Sobre a B2W

A B2W é uma das principais empresas de comércio eletrônico da América Latina. Fundada no final de 2006 através da fusão entre Submarino e Americanas.com, com constante investimento em áreas como centro de distribuição, serviços financeiros e expansões internacionais. O serviço de marketplace se iniciou em 2013 e atualmente é um dos portais mais consolidado no mercado.

Através do Hub, será possível cadastrar anúncios, atualizar informações de produto como preço e estoque de acordo com os valores informados dentro da plataforma. O envio dessas informações se dá através de uma integração direta com a SkyHub, plataforma Integradora oficial da B2W. Para entender melhor como funciona essa estrutura, assista o vídeo a seguir.

Para tirar algumas das principais dúvidas sobre como vender nesse marketplace, você pode acessar o portal de perguntas frequentes na B2W, através deste link.

Ativação

Para ativar o marketplace, é necessário configurar o catálogo de produtos, preço, estoque e definir a modalidade de frete. Seguem algumas documentaões para auxiliar:

Após todos esses passos configurados e com as credenciais em mãos, será possível prosseguir para ativação do canal.

Autenticação

No menu Hub ≫ Todos aplicativos vá até a opção de integração referente a B2W e clique no botão verde escrito Ativar, ao carregar a próxima tela, será preciso preencher os dados referentes as credenciais de acesso, após isso clique na opção de Validar Credenciais, para autenticação dos dados:

833

Como adquirir as credenciais de integrador

Primeiro passo é a disponibilização de um Ambiente da Skyhub com integração com a plataforma CORE. (Caso ainda não tenha, deverá solicitar a Skyhub através de um chamado nesse LINK)

Os dados necessários para o cadastro na plataforma são o Usuário de E-mail e o Chave de acesso. Para obtê-los, basta seguir esses passos:

  • Após o ambiente estar disponível, dentro da plataforma você adquire o Token ou chave de integração no menu: Plataformas>'Ações' Api (ApiClient)>Editar
  • No menu Usuários você encontra o endereço de e-mail possível para conexão.

Pronto, com essas duas informações já é possível iniciar as configurações.

Definições Gerais

Após validar as credenciais de acesso será necessário a definição de alguns itens de configuração da integração, que podem ser alterados de acordo com estratégias de negócio do seller.
As definições são as seguintes:

Catálogo de Produtos - Produtos que serão enviados ao portal do marketplace. (Configurado no passo Configuração de catálogo de produtos)
Lista de Preço - Preços aplicados aos produtos inseridos no catálogo desse Marketplace. (Configurado no passo Configuração de lista de preços)
Estoque - Origem de estoque dos produtos desse catálogo. (Configurado no passo: Configuração do estoque )
Proteção de Estoque - A proteção define a quantidade de unidade(s) ou porcentagem que deseja manter no estoque e não enviar ao marketplace, aplicada em todos os produtos do catálogo selecionado.
Meios de Entrega - Meios de entrega padrão para cotação

Você pode definir catálogos, listas e estoques diferentes para cada marketplace, ou utilizar as mesmas configurações para todos os portais que for integrar.

Definições avançadas

Depois de selecionar os dados gerais, será necessário apontar os dados das definições avançadas. Para facilitar a vida do lojista, o Hub automaticamente as configura com valores padrões convencionados por nossa equipe, mas se for necessário o lojista poderá alterar estas configurações.

Dados Gerais
✓ O nome identificador é como este canal de venda será ilustrado no Hub, ele irá auxiliar a identificar seus pedidos.
✓ O identificador de integração é um campo livre que pode ser utilizado para identificar o canal de vendas junto ao seu ERP, quando da integração de um pedido, por exemplo.
✓ A data inicial para integração de pedidos é uma configuração importante para migração de Hub, ela é utilizada para controlar a partir de que data e hora os pedidos devem ser integrados no Hub, para não acontecer uma inconsistência.

Forma de Pagamento:
Em geral o marketplace não informa qual o meio de pagamento o cliente final utilizou na realização do pedido, por isso, será necessário definir um meio de pagamento padrão para que os pedidos realizados nesse marketplaces sejam apontados para essa configuração.
Formas de Entrega:
Onde serão definidos os meios de entrega que serão apontados nos pedidos referentes a esse marketplace. No caso da B2W, você pode apontar 1 meio de entrega para os pedidos cotados via B2W Entregas, outro para os pedidos que serão expedidos via B2W Fulfillment e outra transportadora para cotação via Planilha personalizada cadastrada no Marketplace.

Você pode clicar em Editar no Meio de entrega e Editar>Personalizados no Meio de Pagamento para colocar um Identificador de Integração para mapear esses meios com os códigos utilizados dentro do seu ERP.

Ao final, depois de preencher todos os campos obrigatórios para a ativação do marketplace, você precisa clicar no botão chamado Inativo, para torná-lo ativo e clicar em Salvar ou Salvar e Fechar para finalizar o processo de ativação.

Antes de Ativar e Salvar o canal, se for um processo de migração, ou seja, se a loja Já vende no marketplace e está migrando sua conta para o Hub da Linx Commerce, leio o tópico referente ao processo de migração.

Agora é só aguardar, que seus produtos serão enviados ao marketplace e a integração já estará apta para receber os pedidos.

Depois de toda configuração, envio, mapeamento e conexão de produtos dentro da Skyhub, é necessário Abrir um Chamado com a Skyhub (através do LINK) para liberar seu ambiente para integração de pedidos.

Nos próximos tópicos você encontrará informações importantes sobre cadastramento de produtos, mapeamentos e cotações de frete para esse marketplace.

Migração

Migração Interna - sendo da plataforma Octopus para o Hub da Linx Commerce, (que pertence ao mesmo grupo Linx) será preciso fazer a liberação do Novo Usuário de Desenvolvedor, referente a aplicação Hub Core, também será necessário realizar a solicitação de DE-PARA de produtos junto a equipe de Suporte do Hub através de um Chamado.

Migração Externa - Para migração de Outras Plataformas para o Hub da Linx Commerce, será necessário seguir os passos para gerar credenciais disponíveis nessa documentação, depois todos os passos anteriores listados e antes de ativar, realizar o processo de DE-PARA de produtos, disponível nesse LINK.

Produtos

Na seção 1. Configurações do Hub apresentamos como configurar um catálogo de produtos, seja para um marketplace em específico ou então um catálogo geral para todos os marketplaces. Nesta seção apresentaremos a importância de algumas informações estarem preenchidas no cadastro de um produto para que o mesmo possa ser vendido neste marketplace, além de explicar o fluxo de cadastro e atualização dos produtos junto à este marketplace.

Para o envio de produtos para a B2W é importante estar atento a alguns requisitos de cadastramento definidos pelo próprio portal do marketplace, são eles:

  1. Os produtos devem possuir ao menos uma foto vinculada ao cadastro
  2. As imagens dos produtos devem possuir o tamanho mínimo de 500px nas duas dimensões
  3. Os produtos devem possuir dimensões e peso
  4. Os produtos devem possuir código EAN
  5. São aceitas no máximo 20 fotos por sku.

Após o envio dos produtos para a integração com a Skyhub, será necessário fazer 2 procedimentos para conexão dos produtos com a B2W, são as seguintes etapas:

Mapeamentos

Mapeamentos: para cada atributo ou ficha técnica de produto no marketplace, é possível relacionar um atributo de produto nativo do Hub, para que de forma automática estes campos sejam atualizados na vitrine do marketplace.

Para facilitar o processo de configuração de um marketplace, o Hub possui alguns mapeamentos nativos para cada marketplace. Se for necessário, é possível alterar este mapeamento e relacionar com um novo atributo ou mesmo com um já existente.

Os processos de mapeamentos de atributos personalizados e categorias enviadas pelo Hub são realizados diretamente no portal da Skyhub. No menu: Plataformas>'Ações' B2W>Mapeamentos
Caso tenha alguma dúvida sobre esses procedimentos, pode entrar em contato com o suporte da Skyhub através desse LINK.

Validações: são regras e validações existentes em todos os marketplaces para que seja possível ofertar um ou mais produtos em sua vitrine, estas validações foram compiladas pelo nosso time e são apresentadas de forma centralizada.

Cotações de Frete

Este marketplace permite a cotação do frete através do próprio portal configurado diretamente na B2W, onde é possível configurar por tabela de frete, cotando através de um Gateway de Frete (Como a Intelipost, por exemplo) ou pelo serviço direto chamado B2W Entrega.

O B2W Entrega é a solução de logística que o B2W Marketplace oferece aos seus parceiros para facilitar a entrega dos produtos que eles vendem por meio desse canal.

O serviço é gratuito e o lojista só precisa aceitar o contrato de adesão para passar a utilizá-lo. Com isso, o parceiro poderá contar com alguns benefícios exclusivos, além de maior controle e facilidade no processo de entrega, o que contribui para o aumento das vendas.

Os pedidos que possuem como meio de entrega a B2W Entregas tem seus status (enviado e entregue) atualizados pelo próprio marketplace e estes status são replicados para o Hub automaticamente, facilitando a visualização e gestão dos pedidos por parte dos sellers.

Na plataforma ainda é possível emitir a etiqueta da B2W Entrega. Dentro do pedido, após o faturamento do mesmo, aparecerá a opção de imprimir etiqueta, para ser realizado o despacho da mercadoria, para os lojistas que optaram por esse meio de entrega.

Mais detalhes sobre frete e entrega podem ser conferidos em Configuração do frete.

Para garantir que não haverá problemas referente a cotação do frete do produto, é recomendável que a cotação seja realizada sempre de forma direta com o portal do marketplace. Caso seja realizado por algum outro meio externo, recomendamos que seja sempre inserido e atualizado uma tabela de frete de contingência com os valores corretos. Dessa forma é garantido que o usuário final não terá problemas para concluir sua compra no portal de venda.

  • Sem rótulos