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Neste manual vamos aprender como funciona o lançamento de notas de serviços no SetaERP. Da mesma forma que lançamos uma nota de Entrada de Produtos, podemos lançar os serviços que nos foram prestados.


Entrada de notas de serviços

 

As notas de serviços que contratamos podem ser lançadas no SetaERP para controle e organização, serviços como água e esgoto, energia e telecomunicações, por exemplo.


Para lançar uma nota de serviço, acesse o Módulo Retaguarda, clique no Menu Compras e, em seguida, clique na opção Lançamento das Notas.



Na categoria Novo Lançamento, clique na opção Sem Pedido.



Esta tela é a mesma que utilizamos para lançar notas de Entrada de Produtos, porém, é necessário alterar o Tipo de Entrada para lançar uma nota de serviço.


Para alterar o tipo, basta clicar na lupa, na frente do campo Tipo Entrada para abrir a tela Localizar Tipo de Entrada.



Localize o Tipo de Entrada relacionada ao serviço que será lançado, em nosso exemplo vamos utilizar Aquisição de Energia Elétrica.



Em seguida, informe o Fornecedor do serviço, para isso, digite o seu nome ou clique na lupa para localizá-lo, onde será aberta a tela Cadastro de Fornecedores.



Importante: caso necessário, é possível cadastrar um novo fornecedor clicando no botão Novo.

 

Para realizar o lançamento de um serviço, o fornecedor precisa ter em seu cadastro um item do Plano de Contas, no nosso exemplo, utilizei o fornecedor de energia elétrica Copel e o item Energia Elétrica.



Após informar o fornecedor desejado, clique no botão Adicionar Item para incluir o valor e o serviço prestado.



Feito isso, será aberta a tela Lançamento das notas - Inclusão de Serviço, o CFOP é importado do tipo de entrada, vamos preencher as informações necessárias, confirmando os dados com nosso contador e utilizando a nota recebida como guia para informar os impostos e valores.


Ao concluir a inserção de informações clique no botão F2-Adicionar.

 

O item lançado será adicionado na tela principal, você pode adicionar mais itens caso necessário.



Confira os dados, informe as observações e valores adicionais, caso tenha essas informações na nota recebida, em seguida, clique na guia Pagamentos para informar como será feito o pagamento e gerar as parcelas necessárias.


A função da guia pagamento e realizar o lançamento financeiro da entrada de serviços.



Digitando o número de parcelas seguido de um * (asterisco), o sistema irá dividir o valor da nota pelo número de vezes. Por exemplo, o valor da nota é R$ 300,00, se informar 3* e clicar em Calcular, o sistema irá lançar 3 parcelas de R$ 100,00 cada, com vencimento para 30, 60 e 90 dias.


Se informar no campo parcelas os valores 15, 25, 35 o SETA irá calcular 3 parcelas de R$100,00, mas com vencimentos de 15, 25 e 35 dias.


Clique em Calcular e, em seguida, F5-Salvar.


Após salvar a nota, a mesma poderá ser acessada pelo mesmo local, bastando informar o número da Nota Fiscal.


Com a nota já salva, as seguintes ações estarão disponíveis na lateral esquerda da tela:





  • F4-Abrir: permite localizar uma nota já lançada;
  • F5-Salvar: irá salvar as alterações realizadas;
  • F7-Cancelar: cancela as alterações realizadas antes de salvar e fecha a tela;
  • Excluir: irá apagar a nota selecionada;
  • Imprimir Espelho: é possível imprimir uma cópia da nota lançada;
  • Imprimir Etiquetas: irá abrir a tela Impressão de Etiquetas de Produtos;
  • Clonar Entrada: você pode duplicar a nota lançada para que edite os valores dos campos necessários e facilite o trabalho ao lançar despesas iguais;
  • Transferir: irá abrir a tela Transferência de Produtos entre Filiais;
  • Rateio de despesa: essa função é utilizada para que uma despesa seja dividida em várias empresas no fluxo de caixa e DRE, por exemplo, duas empresas que utilizam o mesmo serviço de contador com um valor única para as duas.


Rateio de Despesas


Ao clicar na opção Rateio de Despesasserá aberta a seguinte tela:



Escolha o tipo de rateio cadastrado: Empresa ou Centro de Custo.

Em nosso exemplo, vamos utilizar Empresa.

Digite os percentuais para cada empresa ou centro de custo, quando terminar de dividir 100% do valor, clique no botão Salvar.


  • Sem rótulos