Sobre o Carrefour

O Carrefour é uma empresa multiformato e multicanal, com mais de 43 anos de atuação no Brasil. Foi o primeiro hipermercado do país e, atualmente, conta com 80 mil colaboradores e atende 640 pontos de venda em todo o território brasileiro. É uma das principais empresas do ramo varejista do país.

O marketplace Carrefour iniciou seu e-commerce em 2016 e, neste último ano, a empresa decidiu expandir sua operação e dar oportunidade para todas as lojas que desejam aumentar seu faturamento através do Marketplace.

Dentre os produtos que podem ser anunciados, encontramos: Casa e Decoração; Tecnologia e Eletrônicos; Infanto-juvenil; Saúde e Bem-Estar; Estilo e Beleza, Auto e Ferramentas.

O destaque do novo canal tem sido surpreendente, com crescimento de dois dígitos acima da média de mercado (EBIT). A estratégia é atingir 20% do GMV e triplicar o número de SKUs até o final de 2018.

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Além disso, o site conta com mais de 13,2 milhões de visitantes por mês. A marca Carrefour também disponibiliza seu próprio cartão de crédito que permite o parcelamento em até 24x sem juros, o que facilita a compra dos clientes e, consequentemente, aumenta o índice de recompra.

Para conferir detalhes sobre as condições comerciais e regras para aderir a este Marketplace, acesse o canal oficial e entre em contato.

Ativação

Para iniciar as configurações com o Marketplace você precisa primeiramente finalizar a etapa de contrato com o portal, após isso você deverá seguir os passos de preparação da plataforma Hub:

Autenticação

No menu Hub ≫ Todos aplicativos vá até a opção de integração referente a Carrefour e clique no botão verde escrito Ativar, ao carregar a próxima tela, será preciso preencher os dados referentes as credenciais de acesso, após isso clique na opção de Validar Credenciais, para autenticação dos dados:

O Campo Ambiente deve ser selecionada uma das opções:

  • Sandbox - Versão de teste de integração fornecida pelo Carrefour
  • Produção - Versão oficial do Ambiente da Loja

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Primeiro passo é a disponibilização de um ambiente do Carrefour para integração com o Hub. (Caso ainda não tenha, deverá solicitar ao Carrefour).

Os dados necessários para o cadastro na plataforma são o Shop ID e o Token, contate o marketplace para obtê-los.
Pronto, com essas duas informações já é possível iniciar as configurações.

Definições Gerais

Após validar as credenciais de acesso será necessário a definição de alguns itens de configuração da integração, que podem ser alterados de acordo com estratégias de negócio do Seller.
As definições são as seguintes:

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Catálogo de Produtos - Produtos que serão enviados ao portal do marketplace. (Configurado no passo Configuração de catálogo de produtos
Lista de Preço - Preços aplicados aos produtos inseridos no catálogo desse Marketplace. (Configurado no passo Configuração de lista de preços
Estoque - Origem de estoque dos produtos desse catálogo (configurado no passo: Configuração do estoque
Proteção de Estoque - A proteção define a quantidade de unidade(s) ou porcentagem que deseja manter no estoque e não enviar ao marketplace, aplicada em todos os produtos do catálogo selecionado.
Meios de Entrega - Meios de entrega padrão para cotação.

Você pode definir catálogos, listas e estoques diferentes para cada marketplace, ou utilizar as mesmas configurações para todos os portais que for integrar.

Definições avançadas

Depois de selecionar os dados gerais, será necessário apontar os dados das definições avançadas. Para facilitar a vida do lojista, o Hub automaticamente configura estas definições com valores padrões convencionados por nossa equipe, mas se for necessário o lojista poderá alterar estas configurações.

Dados Gerais
✓ O Nome identificador é como este canal de venda será ilustrado no Hub, ele irá auxiliar a identificar seus pedidos.
✓ O Identificador de integração é um campo livre que pode ser utilizado para identificar o canal de vendas junto ao seu ERP, quando ocorre a integração de um pedido, por exemplo.
✓ A Data inicial para integração de pedidos é uma configuração importante para migração de Hub, ela é utilizada para controlar a partir de que data e hora os pedidos devem ser integrados no Hub, para não acontecer uma inconsistência.

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Forma de Pagamento:
Em geral o marketplace não informa qual o meio de pagamento o cliente final utilizou na realização do pedido, por isso, será necessário definir um meio de pagamento padrão para que os pedidos realizados nesse marketplaces sejam apontados para essa configuração.
Esta é uma configuração auxiliar e tem o objetivo de permitir a integração do pedido junto ao ERP, já que em muitos sistemas esta é uma informação obrigatória, além de facilitar a administração do pedido quando da integração.

Formas de Entrega:
Onde serão definidos os meios de entrega que serão apontados nos pedidos referentes a esse marketplace. É possível definir uma transportadora para que seja relacionada a todos os pedidos desse portal.
Esta também é uma configuração auxiliar e tem o objetivo de permitir a integração do pedido junto ao ERP, já que em muitos sistemas esta é uma informação obrigatória, além de facilitar a administração do pedido quando da integração

Você pode clicar em Editar no Meio de Entrega e Editar>Personalizados no Meio de Pagamento para colocar um Identificador de Integração para mapear esses meios com os códigos utilizados dentro do seu ERP.

Ao final, depois de preencher todos os campos obrigatórios para a ativação do Marketplace, você precisa clicar no botão chamado Inativo, para torná-lo ativo e clicar em Salvar ou Salvar e Fechar para finalizar o processo de ativação.

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Antes de Ativar e Salvar o canal, se for um processo de Migração (se a loja já vende no marketplace e está migrando sua conta para o Hub da Linx Commerce), leia o tópico referente ao processo de Migração.

Agora é só aguardar, que seus produtos serão enviados ao marketplace e a integração já estará apta para receber os pedidos.
Nos próximos tópicos você encontrará informações importantes sobre cadastramento de produtos, mapeamentos e cotações de frete para esse marketplace.

Migração

Migração Interna - sendo da plataforma Octopus para o Hub da Linx Commerce, (que pertence ao mesmo grupo Linx) será preciso fazer a liberação do novo usuário de desenvolvedor, referente a aplicação Hub Core, também será necessário realizar a solicitação de DE-PARA de produtos junto a equipe de Suporte do Hub através de um Chamado.

Migração Externa - Para migração de Outras Plataformas para o Hub da Linx Commerce, será necessário seguir os passos para gerar credenciais disponíveis nessa documentação, depois todos os passos anteriores listados e antes de ativar, realizar o processo de DE-PARA de produtos, disponível nesse LINK.

Produtos

Na seção 1. Configurações do Hub apresentamos como configurar um catálogo de produtos, seja para um marketplace em específico ou então um catálogo geral para todos os marketplaces. Nesta seção apresentaremos a importância de algumas informações estarem preenchidas no cadastro de um produto para que o mesmo possa ser vendido neste marketplace, além de explicar o fluxo de cadastro e atualização dos produtos junto à este marketplace.

Para o envio de produtos para o Carrefour é importante estar atento a alguns requisitos de cadastramento definidos pelo próprio portal do marketplace, são eles:

⑴ As imagens dos produtos devem possui o tamanho mínimo de 400px nas duas dimensões
⑵ A categoria do produto deve ser previamente mapeada entre o Hub e o marketplace
⑶ Os produtos devem possuir dimensões e peso
⑷ Os produtos devem possuir código EAN

Mapeamentos

Mapeamentos: para cada atributo ou ficha técnica de produto no marketplace, é possível relacionar um atributo de produto nativo do Hub, para que de forma automática estes campos sejam atualizados na vitrine do marketplace.

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Para facilitar o processo de configuração de um marketplace, o Hub possui alguns mapeamentos nativos para cada marketplace. Se for necessário, é possível alterar este mapeamento e relacionar com um novo atributo ou mesmo com um já existente.

Validações: são regras e validações existentes em todos os marketplaces para que seja possível ofertar um ou mais produtos em sua vitrine, estas validações foram compiladas pelo nosso time e são apresentadas de forma centralizada.

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Cotações de frete

Este marketplace permite a cotação do frete através do serviço próprio portal configurada diretamente no Carrefour, onde é possível configurar por tabela de frete ou cotando através de um Gateway de Frete (Como a Intelipost, por exemplo).
Caso opte por cadastrá-lo no marketplace, é necessário abrir um chamado através do Central de Atendimento ou e-mail e informar que deseja que o frete seja calculado a partir do Marketplace.

Mais detalhes sobre frete e entrega podem ser conferidos em Como configurar o frete.

Para garantir que não haverá problemas referente a cotação do frete do produto, é recomendável que a cotação seja realizada sempre de forma direta com o portal do Marketplace. Caso seja realizado por algum outro meio externo, recomendamos que seja sempre inserido e atualizado uma tabela de frete de contingência com os valores corretos. Dessa forma é garantido que o Usuário final não terá problemas para concluir sua compra no portal de venda.

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