Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Atual »



Como faço para lançar uma nota de compra de produto através do arquivo XML?


A  nota é um documento fiscal com objetivo de registrar uma transferência de propriedade sobre bens ou serviços prestados por uma empresa a outra empresa ou pessoa física. Nas situações em que as operações com a nota envolverem troca de valores entre as partes, este documento também registra os impostos a serem recolhidos. Apesar dessa função, a nota também pode servir para operações que não envolvem ganho financeiro para o emitente como em transporte de bens, doações e etc.


Como fazer?


Para iniciar o lançamento da nota fiscal será necessário acessar Planilhas Diárias  Compra de produto para Revenda/Consumo/Imobilizado.


Observações:


É pré-requisito para o lançamento de qualquer nota que os produtos contidos no documento estejam previamente cadastrados.


Na tela de lançamento, a primeira informação que será solicitada será a data em que a mercadoria entrou no estabelecimento (Data de Movimento). Após abrir o lançamento na data de movimento e iniciar o lançamento da nota importando no sistema o arquivo XML, para que a importação ocorra corretamente o arquivo (.xml) deve estar gravado em algum meio de armazenamento acessível, como um Pen drive ou no próprio disco local (HD). Caso esteja em um e-mail deve ser salvo para que Postofácil possa encontrar o arquivo na importação. Neste momento, ao invés de inserir os dados nos campos manualmente, deve ser utilizado o botão Importar NF-e (F5).





Na tela de importação de NF-e existe um botão para localização do arquivo. Na tela seguinte é possível visualizar as pastas e diretórios do computador onde o arquivo deve ser selecionado.





Quando um arquivo xml é importado, dados como: fonecedor; número da nota; chave de acesso e valores dos produtos, são lançados automaticamente. Porém, caso seja a primeira vez que ao menos um dos produtos é importado, o sistema irá exibir uma tela para que o usuário, uilizando a tecla F2indique ao Postofácil qual produto da nota corresponde ao do cadastro.        




Depois de realizado o vínculo, a menos que futuramente haja novos produtos para este fornecedor, a tela de Mapeamento de Produtos não será exibida novamente. Se por acaso, algum produto tiver sido vinculado ao cadastro incorretamente, esta configuração pode ser alterada e corrigida acessando no menu principal a opção: Cadastros  Tabelas Diversas  Mapeamento de produtos para importação da NF-e.





Observações:


Embora tenha sido realizada a importação dos dados, é interessante conferir se todos os valores estão corretos.


Realizada a importação dos dados, basta selecionar a opção Gravar. Se todos os valores estiverem corretos, em seguida será exibida uma mensagem possibilitando o vínculo da nota lançada ao cadastro de contas a pagar.

  • Sem rótulos