Como realizo o cadastro de despesas (níveis 1,2 e 3)?
O Postofácil - Módulo Retaguarda trabalha com o conceito de plano de contas, portanto é importante que o cadastramento das contas (grupos, subgrupos) siga essa metodologia. O sistema permite que as contas sejam classificadas em até três níveis e podem ser personalizadas de acordo com as necessidades de cada cliente.
Exemplo:
Tipo de Despesas Nível 1 | Tipo de Despesa Nível 2 | Tipo de Despesas Nível 3 |
Folha de pagamento | Salários | Salário |
Vale refeição | ||
Vale transporte | ||
Encargos | FGTS | |
Férias |
No exemplo acima, é demonstrado que existe uma relação entre os níveis de despesa, onde o nível 3 depende do nível 2 que por sua vez depende do nível 1.
Como fazer?
Despesa Nível 1
O cadastro de Despesas Nível 1 é realizado através do menu Cadastros ► Tabelas Diversas ► Tipo de Despesas – Nível 1:
Os campos numerados na imagem anterior são detalhados a seguir..
- Código: Código de identificação da despesa. Ao incluir uma nova despesa esse campo será preenchido automaticamente, porém também é possível inserir um código personalizado manualmente, desde que esteja livre.
- Descrição: Descrição da despesa nível 1 (Ex.: Mercadorias p/ revenda).
Ao cadastrar uma despesa apenas uma das opções abaixo poderá ser marcada.
- Compra de Mercadoria para Revenda: Utilizado caso a despesa seja uma mercadoria para revenda.
- Distribuição de dividendos (índice sobre o lucro apurado): Utilizado caso a despesa faça parte da distribuição de dividendos, onde a mesma incidirá sobre o lucro apurado.
- Gera impostos sobre a venda (entra nos custos fixos): Utilizado caso a despesa gere algum tipo de imposto sobre a venda. A despesa entrará nos custos fixos da empresa.
- Gera Resultado Operacional: Utilizado quando a despesa gera um resultado operacional.
- Gera Resultado Não Operacional: Utilizado caso a despesa gere um resultado não operacional.
- Gera Taxas incidentes sobre a venda (entra nos custos fixos): Utilizado quando a despesa gera algum tipo de taxa que incida sobre a venda. A despesa entrará nos custos fixos da empresa.
- Imposto sobre o Lucro: Utilizado caso a despesa gere imposto sobre o lucro.
- Não gera Resultado no DRE: Utilizado caso a despesa não gere um resultado no DRE (Demonstrativo de Resultado).
Para salvar os dados informados, basta clicar no botão Gravar ou pressionar a tecla F4 e em seguida confirmar a gravação.
Despesa Nível 2
O cadastro de Despesas Nível 2 é realizado através do menu Cadastros ► Tabelas Diversas ► Tipo de Despesas – Nível 2.
Os campos numerados na imagem anterior são detalhados a seguir.
- Código: Código de identificação da despesa. Ao incluir uma nova despesa esse campo será preenchido automaticamente, porém também é possível inserir um código personalizado manualmente, desde que esteja livre.
- Descrição: Descrição da despesa nível 2, exemplo: Descontos.
- Nível 1: Define a qual nível 1 pertence a despesa que está sendo cadastrada, para isso basta selecionar a despesa nível 1 desejada.
Para salvar os dados informados, basta clicar no botão Gravar ou pressionar a tecla F4 e em seguida confirmar a gravação.
Despesa Nível 3
O cadastro de Despesas Nível 3 é realizado através do menu Cadastros ► Tabelas Diversas ► Tipo de Despesas – Nível 3:
Os campos numerados na imagem anterior são detalhados a seguir.
- Código: Código de identificação da despesa. Ao incluir uma nova despesa esse campo será preenchido automaticamente, porém também é possível inserir um código personalizado manualmente, desde que esteja livre.
- Descrição: Descrição da despesa nível 3, exemplo: Material de Escritório.
- Nível 2: Define a qual Despesa Nível 2 pertence a despesa que está sendo cadastrada, para isso basta digitar o código da Despesa Nível 2 ou pressionar F2 para consultar e assim selecionar a despesa desejada, e em seguida clicar no botão OK.
- Provisiona esta despesa no Fluxo de Caixa: Deverá ser marcado, caso deseje que a despesa entre no fluxo de caixa (não utilizado).
- Despesa Única do mês: Define se a despesa será única no mês (exemplo: conta de luz, água, etc.).
- Incluir na integração contábil: Originado para possível integração com softwares contábeis (não utilizado).
- Permitir lançamento desta despesa no caixa: Define se a despesa poderá ser lançada no PDV.
- Caixa (Data Pagamento): Utilizado caso o regime desta despesa seja a data de pagamento.
- Competência (Data Emissão): Utilizado caso a competência desta despesa seja a data de emissão.
- Centro de Custo: Realiza o vínculo a qual Centro de Custo a despesa que está sendo cadastrada pertence. Para selecionar um Centro de Custo, basta pressionar F2 para consultar os centros já cadastrados e após selecionar o Centro de Custo desejado, deve-se clicar no botão OK.
- % Rateio: Percentual de rateio desta da despesa entre os centro de custos.
Para salvar os dados informados, basta clicar no botão Gravar ou pressionar a tecla F4 e em seguida confirmar a gravação.