Transferência
Para lojas que possuem mais de uma filial, o Linx Farma Big oferece a opção de transferência de produtos entre essas filiais. O processo para isso é bem simples, no Linx Farma Big vá ao menu Configurações > Filiais > Transferências e selecione as filiais permitidas para a operação.
Figura 01 - Configurações Filiais - Permissão Transferências
Em seguida acesse o menu Operacional > Transferência e então será exibida a tela.
Figura 02 - Transferência
Selecione a filial destino , e uma observação , que desejar. Em seguida informe os produtos que serão transferidos pelo código de barras ou pelo nome no campo correspondente no campo Barras/Nome (F2) , e estes serão exibidos na grade de produtos . Se for um produto controlado ou que controla validade, deverá ser informada a quantidade de cada lote, , então assim que inserir o código ou nome do produto será exibida a tela
Figura 03 - Quantidade por Lote
Não será possível fazer nenhuma alteração nas informações dos lotes, apenas informar a quantidade que deseja de cada lote para compor a transferência. Observe que a quantidade total dos lotes deverá ser semelhante à quantidade total de produtos.
Só serão alteráveis os campos que estiverem em amarelo, ou seja, só será possível alterar na grade, a quantidade dos produtos que não forem controlados ou que não controlam validade/lote, caso contrário, selecione o produto e clique no botão ou tecle F9 e altere as quantidades por essa tela acima.
Se desejar transferir um produto se baseando em uma nota fiscal, clique no botão .
Figura 04 - Notas de Entrada
Informe a data de entrada da(s) nota(s) e clique no botão , se houverem notas no período, a grade será preenchida. Selecione o produto que deseja transferir com o botão ou atalho F5 e clique no botão em seguida. Assim que todos os produtos a serem transferidos estiverem corretos, clique no botão ou atalho F10. Confirme a transferência e aguarde a impressão da nota fiscal para ser enviada juntamente com os produtos.
Se desejar cancelar a transferência, clique no botão ou na tecla de atalho (F12). Se desejar excluir algum produto da grade, selecione-o e clique no botão ou pressione a tecla - (menos).
Aviso de remanejamento
Ainda na tela de Transferência é possível acessar a tela de Aviso de Remanejamento, então q uando houver algum remanejamento pendente, na parte superior da tela será exibido um relógio que ficará piscando na tela, conforme informado na Figura 01 acima. Para incluir o remanejamento à transferência, clique no botão .
Figura 05 - Aviso de Remanejamento
Confirme a quantidade a remanejar e clique no botão ou tecla de atalho F10 e o produto será exibido na grade da transferência.
Recebimento de transferência
Na filial destino, deve-se ir ao menu Operacional > Recebimento de Transferência e será exibida a tela para verificar se há alguma transferência pendente.
Figura 06 - Recebimento de Transferência
Nota
A tela possui uma legenda com vários ícones que são utilizados na grade.
Selecione a filial origem, ou seja, a filial que efetuou a transferência , e então serão exibidos os produtos transferidos . Se tudo estiver correto, informe os códigos de barras de cada produto que está pendente na grade pelo campo Barras Produto Recebido , para que sejam lidos e recebidos corretamente. Se a quantidade de um mesmo produto for maior que 1 e não desejar ler o código várias vezes, pode-se digitar a quantidade que deverá ser lida no campo Qtde Lida . (Lembrando que este método só funciona se a opção Marcar produtos para o recebimento somente por Cód. Barras estiver desmarcada nas configurações da filial, caso contrário os códigos deverão ser lidos um a um, mesmo que sejam repetidos). Em seguida selecione os produtos a serem recebidos com a opção Marcar / Desmarcar - F5 que se encontra no botão . Atente para as quantidades dos lotes a serem recebidos . Depois clique no botão ou na tecla de atalho (F10). Se houver algum produto que não queira receber, selecione-o e com o botão ou na tecla de atalho (F8) recuse a transferência do produto para que esta retorne para a filial origem.
É possivel selecionar a transferência pelo numero da nota fiscal .
A opção Atualizar Preço Filial - F11 localizado no botão deve ser utilizado quando desejar que todos os produtos recebidos assumam o preço de custo da filial destino, caso contrário, estes permanecerão com o preço de custo da filial origem.
Se houver muitos produtos na grade e desejar localizar um deles, informe o nome do produto ou parte dele no campo Procurar Produto (F2), pressione Enter e se o produto estiver na transferência, será localizado.
Nas configurações da filial, há uma opção que permite o recebimento de transferências apenas informando o código de barras do produto, conforme já foi citado anteriormente. Estando esta opção habilitada, não será possível marcar os produtos para recebê-los na transferência sem passar o código de barras do produto pelo campo Barras Produto Recebido .
Existe tambem a opção Permitir busca de transferências somente pelo numero de lançamento, que se estiver marcada, o recebimento somente será possível com o campo Nº Lançamento preenchido, não aparecendo os produtos até então.
Essas configurações se localizam em Configurações > Filiais > Transferências.
Figura 07 - Configuração Recebimento de Transferência
Quando essa opção estiver marcada nas configurações, na tela de Recebimento de Transferência também será possível visualizar que a opção está habilitada.
Figura 08 - Recebimento de Transferência Permitido Somente com Leitura de Cód. Barras
Observe que o campo Qtde Lida não está em amarelo para alteração, então os códigos de barras deverão ser lidos um a um. Somente o campo Quantidade no lote do produto poderá ser digitado. Assim que todos os produtos estiverem lidos, marque-os com F5 e clique no botão ou na tecla de atalho (F10).
Se o produto possuir lotes, as quantidades destes deverão ser acertadas na seção Lotes de acordo com a quantidade enviada pela transferência, conforme Figura 08 acima.
O ícone identificará produtos que foram recusados em outra filial e, sendo assim não poderão ser recusados novamente, apenas recebidos nessa mesma tela, pois, a tela de Recebimento de Transferência Recusada foi retirada da nova versão do sistema.
Caso tente recusar os produtos que já foram recusados, será exibida a seguinte mensagem.
Figura 09 - Mensagem ao Tentar Recusar Produto já Recusado em Outra Filial
Estes itens poderão ser recebidos normalmente como se fosse uma transferência enviada de outra filial.