Conceito
Esse documento visa especificar as funcionalidades do Ticket Log no EMSys3.
A recolha de notas fiscais é um serviço automatizado disponibilizado pela Ticket Log de recolhimento e validação das notas fiscais dos abastecimentos. Visando facilitar o processo de emissão de notas fiscais para os clientes optantes pelo serviço, foi implementado uma integração via API do Ticket Log com o EMSys3.
Caminho: Gerencial > PDV > Forma de Pagamento > Cadastro Forma de Pagamento
Configuração
Para comunicação com o WebService do Ticket Log, é necessário configurar os dados de conexão por empresa: Caminho: Sistema > Parâmetros Empresa > Ticket Log
Após liberação de uso na licença e configurado os dados de conexão nos parâmetros da empresa, o sistema estará apto a fazer a comunicação com o WebService Ticket Log.
Na consulta com o WebService será retornado para o EMSys3 as autorizações da transação apenas de clientes que optaram pelo pacote de serviços ofertados pela Ticket Log, e somente desse serão emitido as notas fiscais.
Detalhamento
Gerencial > Vendas > Ticket Log
1→Forma de Pagamento
Preciso selecionar a forma de pagamento, o sistema disponibiliza a opção de buscar todas que estão cadastrada no Emsys.
Para fazer o cadastro ou alterar a forma de pagamento;
Caminho: Gerencial → Gerencial → PDV → Forma de Pagamento → Cadastro Forma de Pagamento
2→Período de Venda
Informar a Data conforme a necessidade da pesquisa que o cliente precisa realizar.
Para continuar com os próximos passo é preciso clicar em Buscar Cupons.
3→Modelo Documento Fiscal
O modelo de Documento deve ser informado no momento em que for gerar a nota.
Para Cadastro ou alteração;
Caminho: Gerencial → Gerencial → Fiscal → Modelo Documento Fiscal
4→Upload API Preços
Possibilita o upload do preço base praticado pelo Posto dos itens combustíveis ao portal da Ticket Log via API.
O processo de upload ocorre de forma automática, criando um serviço que verifique se há registro novo na tabela e automaticamente faça o upload no portal;
ATENÇÃO
Importante fazer a conferência.
Enviar Preço Base
Para atualizar os preços na Base de dados do Ticket Log, status no sistema .
O normal é deixar todos itens com o Status Enviado para não ter nenhum problema durante o processo de gerar as notas.
Selecionar o Item e clicar em Pesquisar.
Depois selecionar todos itens que encontram com o Status Pendente, e clicar em Enviar.
Visualização de cadastro de preços base no portal:
Enviar Preço Negociado
Possibilita o upload de negociação de preços por cliente no portal da Ticket Log via API.
Preciso informar a Data, Forma de Pagamento, Cliente, item e clicar em Pesquisar.
Depois de fazer a seleção basta Enviar as informações.
Visualização de negociação de clientes no portal:
Parâmetros Combustível
Parâmetro que irá conciliar as informações do sistema Emsys com o Ticket Log.
Código → Informações do ticket
Descrição → Informação do item
EMSys → O Código do item na base de dados do sistema Emsys
ATENÇÃO
Muito importante manter as informações atualizada.
5→Consultar Venda API
Após realizar a pesquisa de todas as vendas que foram efetuadas no sistema e selecionar, preciso clicar nesta consulta para as vendas retornar com o Núm. Autorização, com isso o cliente consegue gerar as Nota de Cupom.
Quando for consultado autorizações para emissão da NF-e via “Consulta venda API”, na tabela a data e hora de consulta e o status retornado pela consulta na Ticket Log serão gravadas:
6→Gerar Nota(s) de Cupom
Depois de realizar a consulta da venda, é preciso clicar nesta opção para gerar a nota.
7→Uploade API NF
Possibilitar o upload no portal da Ticket Log das notas emitidas através da tela Ticket Log (Gerencial > Vendas > Ticket Log).
Ao selecionar a opção “Gerar Nota(s) de Cupom”, a NF-e será transmitida e o sistema apresentará uma mensagem questionando se será realizado o upload das notas fiscais no portal da Ticket Log:
Yes > Direciona para a tela “Upload NF-e”: |
Não > encerra o processo e grava os dados da NF-e para posterior Upload; |