OBJETIVO

Auxiliar o usuário a validar se existe alguma instabilidade na rede de internet, utilizando o PING / TRACERT / WinMTR.  

DESCRIÇÃO

Em caso de instabilidade na utilização do sistema Millennium como lentidão ou falha de comunicação com servidor, estes processos abaixo irão nos auxiliar em como podemos validar se existe alguma instabilidade na rede de internet do cliente visando detectar o problema para poder aplicar a ação.  


PASSOS PARA REPRODUÇÃO

Utilizando PING 

1 passo – Executar o prompt de comando do Windows  

Pressione as teclas Windows + R para abrir a caixa Executar. Digite cmd e clique em OK. Assim podemos ver o ping cmd 


Isto irá abrir a tela do prompt de comando do Windows  


2 passo – Utilizar o comando ping para testar a conectividade entre duas máquinas. Para identificar problemas você pode realizar o comando ping para fazer a solicitação de ICMP para um domínio ou um endereço de IP. Agora vamos mostrar como ver o ping pelo cmd. Primeiro você vai precisar do endereço de IP ou domínio para qual você quer testar a conectividade. Por exemplo, basta digitar PING GOOGLE.COM.BR ou PING 127.0.0.1 (IP local) no prompt de comando do Windows e apertar a tecla ENTER para executar


Caso a perda de pacotes seja de 0%, então a conectividade com o site está perfeita e os pacotes chegaram no IP de destino corretamente. 

Tracert é uma ferramenta de diagnóstico que mapeia a rota dos pacotes de sua maquina até o destino, normalmente um endereço de IP ou Domínio. 

1 passo – Executar o prompt de comando do Windows  

Pressione as teclas Windows + R para abrir a caixa Executar. Digite cmd e clique em OK. Assim podemos ver o ping cmd 


Isto irá abrir a tela do prompt de comando do Windows 


Para utilizar o tracert é preciso um endereço de IP ou domínio para qual você deseja testar. Por exemplo, basta digitar TRACERT GOOGLE.COM.BR no prompt de comando do Windows e apertar ENTER.  


Utilizando WinMTR 

Para executá-lo é necessário realizar dowload do WinMTRe executá-lo localmente no dispositivo de origem.  

Pra realizar o download clique no link abaixo; 

http://downloads.sourceforge.net/project/winmtr/WinMTR-v092.zip?r=http%3A%2F%2Fsourceforge.net%2Fprojects%2Fwinmtr%2F&ts=1307127805&use_mirror=ufpr 

O download irá iniciar automaticamente em 5 segundo 

Não há é necessidade de instá-lo, basta descompactar e executá-lo de acordo com o sistema operacional (32 ou 64 bits) e preencher o campo Host com o endereço de destino ou IP de destino.  

Alguns exemplos abaixo; 

Depois de preencher o campo host basta clicar em “Start” e aguardar o início da execução.


Analisando o Resultado 

  • A coluna Loss% mostra qual é a porcentagem de perda em determinado salto; 
  • A coluna Sent ou SNT mostra quantos pacotes foram enviados; 
  • A coluna Last mostra o tempo obtido para o último pacote; 
  • A coluna AVG ou AVRG mostra a média de tempo em determinado salto; 
  • A coluna Best mostra o melhor tempo em determinado salto; 
  • A coluna WRST ou WORST mostra o pior tempo em determinado salto; 
  • É importante observar que cada linha mostra o resultado do teste para cada salto, sendo que o primeiro salto é o de origem e o último de destino. 


TAXONOMIAS SUGERIDAS PARA ABERTURA E ENCERRAMENTO DE TAREFAS

Classificação da Solicitação:

Unidade de Negocio: MILLENNIUM

Tipo de Solicitação: Dúvida

Produto: MILLENNIUM BASIC, MILLENNIUM CLASSIC, MILLENNIUM 2009, E-MILLENNIUM

Módulo: TÉCNICO

Sub módulo: OUTROS

Funcionalidade: Como validar se existe alguma instabilidade na rede de internet, utilizando o PING / TRACERT / WinMTR.  

Indisponibilidade: Não

Alternativa: Sim


Classificação da Encerramento: TÉCNICO

Dimensão: OUTROS

Detalhe: Em caso de instabilidade na utilização do sistema Millennium como lentidão ou falha de comunicação com servidor, estes processos abaixo irão nos auxiliar em como podemos validar se existe alguma instabilidade na rede de internet do cliente visando detectar o problema para poder aplicar a ação.  


Validado por: 

Carlos Vagner Miranda Rocha

NPS: O chamado foi concluído! Em breve chegará em seu e-mail uma pesquisa para avaliar sua experiência com meu atendimento. Por favor, responda! Sua opinião é muito importante para nós!

  • Sem rótulos