Como inserir código de barras em boletos (manual ou DDA)?

Para efetuar o pagamento das duplicatas é necessário que tenham código de barras para identificar os dados bancários, taxas e vencimento. Este documento irá apresentar como inserir esta informação nos boletos para prosseguir com a baixa de dados.
Pré-requisitos: Duplicatas REGISTRADAS e ATIVAS no sistema e Processo de CNAB ATIVO para a filial/grupo econômico.
Acesso: Módulo Financeiro

Figura 1 - Inserir código de barras
1. Solução
1.1 Manual
Acesso: Financeiro > Contas a pagar > Consulta > Sem código de barras (Manual)

Figura 2 - Código de barras manual
1.1.1 Pressione F2 para habilitar a tela;
1.1.2 Escolha o grupo econômico para consultar os dados ou ignore esta informação;

1.1.3 Determine os demais filtros para pesquisa;

1.1.4 Pressione F6 para trazer o resultado da consulta;
1.1.5 Preencha o código de barras dos títulos;

  • Esta informação é de total responsabilidade do portador deste dado.
    1.1.6 Pressione F2 para salvar o código de barras.

    1.2 DDA
    Acesso: Financeiro > Contas a pagar > Lançamentos > Pagamento de fornecedor – DDA (por DDA)

    Figura 3 - Código de barras por DDA
    1.2.1 Pressione F2 para habilitar a tela; 
    1.2.2 Selecione outros filtros para serem listados na conciliação;
    Conciliação sugerida pelo sistema: ao deixar marcada esta opção o sistema irá vincular as duplicatas existentes com os dados apresentados no arquivo CNAB.
    Somente não conciliados: esta opção irá retornar na consulta somente as duplicatas que ainda não foram conciliadas.
    Gerar taxa de boleto como desconto na duplicata: esta opção deverá ser tratada de acordo com as regras de negócio da empresa. Deixe-a marcada para que as informações de taxas sejam consideradas desconto para o boleto.
    Não apresentar vencidos: marque para que não sejam listados as duplicatas com data de vencimento expirada.

    1.2.3 Selecione o Arquivo CNAB;

    1.2.4 Selecione dados a serem conciliados (em pares);
    1.2.5 Pressione F2 para salvar a conciliação.

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    Atenção: Atualmente os bancos disponíveis para homologação são: Bradesco, Itaú e Santander. Qualquer banco diferente dos listados incluem como desenvolvimento na aplicação. O procedimento para ambos será abertura de chamado para homologação ou desenvolvimento do leitura do layout informado na aplicação.
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    1.3 Extra – Pesquisa e Sugestão (DDA)

    1.3.1 Pode usar o botão Sugerir Conciliação, para o sistema analisar os dados das duplicatas, com base no arquivo aberto e os dados obtidos no sistema e registar o vinculo.
    1.3.2 Utilize o botão Lista de arquivos lidos para consultar as informações básicas dos arquivos que foram lidos e qual o status da conciliação.

    Figura 4 – Modelo de relatório
    1.3.3 O botão Títulos Pendentes Conciliação Gestão apresenta (em nova tela) pesquisa para listar as duplicatas que aguardam o processo de conciliação.

    Figura 5 – Pendentes de conciliação
     
    2. Impactos
    Duplicatas registradas, Envio de remessa com duplicatas corretas, minimo de duplicatas rejeitas no arquivo de retorno.
    3. Processos Relacionados
    Lançamento de duplicatas individual
  • Sem rótulos