Cadastro de filial - Aba Dados principais

O cadastro de filial é o processo inicial para o seu funcionamento e utilização dos módulos do Sistema Itec. O preenchimento dos dados da filial é feito por aba, pois cada uma representa uma característica para sua atividade. Neste momento será feito o cadastro dos dados da aba Dados principais, que representa a localização e atividades exercidas pela filial que serão habilitadas no sistema Itec.
Pré Requisitos: Possuir dados válidos da filial junto à Sefaz e lista de funcionalidades utilizadas no Sistema Itec.
Acesso: Configuração > Cadastros Especiais > Filiais > Filiais

Figura 1 – Cadastro de Filiais – Aba Dados principais
1. Solução 
1.1 Informe os dados cadastrais da filial;
– CNPJ: O campo deve ser preenchido com o número do CNPJ válido da filial que será cadastrada, somente números.
– Razão Social: Nome completo da empresa, conforme registro em junta comercial especifica;
– Nome Fantasia: Nome utilizado para representar a empresa, comumente é o nome disposto na faixada da loja. Também registrado em junta comercial especifica;
– Inscrição Estadual: Número do registro de funcionamento estadual para comércio de mercadorias. Campo preenchido somente com números;
– Inscrição Municipal: O campo deve conter o número, somente, do registro municipal da loja, que permite a prestação de serviços pela empresa;

1.2 Informe os dados de localização da filial para troca dinâmica;
– Nome que a filial aparece na lista: Informe neste campo o nome da filial que aparecerá na lista de seleção conforme demonstrado na figura 2;
– Ordenação filial: determine o número da filial que está sendo criada neste momento. Observe que esta informação deve estar de acordo com a ordem das filiais já criadas. Por exemplo: Se foram criadas as filiais 1 a 25 a próxima a ser criada é a de número 26, salvo os casos do cadastro de Depósito e Centro de Distribuição que devem ser cadastrados com a numeração 999 e 998, respectivamente;
– Sigla filial: Informe de forma abreviada a descrição da filial cadastrada, é uma boa prática utilizar este campo para colocar de forma abreviada a atividade desempenhada pela filial, por exemplo: DIST para Centro de Distribuição, DEP para Depósito, LJ para Loja, entre outros.

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Exemplo: O preenchimento dos campos Nome que a filial aparece na listaOrdenação filial e Sigla filial, que você está cadastrando neste momento irá impactar na imagem abaixo, portanto, se estes dados estiverem de forma incorreta pode prejudicar a localização da filial desejada de forma mais simples.

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1.3 Identifique a endereço da Filial;
– Cep: Para facilitar o cadastro do endereço da filial pode utilizar o campo CEP, com ele pode localizar um cadastro de endereço já efetuado. Para isto preencha o campo Cep e pressione o botão de pesquisa, se houver registro do CEP os campos do endereço serão preenchidos, automaticamente. Caso contrário aparecerá uma mensagem indicando que não há cadastro para o e-mail informado, e deverá preencher os campos manualmente (Endereço, bairro, cidade, complemento, telefone, entre outros);
1.4 Informe o Tipo de contribuinte ao selecionar uma das opções da lista de seleção. Escolha entre as opções: Não definido, Contribuinte ICMS, Contribuinte isento ou Não contribuinte, de acordo com o recolhimento da tributação feita; 

1.5 Aponte o responsável pela filial cadastrada;
– Responsável Filial CNPJ Responsável: Informe o nome do responsável legal pela filial cadastrada e o CNPJ que ele possui;
– Home Page: Apresente o endereço eletrônico pertencente a filial, caso possuir;
– E-mail: Registre o e-mail geral da filial, onde serão concentradas todas as informações eletrônicas para a loja; 

1.6 Preencha a tabela Inscrição para geração de substituição tributária com a unidade federativa e a inscrição estadual da filial que irá utilizar a substituição tributária. 

1.7 Marque as opções que correspondem ao funcionamento da filial que está sendo cadastrada:
– Controle de Metas: Assinale esta opção caso as metas configuradas sejam válidas para esta filial;
– Controle de Lote: Marque esta opção caso a filial funcione como um centro de distribuição e nela seja realizado o controle de lote de medicamentos ou outros produtos, por exemplo: primeiro lote que entra = primeiro lote que sai, um procedimento utilizado para que os produtos com data de validade mais antiga sejam movimentados primeiro.
– Unidade de Distribuição: Selecione esta opção se a filial funcionar como uma unidade de distribuição (depósito). Será possível fazer o cadastro de somente uma filial para esta finalidade, e assim que efetuar este cadastro esta opção ficará desabilitada;
– Unidade Matriz Grupo Econômico: Marque essa opção caso esta filial seja a matriz do grupo econômico que será cadastrado posteriormente;
– Unidade Operador Logístico: Selecione esta opção se a filial funcionar como unidade de armazenamento nas operações logísticas entre as filiais;
– Solicita Transferência: Com esta opção marcada permite que a filial solicite transferências as demais filiais, para suprir suas necessidades;
– Loja: Se essa filial for uma loja, ou seja, trabalha com vendas ao consumidor, o usuário deverá marcar esta opção;
– Ignorar Pontuação das Vendas da Loja: Marque esta opção caso essa filial não ofereça pontuação de produtos nos programas de fidelidade, ou seja, os clientes que possuem cartão fidelidade não receberão pontos quando efetuarem suas compras nesta filial;
– Ignorar excesso da filial na compra de produtos por suprimento: Esta opção deve ser marcada, caso deseje que, nos pedidos de compras realizadas diretamente do fabricante, sejam ignorados os excessos de produtos no estoque, possibilitando compras para suprimento de períodos mais longos;
– Não Realizar Consolidação de Dados da Filial: Estabeleça se a filial realizará a consolidação de dados ao deixar esta opção desmarcada;
– Utiliza SNGPC: Determine se a filial utiliza o Sistema de Registro e Controle de Produtos Controlados, em caso positivo deixe esta opção sinalizada;
– Filial é uma Franquia da Rede: Informe se a filial cadastrada é uma franquia;
– Filial deposito auxiliar: Identifique se a filial cadastrada funciona como um depósito auxiliar, ou seja, depósito de seus produtos e de outras filiais.
– Filial inativada: Determinar o encerramento das atividades de determinada filial, quando não desejar mais utilizar seus dados, mas não deseja exclui-los do sistema;
– Filial com controle de lacre de volumes no processo de checkin de entrada pelo destino: Ao marcar esta opção você estabelecerá que a filial fará, no momento do checkin de entrada, a bipagem dos produtos de forma coletiva, utilizando um lacre de volumes, que favorece neste procedimento. Exemplo: 10 (dez) produtos estão dentro de uma caixa e ela possui o lacre de volumes, ao bipar este lacre (uma vez) todos os dez produtos estarão bipados. 

Ao finalizar o preenchimento da primeira aba é necessário preencher as demais sequencialmente, então teremos:
– Aba Dados fiscais
– Aba Informações diversas
– Aba Informações NF-e
 
2. Impactos
Emissão de nota fiscal com tributação correta, Nota Fiscal de transferência por grupo econômico, Venda de produtos controlados e gerar relatórios de vendas.
3. Processos relacionados
Como realizar o cadastro de Filial?
Boas práticas para abertura e virada de loja

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