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1 Conceito  

Zé Delivery é uma plataforma e-commerce no modelo delivery (somente entrega), onde o consumidor poderá realizar pedidos, online via site ou aplicativo, de bebidas de diversas variedades como, cervejas, vinhos, água, energéticos, refrigerantes, salgadinhos e até gelo. Inclusive a plataforma garante que a bebida chegue gelada até o consumidor. A integração entre o Zé Delivery com o PDV Linx Empório POS visa o desenvolvimento de ferramentas de negócios para ampliar a receita dos clientes.


2 Pré-requisitos

Para o funcionamento da integração com a plataforma Zé Delivery é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • O módulo "Integração Zé Delivery" deve estar ativo no CNPJ do estabelecimento na Intranet Linx;
  • A empresa que desejar integração deverá ter sido ativada anteriormente na plataforma do Zé Delivery;
    • Logo após a ativação os clientes irão receber um código ID de loja para ser cadastrado na plataforma de backoffice;
  • Também será necessário cadastrar os códigos de produtos relacionados entre o backoffice e a plataforma do Zé Delivery.


3 Configurações no Empório Pro 

Abaixo serão apresentadas as configurações necessárias no sistema de backoffice.


3.1 Comunicação com o Delivery

Para que o sistema da retaguarda faça a comunicação entre os pedidos realizados nas plataformas delivery com o PDV Linx Empório POS, é necessário acessar o menu Cadastros > Estabelecimento > Máquinas e selecionar a máquina a qual fará a comunicação com o delivery e pressionar o botão Alterar .

Selecione a opção Comunica com Delivery e pressione o botão Salvar  localizado na lateral direita da tela.

Execução do serviço Delivery

O sistema de retaguarda Empório Pro validará apenas um PDV que poderá utilizar essa configuração para executar o serviço delivery. Caso mais de um PDV executar essa configuração, o Seller Web obedecerá as regras da flag cadastrada anteriormente e não permitirá salvar as alterações.


3.2 Configuração Delivery

Acesse o menu Cadastros > Estabelecimento > Estabelecimento > guia Conf. Delivery e na sequencia guia Zé Delivery para efetuar a configuração da forma de pagamento padrão que será adotada pela plataforma e regra de formação de preços. Nessa tela será possível também inserir o ID da loja e o Código do Produto Adicional. 



Será possível também cadastrar uma Regra de formação de preço sugerido. Essa opção permite cadastrar preços diferenciados para as plataformas delivery cadastradas.

É possível criar uma regra de preço para cada plataforma inserindo um acréscimo em percentual, praticar um valor diferenciado para essas plataformas ou ainda, conceder um percentual de desconto para os produtos disponibilizados.


3.3 Taxa de Entrega (Produto como Frete)

Ainda na mesma tela, será configurada a taxa de entrega no campo 

O campo Código do Produto Adicional corresponde ao produto que irá exercer o valor da taxa de entrega e será atrelado a retaguarda através do código rápido.


O cadastro desse produto deverá ser realizado na retaguarda, o mesmo deve ser isento de tributação e com o nome de sugestão 'Zé Delivery'. 


Ainda na mesma tela de cadastro de produto, aba Fiscal, configurar a tributação para venda como ISENTO.

IMPORTANTE!

A configuração do item 3.3 Taxa de Entrega é de responsabilidade do lojista para que a integração funcione corretamente.


3.4 Forma de Pagamento Zé Delivery

Para que o PDV identifique a forma de pagamento de pedidos realizados através das lojas virtuais, será necessário cadastrar uma forma de pagamento correspondente.

Para cadastrar uma forma de pagamento Zé Delivery no Empório Pro, acesse o menu Cadastros > Financeiro > Formas de Pagamento. Selecione a opção Zé Delivery e na lateral direita da tela pressione o botão Incluir  para adicionar a nova forma de pagamento.



4 Preparação dos Produtos para venda no Empório Pro

O envio de produtos da plataforma de Backoffice não está disponível para ser integrado com a plataforma e-commerce do Zé Delivery. Sendo assim, será possível somente puxar os pedidos do Zé Delivery. 


5 Preparação dos Produtos para venda no Zé Delivery

Todos os pedidos serão efetuados pela plataforma e-commerce do Zé Delivery e obrigatoriamente devem ser aceitos na plataforma administrativa primeiro.

Esses temas serão abordados nos tópicos 7 Realizando um pedido no Zé Delivery e 8 Plataforma Seu Zé.


5.1 Integração de Produtos Zé Delivery

Para que o serviço de delivery entenda quais os produtos que o Zé delivery tem disponível para serem vendidos e integrados ao PDV, será necessário que o código interno do Zé Delivery seja cadastrado no campo código rápido do sistema de retaguarda.

Essa configuração deverá ser realizada em todos os produtos disponíveis para venda da integração. 

 Menu> Cadastros> Produtos> Produtos> campo , clicar no botão Alterar  e após incluir o código interno, pressionar o botão  Salvar.

Planilha Código Interno Zé Delivery

código interno do Zé Delivery é disponibilizado através de uma planilha, que pode ser baixada clicando aqui


6 Zé Delivery - Tela Inicial

Para realizar um pedido no Zé Delivery, o cliente deverá estar logado na plataforma via site ou aplicativo. Caso ainda não tenha cadastro, poderá realizar na própria ferramenta.

Acesse a plataforma clicando aqui.

 Tela de login


Tela de criação de conta



Ao realizar o cadastro e login no Zé Delivery, o cliente poderá acessar os produtos disponibilizados pelos distribuidores da sua região. Na parte superior da tela, será apresentado o endereço configurado para recebimento do pedido no momento do login.

Ainda na parte superior será apresentado o campo para digitação da busca por produtos, o nome do usuário logado com o botão Conta e pedidos e o botão Sacola  que possibilita visualizar os itens adicionados à compra.


No botão Conta e pedidos será exibida uma tela na lateral direita com o nome e telefone do usuário logado e o botão Alterar meus dados, para que o cliente possa alterar os dados pessoais. Ainda na mesma tela será possível consultar os pedidos realizados, verificar os cupons ativos, ações promocionais de engajamento do Zé Delivery, botão de ajuda com base de conhecimento e alteração de senha. 



7 Realizando um pedido no Zé Delivery

Após realizar o login na plataforma e-commerce, será possível iniciar um pedido. Será apresentado durante a navegação, menus com todos os produtos elegíveis para a venda em cada modalidade de grupo de produtos, como Cerveja, Destilados, Vinhos, Sem Álcool, Lojinha e Comidinhas. Para iniciar a seleção de itens, é possível escolher qualquer produto apresentado na tela ou realizar a busca por um produto específico através do campo Pesquise sua bebida favorita digitando o produto a ser escolhido para compra.



Também é possível navegar dentro do cardápio explorando categorias de produtos.


No detalhe do produto será apresentada a foto para melhor identificação, o indicador mostrando que o produto irá gelado, a descrição do mesmo, o preço atual (e anterior se houver) o percentual de desconto caso o produto participe de alguma campanha de descontos, o campo de seleção da quantidade e também a possibilidade de inserir mais unidades de uma só vez.

Por padrão, o produto é mostrado em tela com 01 unidade selecionada, de acordo com a imagem abaixo. 


Para inserir um produto na sacola, basta ao deslizar sob o produto, clicar no botão 


Após adicionar os produtos, será mostrada a sacola na lateral direita da tela. Ali serão apresentadas as informações de quantidade, indicativo de que a bebida irá gelada, valor total dos produtos, taxa de entrega, total a pagar pelo pedido e a possibilidade de adicionar mais produtos na sacola com o botão . Conforme forem sendo adicionados os produtos, o valor e quantidades serão atualizadas.


O botão Sacola  poderá ser acessado a qualquer momento para consulta dos itens adicionados. Caso a loja  estabeleça um valor mínimo para fechamento do pedido, será indicado nessa tela e caso o cliente não tenha atingido o valor mínimo do pedido, será informado.


Atingido o valor mínimo para fechamento do pedido, o botão Continuar compra será habilitado, basta pressionar o mesmo para prosseguir com a solicitação. O cliente será direcionado para a tela onde poderá confirmar o endereço de entrega ou alterá-lo através do botão , adicionar um cupom de desconto se houver, descrever instruções de entrega e produtos para o distribuidor e na lateral direita, conferir ou alterar o pedido, conforme imagem abaixo.


Ao clicar no botão  o cliente será direcionado a tela de busca de endereço, podendo optar por usar a localização atual ou digitar um endereço no campo .


Ao clicar no botão  será apresentada, na lateral direita, a janela abaixo com os cupons de descontos disponíveis no momento da compra. 


Após escolher e clicar em Aplicar cupom, o campo  será preenchido com o cupom aplicado e destacado o desconto no resumo dos pedidos representado na lateral direita, como mostra a imagem abaixo. É possível também excluir o cupom aplicado pressionando o botão


Ao clicar no botão o cliente será direcionado para a tela de formas de pagamento, com a opção de escolher o pagamento na entrega ou pagamento online.


Ainda nesta tela, para compras em dinheiro, será possível informar o valor de troco ou sinalizar que não precisará através do botão 


Após finalizar a compra o cliente será direcionado para a tela a seguir, e terá 10 segundos para optar por Desfazer o pedido


Na sequência será apresentada uma tela com dicas e instruções para o recebimento do pedido. 


E por fim, ao clicar no botão, o cliente será direcionado para a tela de acompanhamento do status do pedido. Contendo: número do pedido, horário de previsão de entrega, indicador do status do pedido e botão de cancelamento do mesmo, endereço de entrega, forma de pagamento escolhida, botão para falar com a loja, resumo do pedido e botão de ajuda. 


Importante!

Os pedidos realizados nas plataformas do Zé Delivery devem ser aprovados na plataforma administrativa Seu Zé, assunto que será abordado a seguir.


8 Plataforma Seu Zé 

A plataforma administrativa do Zé Delivery é chamada Seu Zé e pode ser acessada clicando aqui.

Tela de login


No Seu Zé será possível verificar o ID da loja acessando a Guia Minha conta > quadro Informações Gerais, campo ID. Conforme imagem abaixo. 


A plataforma Seu Zé faz o gerenciamento dos pedidos realizados através da plataforma Zé Delivery. Assim que o cliente confirma o pedido no Zé Delivery, o Seu Zé recebe os pedidos na guia Pedidos com um sinal sonoro que só cessará quando o pedido for aceito. Cada novo pedido terá o tempo 11 minutos para aceite, caso contrário o mesmo irá expirar.

Tela de Pedidos Pendentes


Ao clicar no pedido, irá mostrar a tela abaixo com o resumo do mesmo, a caixa de seleção Imprimir pedido ao aceitar, botão Rejeitar e botão Aceitar.

Importante!

É necessário clicar em ACEITAR o pedido para que ele seja processado como pendencia, sincronizado e apareça na tela do PDV, conforme apresentado no tópico 9.2 Integração Delivery - Guia Delivery.


Na guia Histórico de pedidos poderá ser consultado todos os pedidos realizados, podendo ser filtrados por período, nome, número do pedido, status, avaliação, entregador e forma de pagamento.

Nesta tela são listados os seguintes campos: 

  • Número: indica o número do pedido realizado na plataforma do Zé delivery;
  • Nome: indica usuário(cliente) que realizou o pedido;
  • Avaliação: Avaliação do cliente ao pedido realizado na plataforma Zé delivery;
  • Data: indica a data e hora em que o pedido foi realizado na plataforma Zé delivery;
  • Status: indica o status do pedido - Exemplo: Pedido colocado (ainda não aceito), Expirado (não foi aceito no prazo de 11 minutos), Aceito (pedido aceito na guia Pedidos) e Entregue (pedido recebido pelo cliente);
  • Entregador: indica o entregador que realizou/realizará a entrega ao cliente;
  • Valor do pedido: indica o valor total do pedido com descontos aplicados, incluindo a taxa de entrega;
  • Pagamento: indica a forma de pagamento utilizada pelo cliente - Dinheiro, Online, Cartão Débito/Crédito; 
  • Tipo de Entrega: por padrão será RECEBER;
  • Cupom de desconto: indica se foi utilizado cupom pelo cliente no momento da compra;
  • Valor do desconto: indica o valor do desconto aplicado a compra. 

Ainda nesta tela é possível clicar sobre a linha do pedido para abrir uma janela mostrando detalhes do pedido.




9 Integração com o PDV Linx Empório POS 

Ao iniciar o PDV, o Linx Postos POS Delivery começará a ser executado na máquina, conforme imagem abaixo:


9.1 Integração Delivery - Impressora

Para configurar a  impressora que fará a impressão das ordens de produção dos pedidos realizados via Delivery, acesse o menu no PDV Linx Empório POS Configurações > Integração Delivery.


Selecione a impressora entre as opções apresentadas.


Essa tela ainda apresentará o campo Exibir Notificação de Novos Pedidos para seleção. Ao selecionar essa opção, assim que novos pedidos chegarem ao PDV Linx Empório POS para baixa, o operador receberá em tela uma notificação.

Pressione Salvar Configurações para finalizar o procedimento.

9.2 Integração Delivery - Guia Delivery

O PDV Linx Empório POS apresentará a guia Delivery, onde o operador de caixa do estabelecimento poderá visualizar os pedidos realizados através das lojas virtuais.


Caso seja selecionada a opção de notificação para cada novo pedido no PDV conforme demonstrado no tópico 9.1, o seguinte aviso de novos pedidos será exibido na tela do PDV Linx Empório POS.

Esse aviso de novos pedidos deixará de ser apresentado assim que o operador acessar a guia Delivery.

Ao selecionar um pedido para a baixa, a seguinte tela será apresentada: 

Essa tela apresenta os seguintes campos:

  • Número: apresenta o número do pedido (número atribuído automaticamente pelos aplicativos Delivery);
  • Forma de Entrega: exibe a forma de entrega do pedido selecionado pelo cliente. No exemplo acima, o cliente optou pela retirada, no estabelecimento, de seu pedido.
  • Forma de Pagamento: apresenta a forma de pagamento escolhida pelo cliente;
  • Cliente: exibe o nome do cliente que realizou o pedido;
  • Data: data em que o pedido foi realizado;
  • Troco p/: caso a opção de pagamento escolhida pelo cliente tenha sido Dinheiro, é possível indicar, no caso de entrega do pedido, se o cliente necessitará de troco. Caso o cliente tenha informado um valor de troco a receber, será apresentado nesse campo;
  • Observação: nesse campo serão apresentadas as observações referentes ao pedido ou entrega que o cliente tenha inserido no momento do pedido.


A lista com os produtos selecionados para o pedido também será apresentada nessa tela além das observações, quantidade, valor unitário, descontos (caso houver), e valor total.

O cadastro da Taxa de Entrega realizado no item 3.3, aparece integrado ao PDV, como mostra o destaque da tela abaixo.


Logo abaixo serão apresentados os botões:

  • Fechar: fecha a consulta do pedido realizado através de plataformas Delivery;
  • Conferência: possibilita mostrar em tela para o consumidor final a listagem de produtos, quantidades e valores para conferência;
  • Ordem de Produção: caso houver sido configurada a impressora de ordem de produção conforme apresentado no tópico 8.2, quando o pedido chegar ao PDV Linx Empório POS e o serviço de ordem de produção estiver sendo executado, será impressa a ordem de produção onde essa impressora estiver conectada (caixa, cozinha), para que o operador tome conhecimento de que há um novo pedido. Esse procedimento também poderá ser feito de forma manual ao clicar no botão Ordem Produção. 

  • Cancelar: exclui o pedido do PDV;
  • Baixar: realiza a baixa de uma venda no PDV.

9.3 Realizando a baixa da venda no PDV Linx Empório POS

Após selecionar o pedido a ser finalizado no PDV, basta pressionar o botão Baixar localizado na lateral direita da tela para finalizar a venda. 


Os itens serão apresentados no PDV como uma venda em curso, bastando selecionar a opção de pagamento Zé Delivery e finalizar a venda.


O comprovante de venda emitido no PDV mostrará no rodapé o número do pedido realizado na plataforma Zé Delivery, conforme exemplo abaixo. 





  • Sem rótulos