Após a instalação do Client 2.0, será criado um acesso web local no PDV para realizar a configuração. Para isso deve-se acessar o link http://localhost:8089, abrirá uma tela na qual será necessário configurar o CNPJ emissor dos documentos, basta preencher o CNPJ e clicar em Configurar.
o vincular o principal CNPJ emissor, será direcionado para a próxima tela de configuração, nesta tela será configurado o usuário e senha de comunicação, ambiente assim como o Proxy quando utilizado. A imagem abaixo demonstra as opções.
A imagem acima apresenta a tela de configurações do Client 2.0. Conforme pode ser visto, a primeira aba refere-se as informações de Acesso, na qual será realizado as configurações de usuário, ambiente e proxy quando necessário. Vejam abaixo o que deve ser informado em cada campo:
CNPJ: esta informação vem preenchida conforme a primeira tela;
Usuário: usuário do Client 2.0, segue-se um padrão que é o CNPJ.client, essa informação é repassada por e-mail. Exemplo de usuário: 99999999000199.client;
Senha: informa a senha do usuário;
Protocolo: informar o protocolo de conexão com a URL conforme o ambiente que será utilizado;
URL Comunicação MIDe: informar a URL de conexão com o MIDe para realização da emissão, será enviado por e-mail quais são as URL do ambiente de Homologação e Produção;
Ativar Proxy: se a rede interna do emissor possuir Proxy, deve-se marcar como SIM e informar os dados abaixo:
Servidor: informar os dados do servidor proxy, se for IP ou URL;
Porta: informar a porta de comunicação;
Domínio: informar o domínio;
Usuário: informar o usuário de autenticação;
Senha: informar a senha do usuário.
Obs.: as informações de Domínio, Usuário e Senha não são obrigatórias.
A próxima aba do Client 2.0 é a Histórico, esta aba não necessita nenhuma configuração, ela apresenta o histórico de comunicação do emissor, caso seja verificado algum alto volume de emissão em contingência no PDV, é possível através desta aba verificar como está a comunicação do Client 2.0 com o FiscalFlow.
A próxima aba a ser configurada é a Configurações, nesta aba será configurado o modelo de documento que será emitido, se vai ser NFC-e, CF-e SAT ou MFE. Na imagem abaixo será apresentado a tela de configuração:
Conforme podemos ver, o parâmetro Tipo de Emissão irá definir os parâmetros de configuração, se escolher NFC-e, terá poucos parâmetros para escolha, por sua vez, se a escolha for CF-e SAT, o processo de configuração se torna uma pouco diferente que veremos logo abaixo.
Tipo Emissão: NFC-e ou CF-e;
Utiliza Integrador: configuração para realizar a emissão de NFC-e utilizando o Integrador, esta configuração é específica para emissão no estado do Ceará:
Sim: para conexão com o integrador;
Não: conexão através de DLL (recomendado).
Caminha Backup: informar o caminho que será realizado o backup do banco do Client 2.0;
Intervalo (min): informar o intervalo em minutos que será executado o backup;
Tamanho Pacote Json (bytes): informar o tamanho máximo de cada arquivo de backup;
Caminho XML: caminho para salvar o XML localmente;
Caminho DANFE: caminho para salvar o DANFE localmente.
Ao selecionar a opção CF-e, novas configurações são abertas e mantendo configurações já mencionadas na configuração de NFC-e. Seguem as novas configurações:
Fabricante: selecionar o Fabricando do SAT. Obs.: verificar a tabela de SAT homologados no item 6 deste manual;
Modelo: selecionar o modelo do SAT conforme o Fabricante selecionado. Obs.: verificar a tabela de SAT homologados no item 6 deste manual;
Utiliza Integrador: configuração para realizar a emissão de NFC-e utilizando o Integrador, esta configuração é específica para emissão no estado do Ceará:
Sim: para conexão com o integrador;
Não: conexão através de DLL (recomendado).
Entrada de Comunicação com o Integrador: caminho onde será salvo o XML de envio da NFC-e utilizando o Integrador;
Saída de Comunicação com o Integrador: caminho onde será salvo o XML de retorno do envio da NFC-e utilizando o Integrador;
Utiliza Resposta Fiscal:
Sim:
Não:
TimeOut SAT (seg): definir o tempo em segundos que o Client 2.0 irá aguardar o retorno do SAT. Se manter 0 o Client vai aguardar o SAT responder.
Máximo Trans. na Fila:
Código Ativação SAT: informar o código de ativação do equipamento SAT. Esta ativação deve ser realizada pelo emissor utilizando o software de ativação do fabricando do SAT. Lembrando sempre de verificar a tabela de SAT’s homologado no item 5.
Configurações de SAT’s disponíveis:
ID: identificação de registro;
URL de Comunicação:
Número de Série:
Estabilização:
Prioridade:
Remover: opção para remover as configurações correspondente a linha selecionada.
Como estamos apresentando as configurações do SAT, ao realizar a ativação do SAT é habilitado a aba Funções SAT, na tela abaixo é possível identificar as funções que esta tela apresenta e qual a funcionalidade de cada uma das opções, lembrando que esta funcionalidade é para os equipamentos SAT e MFE.
Consular: realiza um teste de comunicação com o equipamento SAT ou MFE;
Teste fim-a-fim: este processo realiza a emissão de um documento no ambiente de homologação da SEFAZ;
Consultar status: este procedimento retorna informações importantes do equipamento como IPs, últimos documentos emitidos, status do equipamento entre outros;
Gerar assinatura: esta opção é utilizada quando o emissor ainda não possui a assinatura SAT, o recomendado é realizar o procedimento via Portal FiscalFlow;
Associar Assinatura: procedimento que realiza a vinculação do aparelho a assinatura cadastrada no Portal FiscalFlow;
Atualizar SB: realiza o procedimento de atualização do software básico do equipamento;
Extrair LOG: irá retornar o LOG do equipamento SAT/MFE.
Além das Funções SAT, ao configurar o Tipo de Emissão como CF-e SAT, também é habilitado a aba Guarda CFe SAT, nesta tela vai listar documentos que estão pendentes de sincronização com o FiscalFlow.
Na aba Configurações quando é selecionado NFC-e no Tipo Emissão, será habilitado a aba de Contingência. Nesta aba será apresentado os dados de operação do Client 2.0, se está online ou offline, e o status da comunicação entre o Client 2.0 e o FiscalFlow. Na imagem abaixo é apresentado a tela.
Além disso, abaixo do status de operação e comunicação, é apresentado um grid com as informações das notas que foram emitidas em contingência e ainda não foram sincronizadas. Nesta opção é possível realizar filtros de pesquisa por CNPJ, Nota e Série. Ao clicar na lupa irá trazer o documento conforme os filtros e se ele realmente existe. Após o documento ser transmitido, ele não será mais listado nesta tela.
Caso haver necessidade de um PDV emitir de forma offline por um período, basta acessar esta tela e na opção “Ativar modo offline” e marcar como “Sim”. A partir deste momento o Client para de se comunicar com o FiscalFlow e as notas são emitidas em contingência offline e ficam represadas. Para que o PDV volte a emitir a NFC-e de forma online e as notas emitidas em contingência offline são sincronizadas, torna-se necessário alterar a configuração “Ativar modo offline” para “Não”.
A última aba informa os dados de Versão do Client. Na imagem abaixo podemos verificar a informação da versão.