O que é a ferramenta?
R.: A ferramenta foi criada para controle do fluxo dos produtos que estão no estoque defeito.
Dúvidas frequentes (FAQ)
Qual é a principal função da ferramenta Controle de defeitos?
R.: A ferramenta tem como principal objetivo controlar os produtos que foram marcados por algum motivo como defeito, podendo nela fazer nela além da gestão dos produtos também a gestão dos clientes e créditos.
Quais as filtragens que a tela de Controle de defeitos permite que eu faça?
R.: A ferramenta permite filtrar entre produtos em defeito, análise de loja e análise de fábrica. Além disso, permite que seja filtrado os status dos produtos entre na loja, enviado e baixado.
Vídeos da ferramenta
Manual de uso da ferramenta
Acesse o módulo de retaguarda > Estoque > Controle dos Defeitos
Vamos aprender sobre os menus laterais:
Operação:
- Analise de Fábrica: Não possível identificar o defeito e será necessário uma analise mais criteriosa
- Analise de Loja: Geralmente são os proprietários da loja ou gerente que irão aprovar se o produto está com defeito ou não
- Conserto: É quando um produto tem defeito, porém pode ser consertado por um sapateiro
- Defeito: Quando o produto está identificado com defeito
Status:
- Na Loja: O produto ainda está na loja para analise
- Enviado: A devolução foi enviada ao fornecedor e aguarda o mesmo dar um posicionamento para poder gerar o crédito
- Baixado: É o retorno do fornecedor sobre a devolução, recusando ou aprovado a troca a fim de gerar o crédito.
- Todos: Todos os status anteriores
Comunicado: Quando nós marcamos o produto para defeito, tem como nós colocarmos um comunicado nele e nesse filtro irá permite que você encontre as marcações de defeito que tiveram o comunicado ou não
Empresa: Determina a empresa que deseja visualizar o controle dos defeitos
Data: É o período que deseja visualizar o controle dos defeitos
Cliente: Você pode filtrar um cliente em específico cujo o produto foi marcado para defeito
Vendedor: Você pode filtrar um Vendedor em específico cujo o produto foi marcado para defeito
Código do produto: Você pode filtrar um produto em específico cujo o produto foi marcado para defeito
Devolução / Conserto: Você pode inserir o código da devolução ou do conserto para poder encontrar o produto em específico
Defeito: Aparece a lista de defeitos que foram cadastrados e que é possível selecionar uma e filtrar o mesmo.
ANALISE DE FÁBRICA:
- Quando filtra por Analise de Fábrica você pode selecionar o cliente, clicar em ocorrência, clique em Nova e registre alguma anotação do produto.
- Caso você clique em Comunicado, você pode registrar uma ocorrência do tipo comunicado
- Caso você queira gerar um crédito para o cliente, clique em gerar crédito e será criado um título que poderá ser usado em uma venda.
Obs.: Lembrando que você deve ter permissão de acesso
ANÁLISE DA LOJA
- Quando você filtra por Analise da loja, há possibilidade de gerar novas ocorrências, alterar o status para Análise de Fábrica, Defeito ou Conserto
- Analise de Fábrica: A loja não conseguiu constatar que o produto é um defeito e precisa de uma analise mais criteriosa, então pode ser alterado para este status;
- Defeito: Foi confirmado pelos responsáveis da analise que o item é um defeito e precisa ser enviado à fábrica. Será gerado um crédito.
- Conserto: Há situações que a loja não quer entrar em contato com a fábrica e entende que se encaminhar para um sapateiro ou costureiro será resolvido a situação.
CONSERTO
- Você pode registrar um ocorrência.
DEFEITO
- Você pode registrar um comunicado e um ocorrência