App consumidor
O APP do consumidor é um aplicativo customizado com a marca da loja para Android e iOS, onde o cliente pode realizar seus pedidos para Delivery e Take Out (retirar na loja).
Para que o APP do consumidor consiga se comunicar com o Degust PDV, são necessários seguir os passos abaixo.
Abrir a loja on-line
Diariamente, a loja deverá abrir sua loja de forma on-line. É possível realizar essa operação através de duas formas:
Ao realizar a abertura de caixa, o sistema questiona se deseja realizar a abertura da loja on-line.
Acessando o módulo “Delivery”, na opção “06 – Habilitar / Desabilitar Linx Food”.
Será aberta a tela para ativação do APP do Consumidor. Deve selecionar os módulos de venda que estará disponível para venda no APP, ou seja, Delivery e/ou Take Out (retirada em loja), em seguida deve pressionado o botão “Ativar” e depois o botão “Confirmar”.
Fechar a loja on-line
A loja informará a indisponibilidade das vendas por APP do Consumidor através de duas formas:
Ao realizar o encerramento do dia.
Acessando o módulo “Delivery”, na opção “06 – Habilitar / Desabilitar Linx Food”.
Será aberta a tela para inativação do APP do Consumidor, onde deve ser selecionado o módulo de venda, pressionado o botão “Inativar” e depois o botão “Confirmar”.
Após pressionado o botão confirmar, será solicitada a confirmação da inativação das vendas através do App do Consumidor.
É possível, por exemplo, fazer o fechamento da loja on-line do Delivery antes e, depois, do take out.
Abrir/fechar a loja ao longo do dia
Caso a loja possua alguma eventualidade ao longo do dia e necessite parar temporariamente as vendas realizadas no APP do Consumidor, é possível realizar a desativação das vendas.
A desativação pode ser efetuada para todos os módulos ou um específico. Para isso, selecione uma das opções: “Todos”, “Delivery” ou “Take Out”.
Ao desativar, é possível informar o motivo:
- Manutenção do sistema PDV;
- Manutenção do terminal de importação;
- Falta de motoqueiro;
- Falta de produto na loja;
- Problemas na loja (ECF/NFC-e/SAT);
- Sem supervisor delivery;
- Problemas na loja (Elétricos – Forno – Fritadeiras – etc);
- Troca de bobina;
- Chuva forte;
- Excesso de pedidos;
- Fim do Expediente;
- Loja sem comunicação com o Linx Food;
- Outros.
Para a ativação do APP do Consumidor, o único motivo disponível é “loja apta para receber pedidos”.
Na tela de Status do Linx Food, o botão “Todos” tem a função de ativar / desativar tanto as vendas para Delivery quanto para Take Out simultaneamente.
Produto indisponível
Caso um produto esteja indisponível ou com uma quantidade muito pequena em estoque na loja, é possível configurar para que o produto fique indisponível para o APP do Consumidor tanto para o Delivery, quanto para o Take Out.
Para tanto, deve ser acessado o módulo “Configurações e Cadastros” e após, a opção “31 – Produto indisponível por tipo de venda”.
Realize a inclusão dos produtos indisponíveis e após, informe o tipo de venda referente a “Delivery” e “Take Out” do App do Consumidor.
Assim que configurados os produtos, o sistema Linx Degust Frente de Caixa atualizará automaticamente as informações de produtos indisponíveis para o APP do Consumidor.
Recebimento de pedido do APP do Consumidor na loja
Uma vez que a loja informe seu status como ativo para recebimento dos pedidos que serão realizados pelo APP do Consumidor, o terminal responsável pelo acolhimento deverá estar aberto na tela de “Importação de Pedido”.
Para acesso a essa tela, deverá pressionar o módulo “Delivery” e após, o botão “04 – Importação Linx Food”.
Com a tela aberta, o sistema Linx Degust PDV está preparado para o recebimento automático dos pedidos a cada “30 segundos”, porém, caso queira antecipar o recebimento dos pedidos deve-se pressionar o botão “Atualizar [F5]”.
Ao receber o pedido, sistema já envia para a produção. No caso de pedido para take-out, também já emite o documento fiscal.
Quando for pedido de delivery, o sistema obedece a configuração do momento de impressão de documento fiscal, que pode ser no momento de importação ou na expedição do pedido.
Por esse motivo, orientamos o terminal responsável pelo acolhimento de pedidos estar sempre com a tela de importação aberta.
Atualizar o estado do pedido
Para pedidos “Take Out”:
- Selecionar o pedido tipo “Take Out”.
- Pressionar o botão “Pronto / Entrega”.
Pressionar o botão “Pedido Pronto [F5]”.
Assim que o cliente retirar o produto em loja, selecione o pedido e pressione o botão “Pronto / Entrega” e após, pressione o botão “Confirmar Entrega”.
Assim que informado como pronto, o cliente visualizará através do APP do Consumidor que seu pedido está pronto para retirar na loja.
Assim que informado a entrega, o cliente visualizará através do APP do Consumidor que seu pedido está entregue.
- Para pedidos “Delivery”:
- Selecionar o pedido tipo “Delivery”.
- Pressionar o botão “Expedir Pedido”.
- Selecionar o entregador;
- Selecionar o pedido para o entregador;
- Confirmar a expedição do pedido;
Assim que confirmado a expedição, o cliente visualizará através do APP do Consumidor que seu pedido saiu para a entrega.
- Após a entrega do pedido, acessar o botão “Fechato do Pedido” ou “Fechato por Entregador”.
- Confirmar o fechamento do pedido;
- Informar o status do pedido fechado como entregue ou cancelado;
Assim que confirmado o status do pedido fechado, o cliente visualizará através do APP do Consumidor que seu pedido foi entregue.
Está com alguma dúvida?
Consulte todos nossos guias na busca de nossa página principal clicando aqui.