Sumário


1 Introdução

Quando utilizado o emissor Híbrido Linx, será alterado o processo de emissão de NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica) do MID-e Client para Nativa. O MID-e Client será utilizado apenas para realizar a guarda dos documentos fiscais em repositório online, onde estes serão armazenados de acordo com os a definição dos processos nos documentos.

Os documentos fiscais modelo 65 serão processados nas seguintes situações: Autorizada, Cancelada, Denegada e Inutilizada.

2 Configurações

  • Os módulos NFC-e (Nativa e MID-e) deverão estar ativos na Intranet.



  • versão do Mid-e Client deve ser compatível com a 1.0.48.7;
  • módulo NFC-e deve ser configurado no AutoSystem.

Acessar no módulo Gerencial o menu Configurações > Módulos> NF-e > guia NFC-e.



A opção Habilitar emissão de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) deve estar marcada, a opção Ativar armazenamento da XML em repositório online também deve estar marcado e o campo Endereço de IP deve ser preenchido com o número do IP da máquina onde está instalado o Mid-e Client.


Vale lembrar que esses campos ficarão ativos apenas se os módulos estiverem liberados na Intranet.

  • Deve ser realizada a  manutenção do banco de dados, devido a às alterações em tabelas internas do sistema.


Acessar o módulo Manutenção do Sistema (manutenção.exe), clicar na guia manutenção, e no painel Verificação do Banco de Dados clicar em Executar agora.



2.1 Instalação do Emissor Híbrido

Para instalar o emissor híbrido, ainda no módulo Manutenção do Sistema, acessar a guia Emissor Híbrido e clicar em Iniciar atualização.



Serão efetuadas três verificações:



Chave de ativação: verifica se os módulos NFC-e (Nativa e Mid-e), citados no capítulo Configurações, estão ativos na Intranet. Caso a chave e CNPJ não estejam ok, será apresentada uma mensagem informando a inconsistência nas configurações.

Instalador Mid-e Client: verifica se a versão está compatível com a 1.0.48.7. Caso não seja encontrada versão compatível ou ocorrer algum problema ao baixar do FTP, será apresentada mensagem na tela.

Configurações do Emissor Híbrido: o sistema fará a mudança do banco de dados para emissor híbrido.


O instalador fará todo o processo de conversão da base que está usando Mid-e Client para emissão de notas para Emissor Híbrido (emissão de notas modelo 65 pela Nativa e a guarda dos documentos no Fiscal Flow). Será apresentada a seguinte mensagem: 



Ao clicar Sim será concluída a instalação do emissor híbrido.



Ao efetuar a instalação do emissor híbrido, caso o estabelecimento já seja usuário do Mid-e o sistema irá conectar o Fiscal Flow e fará a busca das informações do Token e Token ID, conforme exemplo abaixo:



Caso o ocorra algum problema na instalação e esses dados não sejam preenchidos, os mesmo poderão ser acessados no portal do Mid-e, inserindo usuário e senha, e consultar o CNPJ do estabelecimento. As informações estarão todas disponíveis lá.


3 Bloqueio do PDV

Será parametrizado na Intranet a definição da quantidade de dias para bloquear o PDV quando não ocorrer a transmissão para o Fiscal Flow.

Se for definido com 10 dias, por exemplo, a partir do 5º dia será apresentada uma notificação no PDV informando a quantidade de dias desde a última transmissão, e que o PDV poderá ser bloqueado.



Ao chegar no 10º dia será apresentada uma notificação de bloqueio no PDV informando que está a 10 dias sem transmitir para o Fiscal Flow.




Possíveis causas para a falta de comunicação com o repositório online:

  • Falta de internet;
  • Bloqueio interno da rede de internet do posto (DNS, Firewall);
  • Mid-e foi desconfigurado ou retirado da máquina em que foi informado o IP na configuração;
  • Processador de lotes rodando em uma máquina que não consegue acessar o IP interno onde está instalado o Mid-e Client.


4 Versão Client 2.0

Recentemente foi homologado a versão 2.8.11.0 do fiscal flow, onde foi liberado alguns ajustes para adequar o sistema a essa nova versão do client. Os ajustes foram liberados na versão 3.3.1.160, sendo assim, para a utilização da versão 2.8.11.0 ou superior, será necessário no mínimo esta versão do AutoSystem. 

Informações

Para acesso ao link da documentação do time de Fiscal Flow sobre a versão 2.0, clique aqui

4.1 Requisitos

  • Versão 3.3.1.160 que possua liberações para adequação do sistema com a versão 2.0;
  • Chave versao_mide@AutoSystem na intranet habilitada para o estabelecimento.

4.2 Atualização do Client

  • O instalador da versão 2.0 agora possui a extensão .msi, então no diretório FTP incluímos o arquivo setup_mide_client.msi;
  • O sistema a partir da versão 3.3.1.160 durante o processo de atualização busca pelo arquivo .msi e instala a versão nova do MID-e, mantendo o mesmo comportamento da atualização da versão 1.0;
  • Versão do client mide publicada no FTP em 04/2024 é a 2.8.11.0;
  • O sistema valida também a chave versao_mide@AutoSystem, que observa a versão habilitada para o estabelecimento. Isso é necessário para controle de clientes piloto e clientes que precisam utilizar por algum motivo a versão antiga, então através da chave conseguimos este controle de versão.