Como faço para lançar um conhecimento de transporte eletrônico (CT-e)?
Podemos conceituar o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) como sendo um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma prestação de serviço de transporte de cargas realizada por qualquer modal (Rodoviário, Aéreo, Ferroviário, Aquaviário e Dutoviário). Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente (garantia de autoria e de integridade) e pela recepção e autorização de uso, pelo Fisco.
Lançamento CT-e
O lançamento do CT-e deve ser realizado antes do lançamento da nota.
Como fazer?
O lançamento do conhecimento de transporte é lançado através do menu Planilhas Diárias ► Outras Notas Fiscais:
Para lançar o CT-e deve ser informado no campo Data emissão (1) a data de emissão do conhecimento de transporte e em seguida basta clicar no botão Abrir para que os demais campos sejam habilitados. No campo Modelo (2) deve ser selecionado a opção 57 - CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO como também indicado o número da chave de acesso no campo Ch. acesso (3). No campo Série conhecimento (4) é informado o número de série do CT-e e no campo Número do conhecimento (5) seu respectivo número. No campo Fornecedor (6) deve ser informado o fornecedor da carga do CT-e, onde basta pressionar a tecla F2 do teclado ou o botão F2 para que seja exibido os registros contidos no sistema ou apenas inserir o código do fornecedor. No campo Valor documento (7) deve ser informado o valor do conhecimento de transporte e depois no campo Modalidade Frete (8) deve ser indicado o responsável pelo frete e o tipo do frete através do campo Tipo CT-e (9).
Após preencher os dados dos campos descritos anteriormente, deve ser realizado o lançamento dos itens de acordo com o CT-e. No campo CFOP (10) deve ser indicado o CFOP correspondente a operação e no campo Valor item (11) o valor do frete. No campo % ICMS (12) é preciso informar o valor percentual do ICMS e no Val. base ICMS (13) deve ser informado o valor da base de cálculo ICMS para que assim no campo Valor ICMS (14) seja preenchido automaticamente pelo sistema:
Referências
Os números entre parênteses no texto anterior, fazem referência aos campos numerados nas imagens a seguir.
Tela de lançamento do CT-e
CFOP
O CFOP pode aparecer na nota de compra com um valor diferente dos valores equivalentes mostrados utilizando a pesquisa (F2) no lançamento da nota. Isso ocorre, pois o CFOP é diferente na saída e na entrada, porém normalmente apenas o primeiro muda, sendo de 5 para 1 em operações dentro do estado e de 6 para 1 em operações interestaduais. Por exemplo, o CFOP 5.102 que no lançamento entra como 1.102.
Exemplo de CT-e
Após realizar os dados do CT-e, basta clicar no botão Gravar para finalizar o lançamento.