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Linx Microvix – Produtos/Custo/Tributação e depósitos por Empresa/Portal 

Atalhos



Atualmente existem 2 formas de controlar a qual empresa o produto deverá estar disponível, via parametrização global ou por amarração de cadastro auxiliar.
É possível definir se o custo e o preço de venda, serão tratados por empresa ou para todo portal de forma única, indiferente da forma que é tratado o produto. No entanto o depósito e configuração tributária sempre será por empresa.
Estas alternativas são necessárias pois muitas vezes no mesmo portal existem empresas de estados ou regimes de tributação diferentes, neste caso o mesmo produto teria custos, preços e tributações diferenciadas, ou até mesmo situações em que no mesmo portal existem produtos de segmentos diferenciados não fazendo sentido o produto estar disponível a outras empresas.

Produtos por empresa:

O gestor ou o consultor de implantação deve indicar qual regra cabe melhor ao seu negócio e aplicar a configuração indicada. Não é necessário fazer as duas configurações, basta escolher se erá via parametro ou por amarração de cadastro auxiliar (setor)

Parâmetro


Caso o portal ainda não tenha nenhum produto cadastrado basta habilitar o parâmetro disponível em: Empresa> Parâmetros Globais> Acesso Restrito> Estoque> Escolher empresa onde o produto estará disponível (mas atenção, se o portal já tiver produtos, e este parâmetro for habilitado, todos os produtos ficam vinculados a nenhuma empresa e somem do portal)
Se o portal já tiver produtos cadastrados será necessário utilizar a ferramenta Tools para ativação.
No tools acesse: Suprimentos> Habilitar produtos por empresa, informe o portal, e após habilitar poderá ser vinculado todos os produtos a uma empresa, ou a todas as empresas.
Para vincular produtos específicos (Ex: uma planilha com os produtos e a marcação de qual deve ser para qual empresa é necessário estimar horas de banco de dados)



Somente o suporte ou consultores Linx tem acesso a este parâmetro.
Após habilitado sempre que acessar o cadastro de produtos em Suprimentos> Estoque> produtos> será possível definir a qual empresa o mesmo pertence.


Parâmetros Globais – Setor


Ao cadastrar um setor em: Suprimentos> Estoque> Cadastros Auxiliares> Setor
É possível determinar para empresa este setor estará disponível:



Indiferente se a empresa possui parametrização de produtos por empresa, se cadastrado um setor apenas para uma empresa e vincular a um produto, ao pesquisar por este produto na empresa que o setor não estiver setado, o produto estará indisponível e não aparecerá nos relatórios de pesquisa.
Se o portal possuir a parametrização por empresa e o mesmo estiver marcado para todas as empresas, mas o setor setado apenas para uma delas, o produto aparecerá apenas para as empresas em que o setor vinculado a ele esteja selecionado.
Caso este produto precise estar disponível para outras empresas, basta acessar o cadastro deste setor e vincular o mesmo para as demais. Se este portal possui também o controle por empresa, não basta associar o setor a todas elas, será necessário também marcar no cadastro do produto as empresas o qual pertence.

Custo por empresa


Para que os preços de custos e venda sejam tratados por empresa é necessário habilitar o parametro disponível em: Empresa Parâmetros Globais> Acesso restrito>Estoque – Custos> "Utilizar custo/preço por empresa"
Somente o suporte ou consultores Linx tem acesso a este parâmetro.
Atenção suporte e consultores, é necessário utilizar a ferramenta tools para ativar.
Suprimentos> Habilitar/desabilitar custo por empresa



Indiferente se o portal possui controle de produtos por empresa, os custos serão tratados de forma individual se este parâmetro estiver habilitado. Ou seja, se alterado o valor na empresa 1, na empresa 2 nada muda e vice-versa. Indiferente da tabela de preço.

Configuração Tributária


Indiferente de qualquer configuração, o vínculo da configuração tributária dos produtos sempre será por empresa. Ou seja se alterar o Vinculo da configuração na empresa 1, na empresa 2 nada muda e vice versa.
Esta regra é necessária pois existem casos de empresas que são de estados ou regime de tributação diferente, neste caso o mesmo produto é tributado para cada empresa de acordo com a necessidade.
Se necessário, é possível replicar o vínculo de configuração tributária de uma empresa para outra. (Ex: ao abrir uma nova empresa no portal pode ser solicitado para que os vínculos de configurações venham iguais, ou caso a empresa mude de regime também pode pedir este vinculo.)
Para esta configuração é necessário acionar um consultor de implantação ou suporte Linx.
Atenção consultores e suporte, para fazer esta parametrização é necessário acessar a ferramenta tools> Menu Fiscal> Replicar configuração tributária entre empresas do mesmo portal:



Também é possível solicitar o vínculo de todos os produtos a um único ID de configuração tributária
Para esta configuração é necessário acionar um consultor de implantação ou suporte Linx.
Atenção consultores e suporte, para fazer esta parametrização é necessário acessar a ferramenta tools> Menu Fiscal> Vincular todos os produtos a um Id de configuração tributária:


Permissão de Usuário


Existe uma permissão de usuário que se habilitado, ao alterar o Custo ou a configuração tributária de um produto em uma empresa, automaticamente muda para todas as demais empresas.
Esta permissão é ideal em situações em que todas as empresas são do mesmo estado, regime de tributação e que possuem o mesmo custo e/ou tributação. Pois desta forma não é necessário acessar o mesmo produto em todas as empresas para alteração. No entanto é perigosa para empresas que não compartilham destas informações em todas as empresas. È importante identificar a necessidade de ativar ou não e revisar em todos os logins do portal para não correr risco de alterações indesejadas.
Empresa> Segurança> Configurar usuários> Nas permissões de um usuário ou de grupo> Grupo de Estoque> Subgrupo Permissões Gerais do Grupo de Estoque:

Depósitos/Estoques


Os saldos dos produtos serão sempre por empresa. Ao cadastrar um novo deposito, por mais que o mesmo esteja disponível em todas as empresas os saldos destes serão individuais.
EX> Estoque ID1 (padrão no Microvix) ao realizar uma entrada de nota de 5 unidades da empresa 1 para este deposito, nas demais empresas, nada muda, este valor será inserido apenas na empresa em que está recebendo esta mercadoria. Não é necessário cadastrar um estoque padrão em cada empresa. Basta um cadastro e o saldo é contabilizado de forma individual.
Se necessário vender um produto que está disponível no estoque de uma outra empresa, é necessário fazer a transferência de uma empresa para outra.
Ao vender um produto através de emissão de nota fiscal ou orçamento de venda (faturamento> emissão de nota fiscal), o estoque padrão de vendas é sempre o ID 1, e se o produto desejado estiver na mesma empresa mas em um estoque diferente do padrão, Será necessário fazer uma transferência entre depósitos para depois fatura-lo.
Já no POS é possível escolher qual o depósito de venda deverá ser considerado:




Ao realizar uma entrada de notas, na tela de finalização é possível definir a qual estoque estas mercadorias vão entrar.








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