Requisitos
- Utilizar sempre versão atualizada.
- Versão mínima para obter acesso desta funcionalidade 3.5.21.965.
- Sempre atualizar os cadastro de tributação.
- Entrar em contato com a equipe do comercial, para habilitar o modulo na licença do CNPJ. (Código 13132)
Parâmetro
Não possui parâmetro, esta funcionalidade é habilitado para todos que utilizam o sistema EMSys.
Cadastro de Item
Para inserir ou atualizar os dados fiscais dos itens no sistema, utilize o menu Item. É possível utilizar está função também pelo caminho: Gerencial → Estoque → Item → Catálogo Produto Linx, é o mesmo processo.
O sistema fará a busca para atualizar os dados fiscais dos itens.
- Clique na opção conforme a indicação da imagem abaixo.
É possível fazer a pesquisa do item para incluir no banco de dados ou atualizar com duas opções disponível.
Primeira Opção:
Informe o Cód. de barras do item e clique na opção para o sistema fazer a busca corretamente dos dados do item na base da NODIS.
Segunda Opção:
Clique na opção NODIS e insere os dados antes da busca.
Pronto desta forma todos os itens da base de dados do cliente sempre irá conter as informações atualizadas conforme a legislação do estado.
Importante
Lembre-se de atualizar o cadastro de tributação dos itens.
- Quando o cadastro estiver faltando algum dado o sistema vai apresentar a seguinte mensagem.
Para resolver este impedimento, faça o cadastro ou atualize corretamente.
Consulta dados Fiscais Linx
Para facilitar atualização dos itens, acesse o menu pelo caminho: Gerencial → Estoque → Item → Consulta Dados Fiscal Linx, para acessar o menu de consultar e fazer atualização dos itens.
- Selecione pelo menos um dos filtros disponíveis na tela para clicar em Pesquisar.
- Clique em pesquisar e aguarde até a finalização da consulta das informações.
- Selecione os Itens e clique para consultar os dados fiscais na base de dados da NODIS.
- Faça uma conferência e clique para atualizar dados Fiscais dos itens através do botão "Atualizar Dados Fiscais".
- Selecione os dados que serão alterados.
- A opção Gerar CSV de Comparação, para permitir que o sistema faça a geração do arquivo deixe marcado caso contrario clique para desmarcar a opção.
Legenda: : Itens que possui o Cód. de Barras invalido. |
---|
Gerar CSV
Quando a opção ficar habilitada no momento da Consulta dos Dados Fiscais o sistema irá gerar automaticamente um arquivo.
- Arquivo com as informações dos itens.
Gerar CSV de Comparação
Quando a opção ficar habilitada no momento da atualização das informações o sistema irá gerar automaticamente um arquivo.
- Arquivo de comparação das informações dos itens.
Exemplo do menu Consulta dados Fiscais Linx
Facilitador de Implantação
Para os clientes que estão realizando implantação do EMSys, os colaborados podem realizar a importação dos itens com maior praticidade.
Importante
Utilizar esta função Facilitador de Implantação, para os cliente que se encontra na fase de Implantação.
Acesse os dados da empresa para certificar-se que a empresa está no processo de implantação e o parâmetro está com a opção Sim.
Acesse o menu:
- Caminho: Sistema → Configurações → Facilitador de Implantação
- Aba: Importar arquivos → Importar Catálogo Produtos Linx
Dê um clique nesta opção Importar Catálogo Produtos Linx.
O sistema vai direcionar o usuário para uma outra tela onde terá a opção de importar os produtos.
Para utilizar a opção Importa Arquivo, o usuário precisa ter um arquivo contendo todas as informações que são obrigatórias para importação, após isso clique e depois selecione o arquivo.
Layout do Arquivo
Layout do Arquivo para importação
EAN; Sigla Unidade de Medida; Preço Venda
Exemplo:
7896045504831; UN; 3.00
Após a conferencia das informações dos itens clique para incluir ou salvar o arquivo na opção Inserir / Atualizar.
Exemplo de importação
Importante
Sempre selecionar a Sub Categoria e Unidade.
Orientações Finais
- Até a data desta publicação o Catálogo de produtos NODIS possui 14 milhões de itens cadastrados em sua base de dados, voltados para todos os segmentos do mercado.
- É possível solicitar ao NODIS para cadastrar um novo item, caso ele não exista na base de dados. Para isso encaminhe um e-mail para: [email protected] informando a descrição do item e o código de barras EAN ou GTIN. O período para análise e inclusão é de até 5 dias úteis.
- Time de suporte, P&D e Serviços, para consultar algum cadastro de item diretamente no portal: Portal Catálogo de Produtos Nodis, solicite acesso à sua gestão.