Assunto

Operações contábil no lançamento e baixa de faturas

Melhor Solução

No momento em que é feito o lançamento de faturas é selecionada uma conta crédito, um débito e uma conta fluxo, conforme operação padrão, mas pode ser alterado no lançamento da mesma também.

Sendo assim, não existe nenhuma operação padrão para a baixa de faturas, ocorre que a baixa faz apenas uma inversão de contas, dependendo qual for a operação da fatura, isto é, se for uma fatura a receber a conta que estava a Débito passa a ser de Crédito e a Conta Fluxo passa a ser a conta Débito.


Figura 1 - Operação de Contas a Receber


Já na operação de Contas a Pagar a operação é a seguinte a conta que estava a Crédito passa a ser de Débito e a Conta Fluxo passa a ser a Conta Crédito.


Figura 2 - Operação de Contas a Pagar


A segunda movimentação refere-se a entrada ou saída do capital (dinheiro) da conta fluxo (banco) selecionada no momento do lançamento da fatura. Como são duas movimentações são necessárias transições entre contas, conforme exemplificado no início desse artigo.Isto ocorre para que seja mostrado a origem da operação e o destino da mesma, ou seja, em uma operação envolvendo uma venda ou compra a prazo, sempre teremos duas movimentações distintas de contabilidade. Umas delas simboliza a receita (venda) ou despesas (compra), sendo que estas duas serão representadas na primeira movimentação.

Assuntos Relacionados


  • Sem rótulos