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(890) Rejeição: GTIN inexistente no Cadastro Centralizado de GTIN (CCG) 

Ocorre quando o GTIN (código de barras) do produto enviado na NF-e não existe no Cadastro Centralizado de GTIN (CCG), que é um banco de dados contendo um conjunto reduzido de informações dos produtos que possuem o código de barras GTIN, e funciona de forma integrada com o Cadastro Nacional de Produtos da GS1 (CNP), que é a instituição responsável pela administração, outorga de licenças e gerenciamento do padrão de identificação de produtos GTIN.

Melhor solução

O primeiro passo é verificar se o GTIN enviado na nota está configurado corretamente.

Na mensagem de rejeição constará a seguinte informação [nItem:999], onde o 999 representará o item da nota que está com a inconsistência.

Portanto, se retornar [nItem:3], por exemplo, significa que é o terceiro item na nota que precisa ser verificado. 

Caso observe que de fato este código esta incorreto, faça a correção acessando: Suprimentos > Estoque > Produtos (novo), pesquise pelo produto, clique nele e vá na opção "Configurar código de barras" e inclua o código correto. Lembrando que o código configurado como 'Principal' é o que o sistema envia na nota.

Se a nota não foi excluída automaticamente, basta gerar a NF-e novamente. Do contrário, será necessário refazer a emissão do documento.


Caso o GTIN (código de barras) cadastrado esteja "correto" e mesmo assim a nota esteja sendo rejeitada será necessário entrar em contato com o dono da marca (o fornecedor deste produto), pois possivelmente há algo em desacordo com as regras do CCG e somente ele poderá realizar o ajuste junto a esta instituição.

Paliativamente, neste caso, como não há GTIN válido no Cadastro Centralizado de GTIN (CCG) é possível configurar o tipo do código como "Código Gerencial" acessando: Suprimentos > Estoque > Produtos (novo), pesquise pelo produto, clique nele e vá na opção "Configurar código de barras". Desta forma o GTIN será enviado como "SEM GTIN".

Cabe ressaltar que é obrigação tributária dos donos de marca de produtos que possuírem GTIN informar e manter atualizados as informações destes códigos junto ao CNP, na página https://cnp.gs1br.org/.

Portanto, é fundamental que os donos de marca insiram e mantenham atualizadas as informações cadastrais de produtos com GTIN atualizadas junto ao CNP, pois, caso não o façam, tanto eles quando seus cliente terão suas notas rejeitadas.