha de leve 4 pague 3, se o cliente levar 8 produtos, ele vai pagar apenas 6, dois são brindes.
- Quantidade limite do acúmulo: Esse campo é ativado ao marcar o parâmetro de acumular benefício a cada atingimento das regras, utilizado quando quero limitar a quantidade de vezes que o cliente pode acumular o benefício. Exemplo: Caso o campo esteja preenchido com dois, em uma campanha de leve 4 pague 3, caso o cliente compre 12 produtos, ele vai levar apenas dois produtos como brinde e não três, devido ao limite de acúmulo ser de duas vezes.
Benefício que pode ser utilizado quando o desconto a ser aplicado é em um item que não esteja nas regras de ativação da campanha. Exemplo: Uma campanha onde na compra de uma camisa, caso o cliente leve um boné, ele tem 10% de desconto no boné.
São disponibilizados, três tipos de benefício para esse benefício:
- Preço final: Quando utilizada essa opção, deve informar qual o preço final do item ao ativar a campanha.
- Percentual: Quando utilizada essa opção, deve informar qual o percentual de desconto será aplicado no produto na ativação da campanha.
- Quantidade: Quando utilizada essa opção, deve informar a quantidade de itens que serão brindes. Exemplo: Campanha de Leve 4, pague 3, ao informar a quantidade, um item será o brinde.
Para inserir quais os produtos vão receber o benefício, são disponibilizadas as seguintes regras:
- Código do produto: Essa opção permite informar o código do produto, no caso de mais de um produto, eles devem ser adicionados um a um.
- Código de SKU: Essa opção permite informar o SKU ou EAN do produto, no caso de mais de um produto, eles devem ser adicionados um a um.
- Código NCM: Essa opção permite informar o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), no caso de mais de um NCM, eles devem ser adicionados um a um.
- Código de Referência: Essa opção permite informar o código de referência do cadastro do produto, no caso de mais de um código de referência, eles devem ser adicionados um a um.
- Categoria: Essa opção permite informar quais categorias serão utilizadas para ativar a campanha, essas categorias são cadastradas no ERP e integradas com o Reshop, (Coleção, Grupo, Subgrupo, Linha, Tipo). Ex. Quero a coleção Outono/2023, porém o GRUPO: Camisas.
- Agrupamento: Essa opção permite inserir os agrupamentos de produtos, criados através do menu de Campanhas > Gestão > Agrupamentos.
Além das regras, temos mais alguns parâmetros opcionais, que podem ser selecionados conforme a necessidade no momento da criação da campanha.
- Item promocional: Essa opção pode ser ativada quando o item que vai receber o benefício é um item que não faz parte dos produtos comercializados pela loja. Exemplo: Na compra de uma camisa, ganhe de brinde um copo personalizado, nesse caso o produto que vai receber o benefício é o copo e ele não é comercializado pela loja, e sim está sendo entregue ao cliente, como brinde, devido a uma parceria comercial da loja, com outra empresa.
- Benefício cumulativo: Ao ativar esse parâmetro, toda vez que for atingindo a regra do tipo produto o benefício será cumulativo. Exemplo: Em uma promoção, onde na compra de uma camisa ganhe um par de meias, caso o cliente compre duas camisas, ele ganha dois pares de meia.
- Quantidade limite de acúmulo: Esse campo é ativado ao marcar o parâmetro de acumular benefício a cada atingimento das regras, utilizado quando quero limitar a quantidade de vezes que o cliente pode acumular o benefício. Exemplo: Caso o campo esteja preenchido com dois, em uma campanha de leve 4 pague 3, caso o cliente compre 12 produtos, ele vai levar apenas dois produtos como brinde e não três, devido ao limite de acúmulo ser de duas vezes.
- Descrição promocional: Campo utilizado para preencher a descrição promocional a ser apresentada no PDV.
Benefício que pode ser utilizado para criar uma escala de desconto progressivo nos produtos que participam da campanha.
São disponibilizadas as seguintes opções para parametrização:
- Desconto em R$: Neste campo podemos informar o desconto em valor.
- Desconto em %: Neste campo podemos informar o desconto em percentual.
- Preço final em R$: Neste campo podemos informar o preço final dos itens.
- Valor mínimo: Neste campo informar o valor mínimo que os itens devem atingir para ativação da campanha.
- Quantidade: Neste campo informar a quantidade mínima que os itens devem atingir para ativação da campanha.
Este benefício pode ser utilizado para ativar descontos através da idade do cliente.
- Tipo de atributo: Esse campo apresenta apenas a opção de idade.
- Paridade: Neste campo configuramos a paridade, que serve para determinar o percentual de desconto a ser ativado pelo cliente, pela idade.
- Limite de desconto (%): Campo utilizado para limitar o percentual de desconto máximo a ser recebido pelo cliente.
Esse benefício pode ser utilizado para que os clientes recebam códigos promocionais para utilizarem em compras futuras.
Ao clicar em novo, o sistema permite informar manualmente o nome do código promocional.
- Quantidade: Neste campo, deve ser informada a quantidade de códigos desejados para serem gerados, caso o código não tenha sido gerado de forma manual pelo cliente e apenas o campo de quantidade seja preenchido, após salvar a campanha o Reshop, vai gerar os códigos de acordo com a quantidade com nomes aleatórios.
- Importar arquivo: Neste campo seleciono o arquivo em txt, com os códigos promocionais que desejo importar para dentro do benefício da campanha.
Após selecionar qualquer um dos benefícios, existem algumas regras que podem ser utilizadas:
- O benefício limita-se apenas sobre os produtos da regra: Quando ativada essa regra, apenas os produtos informados na tela da regra, recebem o benefício da campanha. Exemplo: Campanha de desconto de 10% em bonés, apenas os bonés que participam da campanha, recebem o desconto na venda, qualquer outro produto, que não participe da campanha, mas esteja na venda, não recebe o desconto de 10%.
- Benefício apenas para vendas sem desconto: Quando ativada essa regra, a campanha não será ativada, caso houver descontos no valor da venda, através de outras campanhas e descontos manuais.
- Benefício somente em itens que não estão em promoção: Quando ativada essa regra, a campanha não concederá descontos em itens que já receberam descontos de outras promoções ou descontos manuais.
- Utilizar o preço bruto do produto para calcular os descontos: Quando ativada essa regra, a campanha será ativada sobre o preço bruto dos produtos, mesmo que eles já tenham recebido desconto de outras campanhas ou descontos manuais. Exemplo: Na venda um dos produtos que custa R$59,90, recebe um desconto de R$10,00 manualmente, a campanha será ativada no produto, mas o desconto será calculado sobre o valor de R$59,90 e não de R$49,90.
- Utilizar o preço original do produto para calcular os descontos: Quando ativada essa regra a campanha será ativada sobre a tabela de preço original do produto, essa tabela é integrada do ERP Linx para o Reshop, outras automações Linx, ainda não possui essa opção.