- Criado por Usuário desconhecido (vinicius.paulo), última alteração por Camila Yanagida em abr 28, 2023
O SiTef é um programa desenvolvido para auxiliar e facilitar a integração de empresas comerciais, tais como lojas, supermercados, telemarketing, provedores, etc., com as administradoras de cartões de crédito e de débito no que diz respeito à Transferência Eletrônica de Fundos (TEF).
Além das funções de TEF o SiTef possui também conexão com empresas que fornecem serviços de consulta/garantia de cheques Serasa e TeleCheque.
Veja nos tópicos a seguir o roteiro das principais operações por intermédio do SITEF:
SiTef (Interface Linx)
A configuração do TEF é feita na retaguarda, no momento da implantação do sistema. Sobretudo, também é configurada no Linx POS Manager:
1. No menu principal do Linx POS Manager, acesse a seção de Configurações e clique em Sistema.
2. Marque as opções conforme descrito a seguir:
a) Em Transferência Eletrônica de Fundos (TEF), selecione a opção Utilizar TEF.
b) Em Interface para TEF, selecione a opção Interface Linx (SiTEF Dedicado).
3. Após realizar estas alterações, é necessário reiniciar o sistema para que elas sejam aplicadas.
O sistema permite a restrição de algumas transações de TEF, para que elas não sejam exibidas no momento do pagamento.
No Linx POS, no menu Configurações - Sistema, ao preencher o campo Restrições com o código da operação entre colchetes [ ], a operação relacionada ao código não será exibida no assistente de pagamento.
No exemplo a seguir, verifique as formas de pagamento sem restrição:
Agora, com a restrição da forma de pagamento Parcelado pelo Estabelecimento.
Neste caso foi inserido o número da transação [27] que se trata do código para a designação: Parcelado pelo Estabelecimento no campo Restrições.
Para obter o código da transação, será necessário entrar em contato com o Administrador do TEF responsável pela loja.
No Linx POS é possível realizar a consulta múltipla de cheques. Dessa forma, após o preenchimento do último CMC7, o TEF realizará a consulta de todos os CMC7 de uma só vez, exibindo apenas um número de autenticação.
Pré-requisitos
- Link dedicado
Procedimentos para habilitar a consulta
Para habilitar a consulta múltipla de cheques:
1. No menu principal do Linx POS Manager, acesse a seção de Configurações e clique em Sistema.
2. Marque as opções Utilizar TEF e Consultar Cheque.
Ao selecionar a opção "Utilizar TEF", a opção "Consultar Cheque" e os demais campos serão habilitados.
3. No campo Tipo de Consulta de Cheque, selecione SiTef.
4. No campo Interface para TEF, selecione a opção Interface Linx.
Ao selecionar esta opção, o sistema habilitará o botão Configurações ao lado do campo Tipo de Consulta de Cheque.
5. Clique no botão Configurações.
Note que o(s) item(s) selecionados são as entidades com quem a empresa tem contrato, para realizar a consulta dos cheques.
6. Desmarque todas as opções e selecione apenas a opção Garant Telecheque.
7. Clique no ícone Sair.
8. O sistema exibirá uma mensagem confirmando as alterações realizadas.
9. Clique em Sim para continuar.
10. O Linx POS Manager deverá ser reiniciado para que o sistema acate as informações.
Após este procedimento, a consulta múltipla de cheques está habilitada.
Procedimentos para consultar cheques
Para realizar a consulta de cheques, verifique os procedimentos a seguir:
1. No momento da venda, clique no botão Pagamento para selecionar a forma de pagamento.
2. Após selecionar a forma de pagamento parcelada em Cheque, serão habilitados os campos na parte inferior da tela para preenchimento dos dados dos cheques. Este preenchimento poderá ser realizado posteriormente, conforme a necessidade de cada loja.
3. Finalize a operação.
O sistema exibirá uma mensagem para confirmação de consulta de cheques.
4. Clique em Sim para continuar a verificação.
5. Para a consulta, serão solicitados alguns dados do cliente, como CPF, informações bancárias (cliente desde, sob o formato MMAAAA), entre outros. Preencha as informações solicitadas.
6. Informe o CMC7 dos cheques para consulta. Esta tela se repetirá, até que todos os CMC7 dos cheques sejam informados.
7. Após a consulta, será informado um número de autenticação. Anote este número no verso dos cheques.
Para a consulta de múltiplos cheques, o sistema obrigatoriamente exibe a mensagem de confirmação de consulta. Caso a mensagem não seja exibida, realize o seguinte procedimento:
1) Acesse o caminho: "X:\Program Files\Common Files\Linx Sistemas\Linx POS\CliSiTef.ini" ou utilize algum mecanismo de pesquisa para localizar o arquivo "CliSiTef.ini".
2) Abra o arquivo e verifique se a configuração consta da seguinte forma:
- [GARANT TELECHEQUE]
- ColetaQtdChq=1
3) Caso necessário, altere as informações e salve o arquivo.
Com a finalidade de identificar com precisão os casos em que a venda em SiTef não foi concluída por conta de falhas de conexão com o SiTef, o Linx POS salva na tabela LX_LOG_SITEF, os logs desses casos.
Como funciona
É importante ressaltar que, esse log só funcionará em ambientes que utilizam interface SiTef, conforme o tópico Configurando o SiTef no LinxPOS Manager.
No Linx POS:
Ao realizar uma venda no Linx POS com a forma de pagamento SiTef, se a conexão com o sistema de SiTef por algum motivo não for estabelecida, serão exibidas mensagens informativas:
“Atenção – Sem conexão com SITEF”
“Atenção Sem conexão com SITEF”
“A operação de TEF não foi concluída com sucesso. Deseja tentar novamente?”
Ao responder Não à mensagem acima, será gravado o log da falha de conexão na tabela LX_LOG_SITEF. Por fim será exibida outra mensagem informando que a transação não foi efetuada:
“Transação não foi efetuada. Favor reter o cupom.”
Exemplo da tabela LX_LOG_SITEF:
No Linx ERP:
A tela 300070 - Consulta de Log de Conectividade com Sitef exibirá os logs de falha de conexão com o SiTef. Nessa tela, a consulta poderá ser efetuada por filial, operador e/ou data.
Consulte a documentação da tela 300070 - Consulta de Log de Conectividade com Sitef.
Com a finalidade de identificar com precisão os casos em que a venda em SiTef não foi concluída por conta de falhas de conexão com o SiTef, o Linx POS salva na tabela LX_LOG_SITEF, os logs desses casos.
Como funciona
É importante ressaltar que, esse log só funcionará em ambientes que utilizam interface SiTef, conforme o tópico Configurando o SiTef no LinxPOS Manager.
No Linx POS:
Ao realizar uma venda no Linx POS com a forma de pagamento SiTef, se a conexão com o sistema de SiTef por algum motivo não for estabelecida, serão exibidas mensagens informativas:
“Atenção – Sem conexão com SITEF”
“Atenção Sem conexão com SITEF”
“A operação de TEF não foi concluída com sucesso. Deseja tentar novamente?”
Ao responder Não à mensagem acima, será gravado o log da falha de conexão na tabela LX_LOG_SITEF. Por fim será exibida outra mensagem informando que a transação não foi efetuada:
“Transação não foi efetuada. Favor reter o cupom.”
Exemplo da tabela LX_LOG_SITEF:
No Linx ERP:
A tela 300070 - Consulta de Log de Conectividade com Sitef exibirá os logs de falha de conexão com o SiTef. Nessa tela, a consulta poderá ser efetuada por filial, operador e/ou data.
Consulte a documentação da tela 300070 - Consulta de Log de Conectividade com Sitef.